Leve as Cores do Outono para Dentro de Casa!
sexta, 09 de setembro de 2016 Revista Jardins Revista Jardins Sapo

E se aproveitasse as folhas secas para fazer colagens decorativas? Veja o que precisa para as recolher e qual a melhor maneira de proceder.

Todos os anos, no fim do verão, chega o outono e, com ele, uma luz diferente e grandes mudanças nos nossos jardins, quer na vida animal quer na vida vegetal. As cores das folhas das plantas de folha caduca começam a mudar e a encantar com os seus diferentes tons, do amarelo ao cor de laranja, passando pelo vermelho e pelo castanho, até se soltarem, caindo no chão formando um manto. Muitos frutos e sementes que se formaram após a floração primaveril e estival, podem ser encontradas com formas, cores e tamanhos muito diversos.

Alguns pássaros preparam a sua partida para zonas mais quentes, pois o inverno vem a caminho. Os dias são mais curtos e a temperatura começa a descer. Numa das estações mais bonitas do ano vale a pena sair de casa com as crianças para explorar e observar o que se passa lá fora. Podemos ir ao jardim, passear em família num parque urbano ou num espaço mais natural. Com os sentidos alerta, vamos poder fazer muitas coisas.

Podemos recolher folhas de diferentes cores, formas e tamanhos, colher as sementes que ainda se encontram suspensas nas plantas ou que já caíram no chão, observar como a casca das árvores varia de espécie para espécie ou ainda procurar os bichinhos que vivem atarefados a preparar a vinda do inverno. Vamos parar e ouvir o canto dos pássaros ou do movimento das copas das árvores causado pelo vento.

Vamos descobrir as maravilhas da natureza e aproveitar para falar da importância das plantas no mundo que nos rodeia. Para ver o tipo de elementos naturais de que pode necessitar para fazer uma colagem de inspiração outonal.

O material necessário:

- Lupa

- Tesoura

- Pá pequena

- Recipiente (saco de pano, caixa de cartão, cone de papel ou outro)

- Papel A4 branco ou colorido

- Cola

- Materiais colhidos durante o passeio

Para esta tarefa, que pode realizar com a colaboração dos mais pequenos, necessita de uma lupa, de uma tesoura, de uma pá pequena, de um saco de pano, de uma caixa de cartão ou de um cone de papel, de cola, de cola em stick, de uma folha de papel e de folhas, raízes e sementes.

Use a lupa para observar pequenos animais enquanto seleciona as folhas que vai recolher para a sua colagem.

Use a tesoura para cortar folhas e pequenos troncos.

Recolha folhas de tamanhos e de tonalidades distintas para conseguir uma composição botânica ainda mais surpreendente.

A lupa ajuda a confirmar se as folhas mais pequenas não se encontram danificadas.

O sucesso da colagem depende dos tamanhoa e das cores das folhas recolhidas.

Se necessário, use a pá para desenterrar cuidadosamente folhas e raízes.

Em casa, prepare a colagem, começando por sobrepor os vários elementos botânicos em cima de uma folha de papel, para criar uma figura harmoniosa.

Depois de elaborar o desenho pretendido, cole as folhas, as raízes e as sementes com cola em stick.

This website uses cookies to improve the browsing of our users. By browsing the site you are consenting to its use. Close or learn more