Quais as cores que combinam melhor com o azul da decoração?
sábado, 24 de agosto de 2019 Homify Ida Gaspar JDias

Se há uma cor que é super usada por todos nós, e bem, é o azul. É fácil de usar no design de interiores, mas merece ser realçada por outras cores, a fim de tirar todo o seu valor.

A cor azul fica bem na sala de estar, no quarto ou até na casa de banho. Pode ser usada para apontamentos decorativos, acessórios ou para o mobiliário.

Mas afinal que cores combinam com o azul escuro, com o azul claro, entre outros? Venha descobrir quais as combinações ideais para realçar esta cor fresca e alegre, de modo a tornar o seu interior num ambiente agradável.

1. Como usar o azul na decoração?

O azul é, muitas vezes, usado na design de interiores, mas será que andamos a combiná-lo corretamente?!

É uma das cores primárias e que está muito presente na natureza. O azul é chamado de cor fria, mas pode aquecer qualquer ambiente, quando é bem aplicado e combinado, adaptando-se facilmente a todos os gostos e estilos de interiores. Por exemplo, os tons mais claros de azul irão iluminar as divisões mais escuras, pois tem a vantagem de ampliar espaços pequenos. Além de aquecer ambientes mais claros.

Usar a cor azul na decoração é criar espaços tranquilos e agradáveis, já que o azul é símbolo de viagem, descoberta, compreensão, profundidade de coisas, mas também de frescura, pureza, sabedoria, verdade, calma interior, imaginação, paz e sonhos.

2. Quais são as melhores cores para combinar o azul? E em que divisões?

O azul combina facilmente com muitas outras cores, como iremos ver de seguida.

Para quem gostar de seguir a Filosofia do Feng Shui, saiba que não é recomendado o azul na cozinha ou na sala de jantar, pois é a cor menos alimentar. Para o Feng Shui, o azul tira a beleza da comida e traz uma sensação etérea e acalma instantaneamente a compulsão.

3. As melhores combinações de cores com o azul

Tome nota dos nossos seguintes conselhos!

Azul turquesa + cor de laranja

Azul + cor de laranja

O cor de laranja é a cor complementar do azul. Juntos formam um dueto estimulante com fortes contrastes. Um resultado repleto de vitalidade, tal como o amarelo brilhante ou o vermelho. Além disso, o azul turquesa combina muito bem com cores neutras como branco, cinza e preto, assim como com variadas tonalidades de azul, verde, lilás e rosa. Mas também pode, em pequenas doses, fazer uma boa parceria com cores vibrantes como vermelho, o já referido laranja e amarelo.

✔ Onde usar esta combinação? Na sala de estar ou quarto para criar um ambiente cheio de energia.

Azul nas mais diversas tonalidades + branco

 Azul (variado) + branco

O duo azul e branco é um clássico. É difícil de errar!

É a mistura de eleição dos temas marítimos/praia, por exemplo. Para um resultado muito natural use também o bege ou creme. Resultado imbatível!

✔ Onde? Na sala de estar, quarto ou na casa de banho. O WC.

Azul claro + cinza

Azul claro+ cinza

As cores que combinam com o azul claro ou o azul cinza associam-se lindamente ao cinzento ou a um branco acinzentado, nomeadamente para quem procura criar um estilo mais escandinavo. O cinzento e o azul celeste também casarão perfeitamente, nomeadamente para obter uma atmosfera mais masculina.

✔ Onde usar? Na sala de estar, no escritório ou no quarto.

Azul petróleo + amarelo ou verde lima

Azul petróleo ou azul escuro + amarelo ou verde lima

Com amarelo ou verde lima, irá ter uma combinação fresca e repleta de vida. Por exemplo, um azul muito claro ou azul petróleo irá combinar perfeitamente com um amarelo mostarda ou mais vibrante.

✔ Onde usar? No escritório ou na sala de estar.

Azul + roxo

 Azul + roxo

Apostar nalguns apontamentos roxos numa decoração azul dará uma atmosfera chique e elegante. Os azuis que se aproximam do roxo ou da lavanda irão criar um estilo chique ou mediterrâneo.

✔ Onde? Na sala de estar ou quarto.

Azul + castanho

Azul + castanho

Toques de azul turquesa combinam lindamente com o castanho chocolate, proporcionando um interior moderno e confortável. Sem dúvida que é um clássico, mas que não falha! Além disso, associar azul claro a um castanho terra também será uma boa alternativa. Não hesite!

✔ Onde aplicar? No quarto.

Azul escuro+ azul claro

Azul + azul

Uma associação que funciona sempre é o azul, combinado com azul. O truque é brincar com as várias tonalidades de azul e as próprias sombras nas paredes. Utilize alguma decoração, como almofadas, mantas, tapete ou cortinas, para criar os vários contrastes. Vai ver que irá obter uma atmosfera verdadeiramente calmante e relaxante.

✔ Onde? Na casa de banho, no quarto de bebés e crianças, no quarto de casa, na sala de estar… Enfim, onde gostar mais!

4. Que cor associar a um sofá azul?

Escolher um sofá azul é muito moderno e a oferta disponível no mercado é imensa. Neste sentido, para personalizá-lo, deve adicionar alguns toques de cores. Por exemplo, o azul claro pode combinar com as seguintes combinações:

  • amarelo
  • castanho
  • cor de laranja
  • turquesa

 

Se quiser algo de mais doce e sóbrio, as seguintes cores funcionam perfeitamente:

  • branco
  • cinza
  • preto

 

De modo geral, evita-se o vermelho ou o verde, pois não são as melhores combinações de cores com o azul. Além disso, tenha cuidado para associar também claro e escuro, e não ficar apenas em cores muito escuras para não tornar a sala de estar muito triste.

5. Como decorar um quarto com azul?

Escolher roupa de cama azul permite dar um toque de cor ao quarto. Se as paredes forem brancas ou cinzentas, é ainda melhor! Não será difícil de introduzir azul, nas suas variadas tonalidades, numa capa de edredão ou numa colcha. Se optar pelo azul petróleo, crie um contraste com estas cores:

  • amarelo
  • turquesa
  • branco

 

Deixar o quarto monocromático tornará o ambiente mais austero, portanto, não hesite em adicionar acessórios em tons contrastantes.

6. Onde encontrar ajuda profissional?

Precisa da ajuda de um bom profissional? Não sabe que cores combinam com o azul para pintar paredes? Então procure alguém do ramo da decoração, arquitetura de interiores ou design de interiores.

Desta forma, poderá usar a cor azul em sua casa sem errar! Vamos a isso?

Gosta de azul na decoração? Nós adoramos

This website uses cookies to improve the browsing of our users. By browsing the site you are consenting to its use. Close or learn more