6 ideias para uma bela decoração com azulejos
sexta, 06 de setembro de 2019 Homify Ida Gaspar JDias

O azulejo é um elemento essencial nos interiores da nossa casa. Se há uns anos, era visto apenas como um simples revestimento para paredes e chão, hoje em dia, já não é bem assim, pois tornou-se um excelente aliado da decoração. Muito usado na cozinha e na casa de banho, o azulejo promete revolucionar todas as divisões dos seus interiores.

Os novos padrões, a mistura de cores ou as alternativas que imitam os azulejos vieram dar um boost a este material de outros tempos. Para comprová-lo, partilhamos, neste artigo, ideias inusitadas para aplicar azulejos na sua casa, proporcionando ambientes harmoniosos e calorosos. Dizemos, assim, adeus ao lado mais frio e austero do azulejo!

Acompanhe-nos!

1. Que modelos de azulejos escolher?

Escolher os vários azulejos para a nossa casa pode causar alguns problemas, porque acabamos por ficar perdidos e muito indecisos com a imensa oferta do mercado.

Se é claro que, além de agradá-lo do ponto de vista estético, também deve ter em conta sua funcionalidade. Assim, antes de escolher os seus azulejos, faça as perguntas certas: em que espaço será usado? Será uma divisão com muita passagem? O espaço é húmido e propício a manchas? Quais são as cores mais indicadas? Que estilo tem a minha casa?
Por exemplo, o ladrilho hidráulico tem sido um revestimento muito usado no revestimento dos interiores, seja na casa de banho, na cozinha, no corredor ou na sala. No mercado, encontra vários modelos, cores e padrões. Sem dúvida que, é uma excelente escolha para criar um espaço cheio de carácter.

Se mesmo assim as suas dúvidas persistirem, não hesite em contratar um decorador ou um designer de interiores.

2. Azulejos tipo metro

Atualmente, o metro londrino ou subway tiles é um dos modelos mais requisitado. Se busca um azulejo para casa de banho ou um azulejo para revestir paredes de cozinha, esta opção deixa o espaço bem trendy e luminoso (se optar pelo seu acabamento brilhante.)

Escolher o azulejo tipo metro tem várias vantagens, sendo que as três principais são:

- o seu custo mais baixo, relativamente a azulejos mais trabalhados;
- o seu lado versátil, pois este azulejo é monocromático (branco, azul, preto, cinza… ), logo é mais fácil de combinar com os restantes itens do espaço;
- é de fácil aplicação porque é bastante simples e é todo igual, logo não há como errar ao assentá-lo.

Se quiser saber mais sobre este tipo de azulejo, não hesite em ler este artigo da nossa revista: A grande moda dos azulejos de parede tipo metro.


3. Azulejos autolocantes

Está farto dos seus azulejos, mas não está para gastar um salário num novo revestimento? Ou talvez viva numa casa alugada e não pode entrar em grandes obras? Enfim, seja qual for a razão, temos – A – solução!

Basta comprar uns azulejos autocolantes e colá-los por cima dos antigos. É importante que a base seja lisa, para criar um acabamento uniforme e perfeito.

Assim, acabaram-se as desculpas para não renovar os azulejos da sua casa de banho e da sua cozinha.

4. Azulejos que imitam a pedra

Como referimos na introdução, os azulejos são trabalhados nas mais diversas formas, de modo a responder aos mais variados pedidos e necessidades. Assim, é possível encontrar azulejos que parecem pedras naturais.

Esta solução vem facilitar bastante a aplicação da pedra natural, porque é mais fácil e mais barato do que colocar pedra. Além disso, é uma alternativa para introduzir azulejos nas paredes da sala, de um corredor ou até de um quarto. Pode optar por um modelo tipo pedra à vista, que irá conferir um estilo bem industrial ao seu espaço. Mas claro que irá encontrar várias opções no mercado a imitar a pedra rústica.

Dica: escolha apenas uma parede da divisão para revestir a pedra, para não criar um ambiente demasiado pesado e frio. Por exemplo, na sala de estar ficará bem a parede do sofá ou a da televisão.

5. Azulejos portugueses

Claro que, a opção de azulejos portugueses teria que contemplar o nosso artigo, é uma forma de homenagear o passado e a nossa história. Até porque os azulejos portugueses são tão bonitos que não irão desiludir na sua decoração.

Não precisa de recobrir todo um espaço com ele, para não deixá-lo muito sobrecarregado. Opte por destacá-lo numa parte da sua casa de banho ou cozinha, por exemplo.

Dica: pode também colocar uns azulejos portugueses numas molduras e decorar a sua casa com eles. Uma ideia original e que irá criar sensação.

6. Que cuidados deve ter na aplicação de azulejo?

Se já lhe abordamos algumas ideias originais para decorar com azulejos , com diferentes estilos, também queremos aproveitar este artigo para lhe dar algumas dicas sobre a sua aplicação.

Ora bem, é importante ter imenso cuidado, porque depois de aplicar um azulejo já não há nada a fazer, a não ser parti-lo. Uma vez que se trata de um processo rigoroso e que requer um certo conhecimento, poderá contratar um ladrilhador. Não veja esta contratação como uma despesa supérflua, mas sim como algo que lhe evitará dores de cabeça, e que lhe permitirá obter um acabamento perfeito.

É importante um bom planeamento para uma colocação perfeita, pois os erros podem ser muito dispendiosos. Muitos azulejos são fabricados em tamanhos padrão, por isso é fácil saber exatamente a quantidade de que vai precisar para completar um trabalho. Contudo, deve sempre comprar uma caixa extra, para erros ou futuros reparos.

Relativamente à cola, deve comprar um produto à prova de água para as zonas como as banheiras ou os duches. Se optar por cimento-cola, é importante limpar quaisquer restos deste que caiam sobre o azulejo, uma vez que será difícil de limpar quando secar.

Este sitio web utiliza cookies para mejorar la navegación de nuestros usuarios. Al navegar por el sitio está accediendo a su uso. Cerrar o saber más