Apostar em divisórias decorativas para separar o espaço com estilo
domingo, 01 de agosto de 2021 Homify Ida Gaspar JDias

Ideais para criar espaços separados, nomeadamente em pequenas áreas, as divisórias decorativas podem ser removíveis, de correr ou fixas, há opções para todos os desejos decorativos, como para os espaços mais complexos. 

É importante escolher um modelo que se enquadra à nossa decoração. Podemos encontrar divisórias de madeira, para pintar ou deixar em bruto, também podemos jogar na transparência com detalhes abertos ou peças de vidro, que permitirão deixar a luz penetrar. Esta última divisória é ideal para isolar a cozinha enquanto se mantém o espírito de cozinhar aberto. Existem modelos de divisórias simples, que podem ser personalizados com um bom papel de parede, modelos totalmente envidraçados, divisórias iluminadas por LEDs e até a possibilidade de divisórias decorativas onde pode colocar plantas para uma separação que se inclina na natureza! Perfeito para mudar o layout do seu interior de forma barata e sem trabalho, a divisória removível é a solução mais procurada, pois tem muito mais design do que uma simples cortina. 

 

Enfim, divisória em vidro, divisórias de madeira, divisória de PVC ou em forro de gesso… Temos um mundo de opções para deixar cada interior cheio de charme!

 

1. Por que deve apostar numa divisória decorativa?

 
Uma divisória fixa permitirá distribuir o espaço real em diferentes áreas ou corredores. Neste sentido, é uma maneira de organizar o espaço como deseja, dando a funcionalidade que quiser a cada ambiente. Pode, se quiser, instalar uma proteção acústica ou isolar termicamente duas divisões, como um quarto e uma casa de banho, por exemplo.

Saiba que, para melhorar o seu conforto, pode inserir tubos de água ou um circuito elétrico numa divisória.

Graças a uma divisória decorativa pode criar uma zona escritório ou uma pequena sala de estar dentro do quarto. Como também esconder um closet que não é assim tão bonito. Outra alternativa, é dissimular uma janela com painéis japoneses para proporcionar serenidade e minimalismo, sem por isso ocultar a iluminação natural.

 
 

2. Divisória em vidro para espaços luminosos

Muito estética, a divisória de vidro permite compartilhar o espaço sem criar uma verdadeira separação. É, portanto, aplicada para manter a luz de uma sala e criar espaços separados, mas complementares. Geralmente, opta-se por um vidro de segurança que combina com aço ou madeira, dependendo do tipo de decoração desejada. A parede de vidro ou feita de vários fragmentos de vidros são excelentes alternativas. 

Combinado com aço preto traz um toque industrial ao ambiente. Pense nisso se este for o seu estilo. 

3. Divisória – uma solução prática, mas especialmente decorativa

Se pensar em dividir um espaço não pense numa parede que torna o ambiente escuro e pesado. A originalidade é mais do que bem-vinda e a sua divisória também pode assumir a forma de uma parede de vidro, uma estante, um móvel ou um jardim vertical. De facto, uma divisória permite que se divirta e contorne as restrições impostas na sua casa. Torna-se um grande trunfo para a decoração da sua casa, proporcionando estilo e personalidade ao seu doce lar.

4. Que estilo de divisória decorativa escolher?

 

O estilo da divisória dependerá do estilo da sua casa, há que manter coerência e bom senso neste jogo decorativo. Mantenha uma ligação entre as cores e materiais usados, para que exista um estilo bem definido na sua casa. 

Existem estilos de divisórias bastante versáteis, que se adaptam facilmente a qualquer tipo de casa. 

As divisórias mais comuns são: 

Industrial: uma divisória com acabamento metálico na parte inferior e janelas na parte superior dá um estilo bem loft moderno e elegante. Perfeito para cozinhas.

Madeira: ideal para salas de estar ou de jantar ou zonas de escritório. As divisórias de madeira oferecem uma sensação de calor e tranquilidade em todo o ambiente.

Tipo japonês: com vidros translúcidos mais ou menos opacos que lembram o shōji, estas tradicionais casas asiáticas com portas de correr de bambu e papel de arroz, é a calma e a serenidade que o convidam para a sua casa.

Prático: guirlandas, livros, pequenos vasos de flores… As lâminas horizontais da sua divisória decorativa podem arrumar tudo o que gostar!

 

5. ​Brincar com a luz, por que não?!

As divisórias convidam a brincar com a luz em casa. Uma luz cheia para ver perfeitamente no novo escritório ou uma luz fraca para os convidados da noite? Cabe a si escolher o que combina com seu projeto entre todos os estilos de divisórias disponíveis.

Muita Luz: com as janelas na parte superior da divisória, pode deixar entrar toda a luz no espaço.

Luz… ou não!: algumas divisórias são equipadas com lâminas ajustáveis para lhe oferecer a filtragem da luz como desejar durante todo o dia. Aberta para deixar entrar toda a luz, entreaberta para ajustar a quantidade de luz escolhida ou completamente fechada para ficar escuro.

Iluminado em parte: com barras fixas, verticais ou horizontais, essas divisórias permitem que a luz passe apenas por parte do espaço.

Translúcidos: nem completamente opacos, nem completamente transparentes, essas divisórias deixam passar a luz enquanto protegem a intimidade da sala: é impossível ver o que está a acontecer do outro lado. Ideal para manter privacidade, por exemplo entre uma sala de estar e hall de entrada. 

Opaco: a luz não passa mais! Aqui, a divisória desempenha apenas o seu papel de delimitação, separando o espaço distintamente.

 

6. Como colocar a sua divisória?

 

Se optar por uma divisória removível saiba que pode encontrar propostas em kit. Podem ser instaladas em chãos e tetos sólidos e rígidos. Devem ser fixadas com segurança e não podem ser colocadas contra estruturas finas ou frágeis.

O seu sistema de instalação é muito simplificado, o que facilita a montagem aos auto-didatas. Muito fácil de instalar, as divisórias em kit são geralmente equipadas com vários conectores ajustáveis para combinar perfeitamente com as dimensões do seu espaço, bloquear e fixar corretamente. Com este tipo de instalação não precisa de furar ou de aparafusar as paredes, embora seja possível perfurar para uma instalação mais duradoura, se assim o desejar.

Em madeira, em forro de gesso, em PVC, com vidro transparente, translúcido ou opaco, as divisórias removíveis estão disponíveis nos mais variados estilos e materiais.

 

7. Onde comprar uma divisória decorativa?

 

Se não quiser uma divisória feita à medida e optar por uma opção mais low-cost, saiba que o mercado está repleto de opções. No entanto, o efeito não será o mesmo que um trabalho minucioso e à medida, como é claro. Mas pode remediar um problema rapidamente. 

Várias lojas de bricolage têm à venda divisórias decorativas, que pode montar sozinho, como já referimos no ponto anterior. Leroy Merlin, AKI, MAXMAT são, por exemplo, lojas onde pode encontrar este tipo de material.

Quanto ao preço, às medidas e ao melhor modelo para a sua casa, deve pedir informação junto de um colaborador de loja. 

 

8. Separar sem colocar uma divisória, é possível?

 

Sim, é possível separar uma divisão, criando várias áreas distintas. 

Se pretender um resultado imediato e sobretudo barato, pode separar um espaço das seguintes maneiras diferentes: 

  1. separar com móveis;
  2. separar com portas de correr;
  3. separar com cortinas e/ou candeeiros suspensos;
  4. separar com cores diferentes na parede e no piso;
  5. separar com materiais diferentes;
  6. separar com biombos.

 

9. Divisórias decorativas de ambientes

 

Neste artigo não faltam ideias de divisórias de ambientes internos.

Já se tinha perguntado como dividir ambientes de forma barata? Pois bem, com um biombo poderá resolver esse problema e dar um toque de elegância e glamour ao ambiente.

 

10. Que profissionais deve contactar?

 

Se procura uma divisória decorativa, pode recorrer ao serviço personalizado de um designer de interiores ou um decorador ou ainda de um arquiteto de interiores.

Este sitio web utiliza cookies para mejorar la navegación de nuestros usuarios. Al navegar por el sitio está accediendo a su uso. Cerrar o saber más