Isolamento WallMate: Vantagens e Desvantagens do Poliestireno Extrudido
sexta, 24 de setembro de 2021 Homify Sílvia Cardoso JDias

O isolamento térmico de paredes é fundamental para uma casa eficiente do ponto de vista energético e para não se incorrer em custos adicionais para controlar a temperatura no interior. Para além do isolamento das paredes, deve-se proceder ao isolamento dos tectos e dos pavimentos.

Um bom isolamento garante que os espaços se mantenham quentes no Inverno e frescos no Verão, providenciando conforto ao longo de todo o ano. O isolamento funciona como barreira entre o interior e o exterior, impedindo trocas de ar entre ambos. Os painéis de isolamento são, também, recomendados para assegurar a solidez e a força estrutural de um edifício. Além disso, têm propriedades de resistência ao fogo que atrasam a ignição e a propagação do mesmo, uma vantagem extremamente importante.

Hoje, dedicamos o nosso artigo ao poliestireno extrudido (WallMate), o material de isolamento mais popular de sempre, tanto para paredes como para os tectos e pisos. Venha saber tudo sobre ele.

Wallmate – o que é?

Comecemos por clarificar que WallMate e poliestireno extrudido são a mesma coisa. WallMate é o nome da marca e poliestireno extrudido é o nome do material. Não é incomum os materiais ficarem conhecidos pelos nomes das marcas que os fabricam e comercializam (acontece o mesmo com o gesso cartonado a que comummente nos referimos como Pladur).

WallMate pertence à gama de produtos Styrofoam e é uma placa de isolamento térmico para paredes com caixa de ar. Esta placa rígida de espuma de poliestireno extrudido possui uma estrutura de célula fechada e é comercializada em placas rígidas azuis e de forma rectangular com corte perimetral macho fêmea. A estrutura celular fechada proporciona-lhe um excelente desempenho face à absorção de água e como isolante térmico. Além disso, a rigidez da estrutura celular gerada pela homogeneidade das células é responsável por uma alta capacidade de resistência mecânica.

A espessura mais normal do WallMate é de 3cm ou 4cm.

Qual é a diferença entre WallMate, RoofMate e FloorMate?

A diferença está no nome: RoofMate (telhados); WallMate (paredes) e FloorMate (pavimentos). Ora vejamos:

WallMate: como referido, é uma placa de isolamento térmico para paredes com caixa-de-ar e pertence à gama Styrofoam.

RoofMate: pertence à mesma gama, mas é uma placa de isolamento térmico para coberturas inclinadas (para colocar debaixo da telha). Há placas RoofMate às quais se acrescentou, numa das faces, uma camada de argamassa modificada que apresenta 10mm de espessura.

FloorMate: são placas de isolamento térmico concebidas especificamente para o isolamento térmico de pavimentos. Cada produto FloorMate destina-se ao isolamento de pavimentos com diferentes condições de carga.

Quais são as principais vantagens do isolamento WallMate?

As principais vantagens do WallMate são as seguintes:

Resistência à compressão: a resistência à compressão diz respeito à capacidade de um produto para suportar cargas. As placas rígidas de espuma de poliestireno extrudido têm uma impressionante resistência à compressão, fruto da estrutura de célula fechada que caracteriza o material. Note-se que o produto está disponível com diferentes resistências à compressão de forma a dar resposta a aplicações distintas. A resistência à compressão média do XPS é de 300kPa, mas podem-se conseguir produtos com resistências de 500 e 700kPa.

Boa performance face à absorção de água: a estrutura celular fechada permite que a absorção de água por imersão total de longa duração seja abaixo dos 0.7%. A resistência à absorção de água é importante porque a água é um excelente condutor de calor. Neste caso, pouca água pode perpassar a estrutura das placas, o que permite ao WallMate providenciar uma resistência térmica constante. Mas o verdadeiro teste de um material de isolamento não é apenas a forma como resiste à humidade, mas sim a capacidade de libertar rapidamente a humidade que absorve. Chama-se a isto o “potencial de secagem” e é crítico para manter a resistência térmica de uma estrutura. 

Resistência ao gelo: a ausência de humidade garante que o material não congela, estando, por isso, apto a condições extremas.

Resistência a infecções fúngicas: é um material sintético que, por essa razão, não oferece as condições necessárias para que os fungos se alimentem e sobrevivam. Além disso, a resistência à água evita o surgimento de mofo e de outras bactérias.

Durabilidade: tratando-se de um material termoplástico, não apodrece nem se decompõe com a passagem do tempo, sendo também resistente aos microrganismos que existem no solo. A durabilidade do poliestireno extrudido é superior a 50 anos. ­

Inércia química: as placas de poliestireno extrudido resistem à maior parte dos ácidos, bases e soluções aquosas de sais e álcalis. Porém, solventes orgânicos como a acetona, os solventes clorados e os hidrocarbonetos aromáticos podem fazer com que a espuma se dissolva.

Sustentabilidade: a alta eficiência do WallMate faz dele uma escolha sustentável. Ao usar estas placas para isolar termicamente a sua casa, conseguirá reduzir a quantidade de energia necessária para manter a temperatura estável no interior e, subsequentemente, a necessidade de usar recursos naturais já esgotados. No mais, como a resina de poliestireno, um material termoplástico, é usada na manufactura destas placas, as placas podem ser derretidas e reutilizadas para produzir novo isolamento XPS. Esta é, actualmente, uma prática comum.

Forte, mas leve: apesar de forte, é um material extremamente leve. Se for usado na parte superior da estrutura, não pesa sobre a fundação.

Resistência ao fogo: o material incorpora ignífugos que fazem dele mais resistente ao fogo e o transformam num produto de Euroclasse E.

Quais são as principais desvantagens do isolamento WallMate?

Se as vantagens não superassem largamente as desvantagens, o poliestireno extrudido não seria tão popular. Porém, é oportuno saber os prós e contras deste material:

Material pouco amigo do ambiente: apesar do que acima referimos, plástico é sempre plástico, um material pouco amigo do ambiente. Mesmo que poroso, demorará muito mais a decompor-se do que outros materiais não-sintéticos.

Fraco do ponto de vista acústico: não tem uma óptima performance do ponto de vista acústico. Abafa apenas um pouco as ondas sonoras.

Sensível aos raios UV: danifica-se quando exposto directamente aos raios UV.

Baixa permeabilidade ao vapor: as casas isoladas com poliestireno extrudido devem ser muito ventiladas para que a condensação não se acumule nas paredes.

Estas desvantagens são facilmente contornáveis. O material continua a ser apelativo, apesar delas. O isolamento acústico não é um aspecto ao qual se preste muita atenção, a exposição aos raios UV só traz danos se for directa e a questão do vapor resolve-se com uma boa ventilação. O aspecto ambiental tenderá a ser o que levanta mais resistência, mas, por outro lado, o material é extremamente durável e cumpre, efectivamente, aquilo a que se propõe, evitando gastos energéticos adicionais para se manter a temperatura ambiente.

Aplicação de WallMate / Aplicação de poliestireno extrudido

O poliestireno extrudido tem utilizações variadas:

  • Cobertura inclinada, cobertura invertida e cobertura ajardinada;
  • Caixa de ar;
  • ETICS;
  • Fachada ventilada;
  • Pisos;
  • Em contexto industrial;

Poliestireno extrudido/Wallmate: espessuras e preço

Os preços das placas de poliestireno extrudido variam em função da espessura e, claro, da loja em que as comprar. Os valores que aqui lhe deixamos são, por isso, meramente orientativos. Os valores das placas de 20mm, 30mm e 40mm andarão entre os 3.20€ – 4.99€ por metro quadrado. No entanto, deve ver os preços em várias lojas para poder comparar e optar pela melhor oferta. É muito provável que encontre a preços mais baixos e, noutras lojas, a preços mais avultados.

Como instalar poliestireno extrudido?

A construção de uma casa e as intervenções estruturais que lhe digam respeito devem ser levadas a cabo por profissionais. Pode encontrar os melhores profissionais portugueses nas áreas da arquitectura, do design de interiores e da construção aqui mesmo na homify. Neste caso, aconselhamo-lo a consultar as secções: arquitectosconstrutoresmateriais de construção e escritórios de engenharia.

Entre em contacto com estes profissionais, aconselhe-se junto deles e analise, calmamente, os orçamentos que lhe forem apresentados para, deste modo, poder tomar uma decisão informada.

Este sitio web utiliza cookies para mejorar la navegación de nuestros usuarios. Al navegar por el sitio está accediendo a su uso. Cerrar o saber más