11 ideias de cores para a parede por detrás do sofá
terça, 12 de junho de 2018 Homify Sílvia Astride Cardoso JDias

O sofá, numa sala de estar, pode ser colocado no centro da divisão, a dividir espaços ou, como é frequente, surgir posicionado contra uma parede. Seja como for, não sendo um móvel alto, a parede fica a descoberto. Assim sendo, a escolha da cor dessa parede é importante até porque são as cores a dar carácter aos espaços.

Podemos escolher uma cor mais viva e torná-la a protagonista ou usar um tom neutro para enfatizar os móveis e os acessórios. O mais importante é que a cor torne a atmosfera agradável e harmoniosa. As cores fortes e vibrantes são uma escolha arriscada pois podemo-nos cansar delas a longo-prazo. Por outro lado, podem criar aquele destaque que procurávamos num determinado ambiente. 

Para o ajudar nesta escolha, deixamos-lhe alguns exemplos abaixo. 

1.Tons neutros e decoração

Neste caso, a paleta cromática assenta em tons neutros e cinzentos. O cinza é uma escolha elegante, mas, para enriquecer e dar vida ao conjunto, não se esqueça de o valorizar com almofadas e quadros. As flores, por sua vez, emprestam uma nota fresca e natural aos espaços. Este ambiente suave e homogéneo convida ao relaxamento e promove o conforto de todos.

2. Os românticos tons pastel

O rosa pastel encaixa na perfeição em divisões românticas e boémias. Na sua delicadeza, o conjunto tem uma personalidade forte embrulhada numa atmosfera calorosa.

3. A leveza do azul

Este open space de estilo escandinavo caracteriza-se pela parede azul clara que se harmoniza com o chão em tons claros. O cadeirão ocre é uma peça que sobressai neste ambiente. A cor repete-se nas pernas da mesa de centro e nas cadeiras que acompanham a mesa. 

4. Azul com movimento

A parede por detrás do sofá está coberta com um papel de parede inspirado por vegetação tropical em tons de azul relaxantes que contrastam com o sofá cinza claro. O conjunto evidencia-se, ainda, pelo conjunto de almofadas coloridas e pela luz natural que entra pelas generosas janelas. A carpete com riscas ziguezagueantes também contribui para alegrar este maravilhoso conjunto ecléctico.

5. Tons claros e neutros

Neste projecto, temos os tons neutros enquanto base para a paleta cromática. Estes tons variam entre o cinza e rosa. Há uma espécie de gradação com nuances subtis. Os acessórios coloridos oferecem vida a este ambiente elegante. 

6. Riscas verticais

Nesta ampla e luminosa sala de estar, as cores claras são dominantes. Entre elas, destacamos o cinza e o bege. As riscas verticais nas paredes, nos mesmos tons claros, quebram a monotonia sem se tornarem demasiado invasivas. O conjunto é convidativo e refinado.

7. Branco e cinza

Nesta sala de estar moderna e elegante dominam o branco e o cinzento numa sucessão de suaves contrates. A decoração em preto e preto dá vida ao espaço sem ser excessiva. 

8. Violeta e lilás

O sofá em lilás escuro mimetiza-se com o lilás pastel das paredes. Esta é uma cor pouco convencional para a sala de estar, embora resulte na perfeição neste ambiente luxuoso.

9. Branco intemporal

O branco é uma cor que fica sempre bem. É versátil, intemporal e adapta-se a estilos distintos, do clássico ao rústico. Para além disso, garante a luminosidade dos ambientes. Para a fazer sobressair, nada como acrescentar alguns contrastes ao espaço. 

10. Cores que chamam a atenção

Se usar uma cor vibrante nas paredes, então use móveis e objectos de decoração neutros para equilibrar o ambiente. Não o deve saturar com cores muito fortes.

11. Sem medo!

Se a decoração for sóbria e percorrer tons neutros, pode fazê-la realçar com um papel de parede divertido e cheio de cores. O resultado é forte, mas, sem dúvida, original!

Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais