17 ideias para usar madeira clara na decoração
sexta, 12 de junho de 2020 Casa Vogue Nádia Simonelli Jdias

Além de ser muito versátil e bela, a madeira aquece os ambientes e traz sensação de aconchego. Na época em que o modernismo brasileiro estava em seus anos dourados, o jacarandá, de coloração mais escura, dava forma às peças que hoje são ícones do design nacional. Agora, madeiras claras, certificadas e derivadas de manejo sustentável, são um hit nas decorações. A ideia veio do estilo escandinavo, que ganhou o mundo com sua proposta de leveza e aconchego. Para te inspirar, veja abaixo algumas ideias de como usar a madeira clara no décor.

Quarto aconchegante

Com uma paleta suave, este quarto exibe uma combinação de texturas que exalam aconchego. A madeira clara, na cama e no armário baixo, o tapete, a luminária de papel e a roupa de cama de algodão criam o cenário perfeito para uma boa noite de descanso.

Cuba inusitada

Neste lavabo, a madeira aparece em um lugar que não é muito comum: a pia. Esculpida em madeira clara, a cuba tem uma coloração parecida com os metais de latão e o cesto de fibra natural. 

Estante de OSB

Placas de OSB não são uma espécie de madeira, mas são feitas com o material. De coloração clara, elas costumam render decorações descoladas, como esta sala da foto. Aqui, a estante com nichos de vários tamanhos, se destaca na parede branca e contrasta com os móveis pretos.

Espaço bem aproveitado

Esta estante é um bom exemplo de como aproveitar todos os espaços para armazenar livros e revistas. O móvel feito de madeira cobre toda a parede e contorna, inclusive, a porta, alcançando o teto. Nichos de alturas variadas permitem que o morador guarde livros de várias alturas em posições diferentes.

Cozinha natural

Nesta cozinha, a madeira clara foi o material escolhido para forma à marcenaria. O revestimento do piso e das paredes seguem a mesma paleta, criando um visual único, sem grandes contrastes. Uma ideia perfeita para combinar com a luminosidade natural que entra pela janela ampla.

Divisória de ambientes

Aqui, a madeira aparece em um painel que atua como divisória de ambiente e no piso, feito de assoalho. Hoje em dia, aliás, existem porcelanatos que imitam perfeitamente a textura e a cor dos assoalhos de madeira. Tudo para deixar os ambientes ainda mais aconchegantes.

Armários simples

Bem ao estilo escandinavo, esta cozinha é um convite para um almoço demorado. Os armários baixos, de desenho simples e feitos de madeira clara, fazem par com as prateleiras feitas do mesmo material. As paredes e a coifa brancas completam o clima acolhedor do espaço.  

É estante ou painel?

Esta estante de espessura fina também funciona como um painel de madeira, pois ocupa toda a parede. Nichos estreitos são perfeitos para acomodar quadros e pequenos objetos. Na parte debaixo, o morador acomodou suas revistas preferidas, criando um canto de leitura.

Painel no banheiro

Aqui, um painel de OSB reveste a parede do banheiro e nele foram instalados os espelhos e o gabinete. Além de trazer um ar mais aconchegante ao espaço, o painel pode ser um recurso rápido para esconder imperfeições na parede.

Madeira + tramas

Nesta sala de jantar, a madeira clara aparece nas cadeiras, que possuem assento revestido de uma trama feita de tecido. As tramas naturais também aparecem na luminária e no tapete e reforçam o estilo natural do ambiente.

Piso claro

O piso de madeira clara serve de base para a decoração neutra e elegante neste quarto. Sem cabeceira, a parede da cama ganhou uma gallery wall com quadros estrategicamente desalinhados. E, na lateral, uma pequena escrivaninha serve como home office.

Estante assimétrica

A madeira pinus, antes pouco usada na decoração, hoje é uma tendência. Neste home office, ela dá forma a uma estante assimétrica, formada por nichos de diferentes aturas. Essa ideia cria um visual interessante ao móvel.

Muito espaço de armazenamento no banheiro

Não falta espaço para armazenar toalhas, produtos de beleza e afins neste banheiro. A marcenaria, feita de madeira clara, conta com armários generosos sob a bancada e um painel na parede.

Do piso às paredes

Neste quarto de bebê, o pinus reveste o piso e as paredes. Gavetas e armários sem puxadores foram embutidos nesta caixa de madeira, criando um visual minimalista, mas ao mesmo tempo, com muito espaço para manter tudo organizado.

Pé-direito duplo

Nesta sala de estar de pé-direito alto, a estante ocupa do piso ao teto, mas sem pesar. A madeira clara deixa tudo mais suave e o desenho inusitado garante um toque lúdico ao décor.

Armário horizontal

Se a estante anterior ia do piso ao teto, este armário ocupa toda a área horizontal da parede, deixando a parte superior livre para os quadros. O piso, que também é feito de madeira clara, parece ser a continuação do móvel.

Home office compacto

Neste home office, um armário estreito e alto permite que tudo fique bem organizado. Fio condutor do pequeno espaço, a madeira, no piso e no mobiliário, deixou o clima de trabalho bem aconchegante. 

Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais