5 truques infalíveis para manter a casa sempre limpa
segunda, 11 de novembro de 2019 Homify Elisabete Figueiredo JDias

Todos sabemos a dificuldade que é manter uma casa limpa e organizada. O trabalho absorve-nos grande parte do tempo e no pouco que sobra não apetece nada andar em limpezas, queremos passá-lo em actividades de lazer. Mas é impossível viver bem numa casa suja e desarrumada, por isso é fundamental encontrar um equilíbrio!

No quotidiano há truques que pode utilizar para manter a sua casa no ponto certo, só precisa de os descobrir (ou redescobrir). Para lhe dar um empurrãozinho, no bom sentido, hoje a homify seleccionou para si alguns conselhos que o podem realmente ajudar a manter o seu lar organizado e a conseguir alguns momentos de precioso descanso na correria do dia-a-dia. Venha conhecê-los!

1 – Estabeleça uma rotina e mantenha-a

A rotina é muito aborrecida, mas neste caso pode realmente salvar-lhe a vida!

Mantenha uma rotina de limpeza geral periódica. Não precisa de ser semanal, nem precisa de ser como outras pessoas fazem, pode ser adaptada ao seu caso, mas tem mesmo de existir.

Esse trabalho periódico e rotineiro vai impedir que a desarrumação e a sujidade tomem conta do lar, facilitando as tarefas.

Tome como exemplo o exaustor da cozinha. A limpeza deste equipamento deve ser feita semanalmente, de quinze em quinze dias, ou com uma periodicidade mais alargada, se cozinhar pouco em casa. Se fizer essa limpeza periodicamente ela é só aborrecida, mas se deixar acumular gordura no exaustor ela torna-se realmente muito difícil! E lembre-se de que mesmo que use pouco o exaustor a sujidade seca com o tempo e torna-se num pesadelo de limpeza.

Este é só um exemplo, mas funciona para toda a casa. Quanto mais acumular mais difícil se torna reverter a situação.

2 – Não adie, vá limpando

Aqui não entra a periodicidade e a rotina, mas sim o improviso. A ideia é ir limpando o que se suja à medida que se vai utilizando, evitando acumulações. São apenas acções rápidas e imediatas, mas que podem poupar-lhe tempo e trabalho posterior.

Resistir à tentação de deixar a loiça suja para o dia seguinte. Recolher os resíduos à medida que eles são gerados. Limpar de imediato salpicos e derrames de comida, seja durante o cozinhado sobre o fogão, na despensa ou no frigorífico. Colocar a roupa suja no cesto e não o deixar transbordar. Arrumar as cadeiras antes de ir dormir (um aspecto muito importante para assegurar a segurança dos habitantes em caso de emergência nocturna).

Estes são apenas alguns exemplos daquilo que não deve deixar para depois.

3 – Aproveite as oportunidades

Mantenha alguns produtos de limpeza em lugares estratégicos e incorpore algumas limpezas em tarefas quotidianas.

Por exemplo, aproveite a hora do banho para limpar a banheira ou uma ida ao vaso sanitário para dar aquela limpeza mais caprichada.

Fez a barba e o lavatório ficou cheio de pêlos? Aproveite que os vai retirar e use uma toalhita de limpeza para casas de banho.

Está na hora de escolher a toilette do dia seguinte? Aproveite e dobre algumas roupas para arrumar. A ideia é aproveitar as rotinas para incorporar limpezas que ajudem à manutenção da casa.

4 – Evite acumular

Todos adoramos decoração! Aliás, a decoração é um dos pontos mais fortes que a homify tem para lhe oferecer. Mas decoração não implica acumulação!

Se não tem tempo a perder, nem apetência para as limpezas exaustivas, deve escolher criteriosamente os acessórios decorativos para a sua casa, evitando exageros e livrando-se de tudo o que não tem um significado profundo ou um propósito estético específico. Lembre-se de que é importante encontrar o seu equilíbrio entre personalização e funcionalidade!

5 – Crie sistemas de arrumação

Para acabar este pequeno conjunto de dicas sugerimos-lhe que crie sistemas de arrumação à sua medida. Isto tanto pode significar um maravilhoso armário na entrada ou simplesmente prateleiras para organizar.

Na cozinha, no quarto, no hall de entrada… A aplicação de sistemas de arrumação específicos para a sua realidade vai ajudá-lo a manter cada coisa no seu lugar.

Quer ideias concretas? Uma excelente é arrumar tudo em caixas de plástico, laváveis, devidamente etiquetadas. Pode utilizar as etiquetas para estabelecer as localizações de tudo, desde os utensílios de cozinha até a roupa de inverno armazenada.

Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais