6 formas inteligentes de usar estantes na nossa casa
sexta, 18 de outubro de 2019 Homify Ida Gaspar JDias

Precisamos, muitas vezes, de arrumação extra na nossa casa. Neste caso, a melhor solução é apostar numa peça incontornável, tal como a estante! Tanto pode ser uma solução decorativa, como uma peça útil de mobiliário para um interior mais contemporâneo.

Mas quais são os aspetos a ter em conta, quando se escolhe uma estante? Em primeiro lugar é o material. A madeira está entre os materiais mais comuns. Além disso, proporciona calor e conforto aos espaços. Contudo, se o interior da sua casa for mais elegante, também pode optar por uma estante de vidro. As vantagens deste material são diversas: é fácil de limpar e, além disso, combina com qualquer estilo de mobiliário. Se o seu interior for mais industrial ou vintage, a estante metálica ou em ferro também será uma solução estética, que complementará o toque retro da sua casa. Além disso, existem diferentes tipos de estantes. Por exemplo, modelos para CDs, para livros ou outros. De qualquer das formas, este tipo de mobiliário é prático, funcional e bastante versátil.

Neste artigo, iremos mostrar-lhe como pode usar estantes em todas as divisões da sua casa. Acompanhe-nos!

1. Estante à medida e embutida

Uma das formas mais elegantes e discretas de ter uma estante em nossa casa é criar um projeto à medida. Para tal, deverá consultar um profissional especializado na área do design de interiores ou até mesmo um carpinteiro. Desta forma, poderá criar uma estante à medida do seu espaço, mas sobretudo à medida das suas expetativas. Tamanho, quantidade de prateleiras, tipo de acabamento e cor são alguns dos detalhes que poderá escolher.

Até pode criar uma estante embutida, sendo que esta poderá ser criada com a ajuda de paredes em pladur ou dentro de um nicho da sua sala de estar, casa de banho ou quarto. É uma forma eficaz de preencher um vão perdido, pois como sabe nem sempre encontramos o móvel à medida.

2. Estante simples

O mercado apresenta uma vasta oferta de estantes para salas, quartos, escritórios, cozinhas, casas de banho ou entradas. Até porque alguns modelos adaptam-se às mais diversas divisões. Estas peças de mobiliário montam-se facilmente e colocam-se contra uma parede ou a dividir um espaço. Mas atenção que algumas estantes precisam de ser fixas à parede.

O preço das estantes é também abrangente, sendo que há opções para todas as carteiras. O tipo de acabamento, o material ou a marca do produto irão ditar o valor final. Por isso, faça uma visita a várias lojas físicas e analise, também, o mercado online, pois é uma forma fácil de aceder a todos os detalhes sem grandes incómodos.

Antes de escolher o material da sua estante, pense no estilo que tem em sua casa. Moderno? Minimalista? Eclético? Clássico? Escandinavo? Industrial? Enfim, há estantes para todos os estilos e gostos. Por exemplo, opte por uma estante de madeira para um estilo mais escandinavo, minimalista ou moderno. Enquanto as estantes metálicas ficarão melhor num estilo eclético ou industrial.

3. Estante no escritório

Uma peça incontornável a ter num escritório para além da secretária é, sem dúvida, a estante. Porquê? Pela simples razão que é um móvel de fácil acesso e que deixa visível os livros e a documentação.

Por isso, coloque sempre uma estante no seu escritório, mesmo que seja num modelo pequeno. O espaço fica mais arejado, além de permitir colocar alguns itens decorativos.

4. Estante a dividir espaços

Se precisar de separar uma divisão, tal como um quarto, uma cozinha ou uma sala, mas não souber como fazê-lo deve considerar esta solução: separar com uma estante.

É uma ideia prática, que não requer obras, nem grandes custos. Além disso, a estante não irá quebrar a luz, nem isolar por completo os ambientes, graças às várias aberturas. Pode optar por uma estante à medida ou por módulos pré-fabricados.

A estante pode ser alta (até ao teto) ou baixa (mais ou menos metade da parede). Tudo depende da forma como pretende dividir os ambientes.

Que espaços dividir? Quarto +escritório; quarto + espaço de brincar; Sala de estar + cozinha + escritório; sala + cozinha; sala + escritório; hall de entrada + sala; etc.

5. Estante na cozinha para ter tudo à mão

As cozinhas com estantes são para quem gosta de ter tudo à mão, mas sobretudo para quem mantém tudo religiosamente impecável. Não vamos negar, uma estante na cozinha tanto pode ser uma boa opção, como não. Pois se não soubermos escolher as peças perfeitas para deixar à vista e não mantivermos algum ritual de arrumação, vale mais optar por uma arrumação fechada.

6. Estante para closet

Esta solução é sempre bem-vinda, não é verdade?

Crie um pequeno (ou grande) closet com estantes, no quarto ou noutra divisão da sua casa. Escolha vários tipos de prateleiras para os diversos tipos de arrumação (camisolas, casacos, calças, t-shirts, entre outros).

Mediante o seu projeto e o orçamento de que dispõe, pode optar por uma estante ou várias estantes à medida ou pré-fabricadas. Geralmente, as estantes de madeira são as mais usadas para um projeto assim.

As estantes são uma alternativa moderna e prática aos tradicionais roupeiros.

Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais