8 dicas para criar o quarto relaxante perfeito
sexta, 30 de outubro de 2020 Homify Sílvia Cardoso Jdias

Sabia que, em média, passamos 1/3 da nossa vida na cama? O quarto é a divisão onde descansamos e repomos energias e onde, tantas vezes, nos refugiamos e procuramos a nossa privacidade. O conforto, num quarto, não é uma qualidade acessória ou um luxo. Se o quarto não nos proporcionar paz e comodidade, não conseguimos descansar devidamente, o que tem um impacto nefasto na nossa saúde física e mental. Não é, também, verdade que um quarto apelativo está só ao alcance de quem tem orçamento para apostar numa decoração convidativa. Menos é mais e basta ter em conta alguns aspectos para criar um quarto muito simpático.

Agora que chegou o Outono e os dias estão cada vez mais curtos e frios, sentimos ainda mais a necessidade de ter um quarto aconchegante. Além disso, a pandemia leva-nos a passar mais tempo em casa, resguardados, por isso, o conforto do nosso lar nunca foi tão importante. A pensar nisso, hoje, trazemos-lhe 8 dicas para tornar o seu quarto mais acolhedor e bonito. 

1. Comece por arrumar

Um dos erros mais comuns é começarmos a pensar na decoração sem que, primeiro, olhemos para o que temos e nos organizemos. Mas, uma coisa é certa: não se consegue descansar adequadamente num espaço desarrumado e sobrecarregado. Por isso, comece por aí. Faça aquela arrumação de fundo ao seu quarto. Precisa mesmo de tudo o que tem ou há coisas que pode doar, vender ou, até mesmo, deitar fora? Acha que tem objectos que pode mudar para outras divisões? Está a optimizar ao máximo o espaço de arrumação de que dispõe (roupeiros, cómodas, mesas de cabeceira, etc.)? Pratique o desapego porque nós não precisamos assim de tanta coisa para viver e, na realidade, quando nos desfazemos do que temos a mais, torna-se mais fácil, no dia-a-dia, manter a casa arrumada. Além disso, passamos a encontrar melhor as coisas e a dar muito mais valor ao que temos. Fique com o essencial e crie um quarto como o da imagem: clean e minimalista. Esta dica não custa dinheiro!

2. Uma luz quente e confortável

Quando pensamos na decoração do quarto, começamos logo a pensar na capa do edredão, nas almofadas, na cor das paredes, e assim por diante. Todos estes aspectos importam, mas há um fundamental que é, muitas vezes, descurado: a iluminação. Escolha lâmpadas com uma temperatura de cor quente (esqueça lâmpadas brancas e frias) e considere instalar interruptores para regular a intensidade do fluxo luminoso (dimmer) e, deste modo, ajustar a intensidade da luz a cada momento.

3. Cores e materiais que transmitem serenidade

As cores importam e os esquemas cromáticos claros estão, por norma, mais associados a uma sensação de quietude e equilíbrio. No entanto, esta não é uma regra de ouro. Há quartos com cores escuras ou saturadas que são extremamente confortáveis. Porém, se quiser jogar pelo seguro e criar uma atmosfera menos ruidosa, pode apostar numa paleta minimalista que inclua o branco e/ou os tons pastel e pode, ainda, personalizar uma parede revestindo-a com um material distinto como é o caso da madeira de carvalho.

4. Uma manta aos pés da cama

As mantas funcionam sempre muito bem nos quartos. São decorativas e são úteis nas noites mais frias. Uma cama com uma manta aos pés ganha logo outro aconchego. Há, até, quem sobreponha duas mantas (uma mais grossa e outra mais fina, por exemplo). Se a sua roupa de cama é simples e lisa, pode apostar numa manta com uma textura ou cor que se destaque e, assim, dar vida ao seu quarto e elevar a decoração do mesmo.

5. Têxteis de qualidade e adequados à estação do ano

Não podíamos falar em mantas sem referir os outros têxteis. Lençóis ásperos, roupa de cama demasiado fina ou demasiado quente para a estação do ano, uma capa de edredão maior do que o próprio edredão, roupa de cama gasta, roupa de cama suja, lençóis pequenos que não ficam presos, e assim por diante, são algumas das coisas que deve evitar a todo o custo, pois perturbarão o seu sono.

Aproveite as promoções para comprar boa roupa de cama. Se não quiser estar sempre a mudar a capa do edredão, escolha uma branca, que diz bem com tudo, e vá trocando apenas as almofadas decorativas.

No que toca aos lençóis, tenha em atenção a contagem de fios. Os melhores terão uma contagem de 180, 200 ou 300 fios (podem chegar aos 1400 fios!) e são, realmente, muito macios ao toque. É um investimento que vale a pena porque melhora, efectivamente, a qualidade do sono. No que às mantas diz respeito, pode, de momento, adquirir uma para o Inverno (mais grossa e quente) e, quando chegar o Verão, vê uma opção mais leve para o seu quarto. Assim, não gasta tanto dinheiro agora.

Não se esqueça, também, que os têxteis englobam as cortinas e os tapetes, objectos de decoração indispensáveis para tornar um quarto mais acolhedor e melhorar a qualidade térmica e acústica do ambiente.

6. Muitas almofadas à cabeceira

As almofadas merecem um ponto à parte. Substituir as almofadas é, porventura, a forma mais fácil de tornar uma cama mais bonita e confortável (acontece o mesmo com o sofá). Hoje em dia, em lojas como a H&M Home, a Zara Home ou a IKEA, arranja capas de almofadas muito elegantes a preços muito em conta (a partir dos 4.99€). Pode misturar cores e padrões ou seguir uma linha mais minimalista. Use entre cinco a seis almofadas para tornar a sua cama digna de quarto de hotel de luxo.

7. Os detalhes importam

Os detalhes importam e são a alma do espaço, a melhor forma de o personalizar e de o tornar seu. As velas, as molduras, as jarras, os candeeiros, as plantas, as peças de arte ou os espelhos estão entre as peças de decoração de que se pode servir para preencher o seu quarto e tornar a atmosfera mais cosy.

8. Um colchão confortável

Terminamos com o colchão que é, na verdade, o mais importante. Um colchão bom é vital para uma boa noite de sono, por isso, pode começar a transformação do seu quarto pela compra de um. Leve o seu tempo a escolher. Experimente, compare preços, peça referências a amigos e aproveite as promoções porque os colchões podem ser caros. Se está a pensar transformar mesmo a fundo o seu quarto, para o tornar mais relaxante, pode aproveitar, também, para comprar uma cama. As camas com a cabeceira em tecido serão, porventura, as mais confortáveis.

Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais