Cabines de duche: Tipos e qual o melhor para cada espaço
sexta, 07 de dezembro de 2018 Homify Elisabete Figueiredo JDias

Dizer adeus à banheira e substituí-la por uma cabine de duche é uma decisão sensata a muitos níveis, e que ainda por cima está na moda. Não é que tenhamos algo contra as banheiras, muito pelo contrário! As banheiras são glamorosas, elegantes, um verdadeiro sonho de consumo. Quem não aprecia um belo e prolongado banho de imersão?

No entanto, com todo o requinte que uma banheira possa ter, temos de considerar que não é nada prática na vida quotidiana muito pragmática que a maior parte de nós acaba por ter. Gasta muita água, demora a ficar pronta e dificulta bastante a vida a quem tenha dificuldades de movimentos.

A solução acaba por ser a cabine de duche, e por isso é importante conhecer as opções de mercado, para quando chega a hora de remover a banheira. Hoje a homify traz-lhe um artigo inteiramente dedicado às cabines de duche e a como fazer a escola certa para a sua casa de banho. Não perca!

Tipos de cabines de duche – a diferença fundamental

Fundamentalmente existem dois tipos de cabines de duche à sua escolha: – as cabines prefabricadas, disponíveis em vários formatos e tamanhos para que possa encontrar a mais indicada para o seu espaço, e as cabines feitas à medida para o seu espaço, situação em que pode ser preciso encontrar uma base e forma de fecho adequada com painéis encontrados no mercado.

As cabines de duche italianas, aquelas em que não há elevação da base do duche, mas sim um declive no pavimento (que permite uma óptima sensação de continuidade), são umas das formas mais exclusivas de cabines feitas à medida, mas cuja construção também pode recorrer a painéis standardizados.

A escolha entre uma cabine prefabricada e uma cabine construída in loco é feita por vários motivos e condicionantes, espaciais, estéticos, orçamentais e outros. A seguir abordamos essas razões e falamos das vantagens e desvantagens de cada tipo.

Motivos para a escolha

Os motivos estéticos são pessoais e intransmissíveis. Têm a ver apenas com as expectativas de cada um para o seu espaço de casa de banho, quer seja numa renovação ou numa construção nova, e por isso pouco podemos dizer, para além de que as cabines feitas à medida resultam normalmente em ambientes mais refinados e harmoniosos.

Mas as razões orçamentais têm um peso muito significativo na decisão. As cabines prefabricadas são normalmente mais baratas do que as cabines feitas à medida e isso pode ser determinante num orçamento limitado.

Por outro lado, as cabines prefabricadas têm a vantagem de serem feitas em fábrica, com materiais reconhecidos e resistentes, apresentando menos hipóteses de infiltrações se forem bem instaladas e devidamente isoladas. As cabines feitas à medida, em especial os duches italianos, precisam de ser executados por profissionais altamente qualificados e experientes para evitar infiltrações e obras posteriores significativas.

A área disponível é o outro motivo importante na escolha. Por vezes o espaço que temos disponível não se compadece com medidas padronizadas, ou tem um formato que esses padrões não aproveitam completamente, e nesses casos a melhor solução é construir à medida, e deixar as medidas padrão apenas para as portas.

Formatos disponíveis no mercado

Apesar das limitações que as medidas padronizadas podem impor existem muitas opções no mercado. Em termos de formatos existem cabines quadradas, rectangulares e em um quarto de círculo, sendo que estas últimas são excelentes para fazer o aproveitamento de um canto.

No que diz respeito às medidas, as cabines quadradas aparecem em várias áreas e alturas, pelo que o essencial é que saiba muito bem com o que pode contar. Assim em primeiro lugar deve assegurar-se bem do espaço disponível, tirando as medidas da base e da altura do espaço disponível. 

Se encontrar uma cabine que se encaixe na perfeição, óptimo, se não for esse o caso, tente adaptar a melhor solução ao seu caso, lembrando-se sempre de perceber o seu posicionamento, o que nos leva ao próximo ponto na procura da cabine perfeita para a sua casa de banho.

O acesso é crucial

Há muitas condicionantes num espaço de casa de banho que posem influenciar a posição do acesso à cabine de duche. A posição da sanita, do lavatório ou do ralo de escoamento são só algumas. 

Quanto ao posicionamento da entrada poderá encontrar cabines com entrada frontal, angular ou frontal com painel fixo. As cabines em quarto de círculo normalmente abrem frontalmente ou em secções laterais. As cabines com paredes construídas abrem frontalmente. Portanto, antes de escolher, perceba muito bem quais os obstáculos que podem impedir uma entrada funcional para não cometer erros que lhe podem sair muito caros. Já imaginou não perceber que o lavatório impede a entrada para a cabine de duche depois de esta já estar instalada?

A abertura deve ser adequada ao espaço

As aberturas mais comuns actualmente são as de correr que, desde que a cabine tenha sido bem escolhida em relação ao acesso, permitem sempre a entrada. Mas se não gosta deste géneros de aberturas (e, temos de ser sinceros, as calhas são mesmo difíceis de limpar) há outras alternativas, que têm de ser ponderadas em função dos obstáculos à abertura, muito à semelhança do referido para o acesso.

Nos fornecedores de materiais para casa de banho encontra também cabines com abertura abatível, abrindo para fora, disponíveis em qualquer formato; em fole, para todos os modelos excepto as cabines com um quarto de círculo; e basculante apenas para aberturas frontais com um dos painéis fixo.

Fugindo do normal

Nas páginas da homify encontras centenas de imagens inspiradoras de casas de banho com cabine de duche, desde as mais simples, com pequenas cabines prefabricadas até incríveis projectos feitos à medida, por isso aconselhamos vivamente a que as percorra com tempo e gosto. 

Nem sempre as cabines de duche precisam de uma porta, e esse detalhe pode ser crucial para ter uma casa de banho única. As portas são fundamentais em espaços pequenos por causa dos salpicos e fugas de água, mas num espaço comprido, como o da imagem acima, esse problema não se põe, pelo que foi possível personalizar a cabine de duche usando uma base standard rectangular e construindo uma parede em tijolos de vidro, num design único e fabuloso.

Este tipo de alternativas deve ser muito bem planeado e executado, pelo que aconselhamos a que contrate um designer de casas de banho, se pretende algo diferente e original.

Que mais deve saber?

Feita a escolha das medidas e do formato resta escolher os acabamentos. E não pense que as opções são poucas, mesmo em cabines prefabricadas!

Tenha em conta a cor do perfil: – há perfis brancos, cromados pretos, e cada um vai adicionar um toque diferente à sua casa de banho. Os perfis brancos são os mais básicos, mas não deixam de ter valor em casas de banho onde o branco predomina, ou em ambientes mais minimalistas. O cromado dá um toque moderno ou industrial à sua casa de banho, e o preto é excelente para estabelecer contrastes e conseguir efeito visual.

Pondere também o tipo de material para as folhas das portas. As opções mais utilizadas são o acrílico e o vidro temperado de segurança. O acrílico será provavelmente mais barato, mas o vidro vai proporcionar mais transparência por mais tempos, e se está com dúvidas quanto à segurança pode descansar porque o vidro temperado não estilhaça e é muito seguro.

Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais