Casas de banho minimalistas: quando menos é muito mais!
sexta, 17 de abril de 2020 Homify Silvia Cardoso JDias

A estética minimalista transmite calma e é extremamente apelativa na sua simplicidade. Para uma casa de banho – por norma, a divisão mais pequena da casa – é um estilo particularmente interessante. As linhas singelas, a ausência de adornos e o ambiente visualmente limpo, que é típico deste estilo, emprestam ao espaço a limpeza visual e a clareza necessárias para começar o dia ou para o terminar, antes de ir dormir. Note-se que a ideia não é subtrair aos espaços detalhes que não tenham um uso claro e intencional ou destituir a divisão de tudo que é ornamental. Há casas de banho minimalistas muito especiais como é o caso das que lhe vamos mostrar neste artigo.

Todos os projectos que escolhemos para integrar este artigo são da autoria de profissionais portugueses. Lembre-se que investir na contratação de um profissional compensa largamente a curto, médio e longo prazo. Estes profissionais sabem como optimizar, ao máximo, o orçamento que lhes é disponibilizado e acrescentam valor aos projectos nos quais se imiscuem.

Sem mais delongas, acompanhe-nos e inspire-se nas imagens que se seguem.

1. Um toque de preto a criar um contraste

No estilo minimalista, são os tons neutros que imperam, podendo ser utilizados de diferentes modos. Nesta casa de banho, sobressai o grande espelho preto que gera um contraste com o bege das paredes e do chão e com a cor natural dos cestos de vime e dos objectos de decoração. A composição da zona do lavatório é particularmente interessante, com o espelho ao centro e o lavatório puxado para um dos lados. Sobre este último, pende um moderno candeeiro de tecto que dá um toque diferenciador à divisão. A iluminação é, aliás, um dos pontos fortes deste espaço que se caracteriza pela atmosfera zen.

2. Organização

Os espaços minimalistas são espaços organizados. Numa casa de banho comum, os produtos de higiene estão à vista, as toalhas são de todas as cores e padrões e há um sem fim de pequenas informações que mais não fazem que gerar ruído visual. Se procura um estilo minimalista, opte por um móvel com gavetas, prateleiras e/ou portas e recorra a objectos que são úteis para arrumar coisas como os cestos ou as caixas.

A casa de banho integra um duche italiano, isto é, com a base ao nível do chão. O duche surge resguardado por uma superfície de vidro emoldurada a preto, o que, à semelhança do que acontece na divisão anterior, também cria um contraste na área.

3. Uma cor diferente

Como se percebe pela imagem, nem só de cores neutras se faz o estilo minimalista. Na imagem, vemos uma alternativa para quem gosta de cores diferentes. O sofisticado tom de azul acinzentado é uma óptima escolha para marcar um statement na sua casa de banho minimalista. As duas prateleiras brancas, que funcionam como suporte para o lavatório, contrastam com esta tonalidade profunda, assim como o chão em mosaico. O espelho redondo vem quebrar a geometria rígida e dar um toque mais orgânico ao ambiente.

4. Antracite

O antracite é, possivelmente, um dos mais luxuosos tons de cinza e tem estado entre as tendências mais actuais de design de interiores e de decoração. É uma cor que se coaduna na perfeição com ambientes minimalistas que equilibram a beleza e a função. As torneiras pretas, colocadas directamente na parede, surgem como um detalhe especial nesta sublime casa de banho cuja beleza é enfatizada pela luz natural que entra pela janela.

5. Móveis suspensos

Mobiliário suspenso, protecção de vidro sem qualquer moldura e cores claras: uma casa de banho minimalista, mas com muita personalidade. O preto não é uma cor fácil de utilizar. Facilmente sobrecarrega um espaço se a imagem do mesmo não for devidamente pensada. Nesta casa de banho, o móvel preto cria um ponto focal no ambiente. A cor repete-se na moldura do espelho e na iluminação de tecto que acompanha ambos.

6. Mármore

Como os espaços minimalistas se definem por terem poucos ornamentos e objectos de decoração, pode explorar a componente decorativa das cores e dos revestimentos. O mármore tem uma beleza intemporal e vale por si só, ou seja, dispensa decorações elaboradas. É o caso desta casa de banho quase totalmente revestida a mármore, com um excelente aproveitamento da luz e com móveis e equipamento de linhas clean.

7. Acabamentos em mate

E por falar em acabamentos, terminamos com uma casa de banho com acabamentos em mate, tanto nos sanitários e lavatório como nas torneiras. O mate permite contrariar os brilhos naturais destes artigos, o que oferece uma renovada sofisticação ao espaço. Esta experiência de aparente contradição – já que somos, normalmente, atraídos pelos brilhos – capta a atenção para o design particular de cada elemento que compõe a casa de banho.

Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais