Como limpar persianas sem desesperar
sexta, 24 de agosto de 2018 Homify Elisabete Figueiredo JDias

Nem toda a gente gosta de fazer tarefas domésticas, mas todos sabemos da sua importância para uma vida saudável e organizada. A limpeza deve abranger toda a casa, por dentro e por fora, embora essa limpeza não tenha de ser diária ou sequer semanal.

A limpeza das persianas ou estores é uma das tarefas mais chatas e complicadas de executar numa casa. Centenas de lâminas fininhas, encaixes manhosos e tecidos complicados, para limpar em posições impossíveis e equilíbrio precário na janela, deixam qualquer um à beira de um ataque de nervos. Mesmo que seja apenas de seis em seis meses, quando chega a hora indesejada de limpar os estores e persianas deprimimos.

Mas essa é uma tarefa essencial para manter o ambiente interior e a imagem exterior, por isso hoje queremos ajudá-lo. Não prometemos que fique absolutamente fácil, mas há truques que pode usar para facilitar a tarefa, e pode descobri-los neste artigo. Respire fundo, acompanhe-nos e toca a pôr mãos à obra a limpar persianas… A não ser que tenha quem o faça por si (pagar para ver as coisas feitas é uma opção muito viável e os profissionais de limpeza agradecem)!

Os tipos e os materiais

As persianas, ou estores, são conjuntos de lâminas de diversos materiais, unidas por fios, e com um sistema de recolha, colocadas nas janelas (pelo interior ou pelo exterior) para escurecer o espaço interior e conseguir melhores condições de privacidade. Estes equipamentos podem ser feitos de vário materiais, como alumínio, PVC, madeira ou tecido. 

Além do lado prático destes equipamentos, eles acabam por ter um lado bastante decorativo, que pode fazer toda a diferença no estilo de uma casa.

A limpeza dos estores está directamente ligada ao material de que são feitos e à forma de recolher, e por isso é importante saber quais são os tipos de persianas mais comuns no nosso país.

Tipos de persianas:

As persianas ou estores podem dividir-se entre interiores e exteriores, conforme o local da sua instalação. 

Nos estores de interior encontramos estores de lâminas, estores de rolo e estores japoneses. Os estores japoneses e as persianas de rolo são fabricados em tecidos de vários tipos, indo do mais opaco ao mais translúcido, e linho, poliester ou outro tipo de material. O estore de rolo recolhe por enrolamento em torno de um eixo, o estore japonês recolhe através de fios fixados em pregas do tecido. Os estores de lâminas aparecem normalmente em alumínio, madeira ou PVC. Também há estores de lâminas verticais, em tecido, alumínio, PVC ou madeira.

As persianas de exterior são na maior parte das vezes feitas em PVC ou alumínio pelas suas características de resistência e durabilidade. São sempre constituídos por lâminas unidas por fios resistentes ou por ripas encaixadas umas nas outras. Normalmente enrolam para dentro de uma caixa dentro ou fora da habitação. Há soluções profissionais de estores exteriores de segurança e de manutenção térmica com características técnicas muito apreciadas em várias situações.

Limpar uma persiana interior em tecido

Em primeiro lugar é fundamental saber as características do tecido do seu estore. 

Há tecidos de estores que são laváveis e por isso têm uma manutenção mais fácil. É só desmontar, retirar dos encaixes, lavar na máquina e voltar a montar. 

Também há tecidos que não podem ir à máquina, mas podem ser lavados. Neste caso retire o tecido e coloque-o num chão resistente (na casa de banho, por exemplo). Depois limpe-o com água e detergente usando uma escova macia, mas evite encharcar muito. Passe um pano seco para retirar o excesso de humidade e volte a pendurar, sem enrolar antes de secar. 

O sistema de enrolar deve ser limpo regularmente para remoção do pó e para isso um pouco de água com detergente serve perfeitamente

Mas há tecidos de estore que não permitem lavagem e têm um tratamento que repele pó e nódoas. Neste caso apenas deve retirar o pó com um espanador antiestático. Se houver nódoas o melhor é tentar tirá-las com uma toalhita de bebé. Pode parecer estranho, mas é um método comprovado cá por casa. Também pode limpar com um pano macio embebido em álcool ou pós de talco, sobretudo em nódoas de gordura.

Limpar uma persiana interior de madeira

Lave as lâminas individualmente com uma esponja humedecida com água e detergente ou com um a diluição de um produto específico para madeiras. Evite usar demasiada água para não causar inchaço da madeira. Passe um pano humedecido com água limpa e seque com um pano macio. Por fim, e para proteger, pode aplicar cera.

Este é um trabalho moroso e não há muitas formas de o simplificar, mas se seguir estes passos vai obter resultados muito apreciáveis e só tem de o fazer no mínimo duas vezes por ano.

Limpar uma persiana de lâminas de alumínio ou PVC

Uma esponja com água e detergente é sempre uma opção excelente para a limpeza de estores que podem ser lavados com bastante água. Não há muitas formas de dar a volta a esta tarefa aborrecida, mas nó temos duas ideias para si:

- Compre uma esponja comprida. Meça a distancia entre as lâminas e faça cortes na esponja com esse intervalo. Molhe a esponja, esprema bem e encaixe as lâminas nos cortes feitos anteriormente. Assim poderá limpar várias lâminas de uma só vez e depois só tem de dar os retoques finais.

- Desmonte o sistema e lave o estore inteiro dentro da banheira usando a mãozinha do chuveiro com pressão.

Limpar uma persiana interior de ripas de encaixe

São as mais comuns no nosso país e podem ser também das mais difíceis de limpar a fundo, no entanto a verdade é que elas normalmente não se sujam, apenas acumulam pó. Se limpar o pó com frequência as lavagens serão muito espaçadas.

Para limpar o pó use um espanador de fios anti estáticos que atraem as partículas. Os mais eficazes são aqueles que lhe permitem introduzir os fios do espanador nos buracos que ficam entre as ripas e que tenham um cabo comprido para levar a cabo essa tarefa na parte exterior, a partir do interior. Um método muito eficaz e rápido é usar o aspirador com o cano estreito e uma escova na ponta.

Para lavar, uma esponja com água é a melhor solução. Para lavar a totalidade retire a tampa interior e limpe cuidadosamente as ripas uma a uma, enrolando aos poucos de volta para dentro da caixa.

Se conseguir retirar o estore inteiro, pode tentar usar o método da banheira com o chuveiro, descrito acima, mas corre o risco de o danificar.

Limpar uma persiana exterior de ripas de encaixe

Nos casos em que a caixa está dentro de casa pode abri-a e seguir o método de lavagem descrita no ponto anterior:

- comece com a persiana totalmente fechada e desaparafuse a tampa interior;

- aspire o compartimento e os espaços entre as ripas, ripa a ripa, enrolando lentamente a persiana;

- repita o processo limpando com água e detergente, e uma esponja. Seque antes de passar à próxima ripa, até acabar.

Quando a caixa está no exterior, e não há acesso directo (caso dos prédios) a limpeza destes equipamentos só pode ser executada aquando das limpezas de manutenção do próprio edifício. Felizmente este tipo de persiana é cada vez mais raro, mas se é o seu caso, resigne-se a fazer a limpeza à face interior. Para isso nada melhor do que espanador, o aspirador e os panos com água e detergente até onde puder chegar.

Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais