Cores arrojadas no estilo minimalista: é possível!
quinta, 14 de janeiro de 2021 Homify Sílvia Cardoso JDias

Ainda há muito a concepção de que o estilo minimalista é frio, impessoal, desinteressante e pouco acolhedor. O consumidor actual está muito ligado a bens e a uma ideia de que são estes que definem o seu sucesso, valor e estilo. O minimalismo vem libertar-nos desse excesso, mas não significa que o conforto e, se quisermos, o luxo sejam comprometidos. Pelo contrário. Decorar de forma minimalista é decorar de forma cuidada. Comprar menos, mas melhor. Criar espaços em jeito de obra de arte com uma nuance quase escultórica.

Outro ponto a reter é que o minimalismo não tem que se limitar a uma paleta cromática neutra (só com branco, preto ou cinza). No estilo minimalista, a cor é usada de forma estratégica, em apontamentos que criam um statement, que geram um contraste e que atam o conjunto, elevando-o e atribuindo-lhe ainda mais significado.

Hoje, mostramos-lhe como pode incorporar cores em ambientes minimalistas.

1. Cor e peças antigas combinadas com modernas

Entre os equívocos existentes em torno do estilo minimalista, há a ideia de que só se podem usar peças modernas. Porém, as peças antigas também têm lugar em espaços minimalistas. É tudo uma questão de equilíbrio. Exemplo disso, é a bela sala de estar que acima vemos cujo ambiente foi desenhado pela AJIMOS. Ainda que minimalista, o espaço tem um toque de galeria de arte que resulta da harmoniosa combinação de peças modernas com outras de linhas mais clássicas. Aqui, a cor está presente na poltrona e nas almofadas do sofá que se destacam com a base neutra como pano de fundo.

2. O verde em apontamentos

O verde é uma cor catalisadora. É fresca, é alegre e transmite paz. Neste espaço minimalista, projectado pela Macris Interiores, o verde surge em apontamentos: nas almofadas que decoram o sofá e nas plantas que ladeiam o aparador. É curioso perceber como apontamentos tão simples e pequenos têm uma presença tão impactante e importante nesta sala.

3. Um sofá de uma cor arrojada

Uma das coisas que pode fazer se quiser decorar um espaço minimalista, mas com cor, é escolher uma peça central com uma cor arrojada. Em muitos projectos, essa peça é o sofá. Neste open space, o sofá azul petróleo é o protagonista, interrompendo corajosamente a base em branco total do ambiente. Depois de escolher essa peça, só tem que trabalhar a decoração em torno dela, isto é, ela pode servir como ponto de partida ou elemento orientativo.

4. Amarelo no quarto

Repare: não faz sentido pensar que os espaços minimalistas não podem ter cor. O minimalismo tem mais a ver com livrarmo-nos do excesso, por isso, sobram-nos a cor, as texturas e os materiais para dar vida e interesse à decoração. E a cor não tem sequer que surgir apenas em apontamentos. Um espaço pode ser todo colorido e, ainda assim, minimalista. Prova disso é este quarto de casal que, não obstante o minimalismo, incorpora cores expressivas e aconchegantes como o amarelo e o taupe, elegantemente pontuados pelo preto que aparece na consola, nos candeeiros e na mesa de cabeceira.

5. Cores escuras num espaço minimalista e acolhedor

Ainda dentro da ideia do ponto anterior, não podíamos deixar de incluir, na nossa selecção, este espectacular estúdio lisboeta que ilustra bem como o minimalismo e a cor podem andar de mãos dadas e como este estilo não é sinónimo de desconforto e monotonia. O gabinete responsável pelo projecto, a Traço Magenta, apostou num esquema cromático que tem o cinza escuro como cor principal e o rosa claro a intervalá-lo e a deixar o conjunto respirar.

6. Verde água

Nesta cozinha, os arquitectos de interiores seguiram a mesma lógica de alguns projectos que lhe mostrámos anteriormente: uma base branca com apontamentos de cor. No caso, a cor é o verde água e aparece nos bancos que acompanham a península e no frigorífico Smeg que, apesar do seu ar retro, dialoga na perfeição com a estética depurada dos armários de cozinha.

7. Rosa aos pés da cama

Terminamos com um quarto de simplicidade quase espartana. A manta rosa aos pés da cama dá o toque de cor a este ambiente minimalista que transmite infinita calma.

Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais