Decore com as tendências de cor Verão 2018
sexta, 31 de agosto de 2018 Homify Elisabete Figueiredo JDias

Todos os anos a Pantone dita as tendências de cores para as estações do ano, e provavelmente já ouviu falar disso. Mas sabe realmente o que é a Pantone e porque dita tendências desta forma?

A Pantone é uma empresa norte-americana, conhecida como a maior referência no que respeita às cores para impressão, e cujo sistema de cores é utilizado como padrão em todo o mundo, sobretudo na indústria gráfica, mas também na moda, vestuário e decoração. Anualmente na empresa os muito conhecidos Guias Pantone, com cada tonalidade identificada por uma referência e com as novidades acabadas de desenvolver, ditando assim muitas vezes as preferências cromáticas nas mais diversas áreas para o ano ou para a estação do ano.

Os padrões da Pantone são tão conhecidos e estáveis que até algumas bandeiras são produzidas segundo esses critérios de cor. A moda, pela sua sazonalidade, há muito que recebe de braços abertos as inspirações que estas cores sugerem, adoptando-as a cada colecção, e a decoração segue pelo mesmo caminho. 

Nada disto significa que deve ir a correr comprar uma nova colecção de acessórios apenas para cumprir com as tendências. Simplesmente, se gosta de renovações decorativas frequentes, tem aqui uma orientação sobre as cores da moda e pode decidir qual delas lhe agrada mais para as incluir nas suas composições.

Assim hoje apresentamos-lhe as tendências de cores Verão 2018, tiradas das cores Pantone primavera/verão para este ano, e ideias para as inserir na sua decoração. Não perca!

Meadowlark

Que cor é esta? Já deve ter intuído que é amarelo, mas porquê este nome? 

meadowlark é um passarinho da família dos melros, oriundo da América, que se caracteriza pelo amarelo vivo da sua barriga e pernas. Meadowlark é assim um tom de amarelo vivo e brilhante, grande tendência da decoração actual. 

Obviamente pela sua força não pode servir de base, mas é perfeita para dar vivacidade e alegria a qualquer decoração. É uma cor quente, luminosa e envolvente, que personifica o verão, pelo que é perfeita para ser usada em sofás, cadeiras e outros detalhes decorativos. 

Cherry tomato

Tomate cereja! Aquela cor vermelho-vivo, brilhante, com um leve brilho laranja, que tão bem caracteriza o Verão. O tomate cereja carrega o sol do Verão na sua cor e fica espectacular numa decoração.

Este tom de vermelho é forte, impulsivo, sensual e exige todas as atenções. Quando se utiliza esta cor numa decoração, ela não pode ser ignorada devido ao seu impacto visual, pelo que deve ser bem doseada, mas cria efeitos belíssimos.

Litle boy blue

Desde sempre associado aos quartos de bebé rapaz e também chamado de azul pós de talco, esta tonalidade de azul surge agora aplicada em artigos de moda e decoração, e também em tintas para paredes interiores e exteriores. 

Esta cor dá a amplitude do céu aos seus ambientes  ao mesmo tempo que os torna muito calmos e relaxantes. É uma cor excelente para combinar com branco em cenários puros e minimalistas. Aplicá-la em quartos de crianças ou de adultos é uma aposta ganha, mas se ousar em salas e halls de entrada não se vai arrepender. Como é uma cor muito clara é especialmente indicada para áreas pequenas, e se preferir um visual mais arrojado pode combinar com verde claro ou outros tons de azul mais escuro.

Chili oil

Óleo de piripiri? Sim! Os nomes destas cores não deixam de ser muito originais! A cor chili oil é um vermelho escuro e profundo com um toque de castanho. Um vermelho com um tempero forte que lhe retira um pouco o impacto visual, mas dá ao tom uma profundidade mais térrea. 

Esta é uma cor que aparece com abundância na natureza, e por isso é excelente para criar ambientes intimistas, com um toque campestre ou rústico. Combina com cores térreas como verde seco, cru ou castanho.

Pink lavender

O pink lavender é um tom delicado de roxo muito claro, chamado de lavanda com um pouco de cor-de-rosa. É uma cor suave, romântica e relaxante, que lembra o cheiro da flores de lavanda. É uma cor que pode usar em abundância pois não é estridente. Combine-o com um pouco de verde água para obter um estilo fresco e leve, com inspiração provençal.

Arcádia e Spring crocus

Se está a perguntar-se que cores são essas, no meio de um ambiente tão vibrante nós explicamos.

O tom Arcádia é o verde com um toque pronunciado de azul. É uma cor totalmente moderna, mas com um sabor retro, pois aparecia em vestidos e decorações bem antigos. É uma cor fresca, alegre e brilhante que nos impulsiona.

Spring crocus? Sim, mais um nome engraçado a fixar. Trata-se de um tom de fucsia que mistura o cor-de-rosa choque a pitada de roxo profundo.

Estas duas cores são fortes e vibrantes e é preciso ter alguma contenção na sua aplicação em decoração… Ou então não! Como dizem os ingleses go wild, ousando misturas improváveis.

Lime punch

A tradução directa de lime punch é murro de lima. É um tom de verde claro cítrico, forte e ousado como quase todas as cores estrela desta estação. É uma explosão de exotismo que pode tornar a sua casa mais fresca e alegre. 

Roxo

No meio de tantos nomes engraçados, de repente aparece-nos o bom e velho roxo. 

Conhecido, mas pouco usado. Amado por uns, odiado por outros, o roxo tanto simboliza a paz e a consciência, como um espírito triste, fúnebre. Se acha demasiado deprimente combine-o com outra cor estrela, o amarelo, por exemplo, para conseguir um ambiente equilibrado, mais alegre e muito original.

Ultra violet

E mais um tom de roxo! Já vimos que esta é uma tendência muito marcante para este ano, o que não agrada a toda a gente.

O ultra violet é um tom de púrpura mais complexo e distinto, e também mais alegre e vibrante do que o simples roxo. Pode ver como usar esta cor em explosão num ambiente maioritariamente branco mas também pode utilizá-la em apontamentos mais discretos, numa jarra, num arranjo decorativo ou nas almofadas do sofá, combinadas com azul ou cor-de-rosa, por exemplo.

Emperador

O Emperador é um tom neutro de castanho profundo, rico e elegante, muito aproximado do chocolate. Embora seja uma cor básica é bastante forte, podendo servir tanto como apontamento de cor ou como base para outras cores contrastantes.

Blooming Dahlia e Almost Mauve

“Blooming Dahlia” (“dália em flor”) e “Almost Mauve” (“quase malva”).

O “almost mauve” é um tom de malva clara, rosado, com um ar antigo e delicado.

O “blooming dahlia” é outro tom floral, claro e suave, que combina bem com o malva.

Warm sand

Agora entramos na paleta dos básicos mais clássicos, as cores que a Pantone aponta como favoritas para servir de base para cromática para outras cores. 

O Warm sand (areia quente) é um tom neutro, quente e reconfortante, que tanto pode ser a base para outras cores como ser a estrela de toda a decoração.

Coconut milk

O branco é intemporal, mas se acha que branco é branco, desengane-se. A cada ano, a cada época, o tom de branco muda, tornando-se mais quente ou mais frio, em função dos ligeiríssimos tons de outras cores que lhe são adicionados.

Este verão a glória vai toda para o branco coconut milk (leite de coco), um tom de branco cremoso, delicioso, perfeito para combinar com outras cores mais fortes. Inspire-se a usar este tom na sala.

Sailor blue

O Sailor blue é um tom de azul escuro muito próximo do Navy blue e do azul marinho, mas menos escuro. É um clássico intemporal que, embora possa ser bastante escuro, pode servir de base para combinações arrojadas com branco, amarelo, verde ou vermelho.

Harbour mist

E por último o Harbour mist (nevoeiro do porto), um tom de cinzento claro, que se torna a perfeita base moderna para uma decoração actual, mas também eterna.

Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais