Guia para escolher o Colchão de Casal
domingo, 21 de março de 2021 Homify Ida Gaspar JDias

Está à procura de um colchão novo?

Mas qual é que deve escolher?

De facto, a escolha do seu colchão é muito importante para a sua saúde. Para ter a certeza de fazer a escolha certa, descubra alguns critérios que deve ter em consideração quando for comprar o seu novo colchão, entre os colchões ortopédicos, os colchões Molaflex, colchão viscoelástico, entre outras opções, pode ficar realmente confuso.

Mas o que não pode é adiar esta compra, porque um colchão novo é sinónimo de saúde e bem-estar. Quando sentimos dores nas costas, o nosso psicológico é influenciado. Além disso, hoje em dia é possível pagar em várias parcelas.

Siga os conselhos que reunimos para si, para ter longas noites de sono reparador.

Como escolher o colchão?

A chave para escolher o seu colchão é experimentá-lo! Não existe um colchão ideal. A escolha de um colchão é muito pessoal e depende de muitos critérios, incluindo morfologia, hábitos, mas também como se sente, um critério muito subjetivo.

Um bom colchão deve ser confortável e, acima de tudo, fornecer um bom suporte para a coluna para evitar dores nas costas. Um colchão adequado para uma pessoa pode ser considerado desconfortável para outra, ou seja, quando dormimos a dois, experimentamos os colchões juntos antes de comprar e com calma:

  • Deita-se no colchão, tenta passar a mão entre os seus rins e o colchão. Se conseguir, é um mau sinal: é muito firme.
  • Depois mudamos de posição, mas se for muito difícil, é porque é muito flexível ou a sua camada de memória de forma é muito intensa.
  • Empurramos o cotovelo contra o colchão. Se a cavidade ficar marcada, eliminamos o modelo, é muito mole.

A escolha é então uma questão de sentimento, de sensação de bem-estar e… até de preço!

Mas afinal qual é o melhor colchão de casal? Precisa de escolher o colchão que vai garantir o seu conforto por muitos anos? Existem vários modelos com mola, espuma, látex, a escolha é excelente.

Falamos de seguida de cada um deles…

Colchão de molas

Diga adeus ao desconfortável colchão dos nossos avós, porque a pesquisa e o desenvolvimento também passa pelos colchões, sendo que os colchões de molas estão entre as mais agradáveis ​​do mercado. Também oferecem uma melhor ventilação, o que agradará, certamente, as pessoas que têm muito calor à noite e que transpiram muito. São, geralmente, colchões de alta qualidade.

Colchão de espuma

Esta tecnologia vem direta do espaço para nós! Na verdade, a espuma viscoelástica foi originalmente desenvolvida para os astronautas da NASA. É sensível ao calor, o que significa que reage à temperatura do seu corpo e do quarto. Adapta-se perfeitamente ao seu corpo, envolvendo-o ao mesmo tempo que alivia os pontos de pressão.

Alguns dos benefícios do colchão de espuma de memória incluem a sua alta resiliência, independência para dormir e muito mais. Por outro lado, reagem ao calor do seu corpo.

Colchão de látex

Seja natural ou sintético, o látex é feito de um derivado da borracha. A escolha do seu colchão de látex tem muitas vantagens. Com efeito, oferece 3 a 7 zonas de conforto, para tornar as suas noites ainda mais agradáveis. É naturalmente hipoalergénico, tornando-se um colchão perfeito para pessoas alérgicas aos ácaros. A sua composição celular torna-o muito arejado.

São, geralmente, mais flexíveis e deformam-se menos rapidamente do que outros modelos. No entanto, é preciso abrir os cordões da bolsa para obter o colchão látex.

O que é a firmeza de um colchão?

A firmeza de um colchão é a sensação que se tem quando nos deitamos nele. Está diretamente relacionado com os materiais das camadas superiores de conforto. São, frequentemente, compostos de espuma ou látex, e são fabricados para proporcionar suavidade e conforto, mas também para equilibrar a densidade mais alta das camadas inferiores.

Não deve confundir a firmeza e o suporte de um colchão.

Outros colchões serão mais envolventes, dando a impressão de seguir as curvas do corpo. Esses colchões costumam ser descritos como macios. Finalmente, alguns colchões serão flexíveis e fofos. Os níveis de firmeza permanecem subjetivos e variam de acordo com as suas necessidades e particulares: idade, tipo de corpo, peso, preferências de sono, etc. Tudo isso fará com que a firmeza de um colchão seja diferente de pessoa para pessoa.

Um colchão mais espesso é mais confortável?

A espessura e a densidade do colchão dependem sobretudo do tipo de colchão: molas, espuma ou látex, o seu enchimento, mas também se se trata de uma cama de dia ou extra. Geralmente, os colchões de espuma e látex são mais finos do que os colchões de molas. Assim, os colchões de espuma têm uma espessura média entre 18 e 25 cm. Isso pode variar dependendo das camadas (memória de forma, por exemplo). Entre 14 e 18 cm, são mais adequados para uma cama extra ou berço. Os colchões de molas têm 25 cm ou mais de espessura.

Quais são as medidas ideais de um colchão?

A altura

Depois de determinar a firmeza do colchão, precisa de escolher o tamanho da cama, neste caso saber as medidas do colchão de casal. Idealmente, deve acrescentar 15-20 cm ao seu tamanho. É uma simples questão de conforto. Os colchões têm normalmente 190 cm (72 polegadas) de comprimento, mas encontrará 203 cm ou mais. Se investir mais dinheiro, pode investir num colchão sob medida.

A largura

Em termos de largura, são bem conhecidas:

  • a cama individual (90 cm/ 39 pol.);
  • cama de casal (120 cm/ 54 pol.);
  • cama de casal ou queen size (152 cm/60 pol.)
  • cama queen size ou king size (198 cm/78 pol.).

Se dorme na mesma cama que o seu parceiro de vida, mas tiver alturas e pesos diferentes e não se conseguir decidir, pode sempre optar por dois colchões colocados na mesma base e unidos por um zíper ou velcro.

Não se esqueça que cada colchão, adaptado à cama, garantirá noites confortáveis. Quando o tamanho do quarto permite, muitos preferem fazer um estrado personalizado e instalar dois colchões de 90 cm (cama de solteiro).

Independência do colchão

Podemos ter um colchão de casal, mas dormir sozinho… Mas se dormir a dois, o colchão deve oferecer uma boa independência para dormir. Os movimentos de um, não devem perturbar o outro. Este critério permitirá que não seja acordado pelo seu parceiro e melhore a sua qualidade de sono e o seu bem-estar.

Esta será, sem dúvida, uma vantagem decisiva se o seu parceiro tende a mover-se com frequência. Um colchão de molas ensacadas é uma boa escolha porque oferece uma excelente independência para dormir. As molas são ensacadas individualmente, de forma que são independentes umas das outras.

Há colchões Ikea de molas ensacadas a partir de 99€. Os colchões Molaflex são também muito conhecidos no mercado e os preços variam muito, mediante o modelo, o tamanho, etc.

Manutenção do colchão

Para manter a qualidade do seu colchão, vire o colchão duas ou três vezes por ano. No entanto, alguns fabricantes oferecem colchões que não requerem um grande cuidado. Lembre-se que um bom colchão tem vida útil de 10 anos, em média.

Para proteger o seu colchão, coloque uma capa que lava regularmente. Lembre-se de que este elemento retém a humidade. Portanto, precisa de arejar a sua cama regularmente, deixando-a aberta tanto no verão, como no inverno. Portanto, deixar a cama por fazer algumas manhãs aumenta a vida útil do colchão. Interessante, não é verdade?!

Onde comprar um bom colchão?

Há muitas lojas especializada em colchões, mas também os pode comprar em lojas bem conhecidas por todos nós, como Continente, Ikea colchões, Conforama, entre outras.

Se quiser comprar colchões insufláveis, pode encontrá-los nos supermercados, por 30/40€. Podem ser uma solução para receber uns amigos uma noite.

Agora, resta-lhe ter noites descansadas!

Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais