Fazer com que a nossa pequena casa de banho pareça maior requer uma boa logística. Apesar dos metros quadrados estarem limitados, o espaço deve permanecer funcional e aconchegante. E sim, mesmo numa casa de banho procuramos relaxar.
Organizar uma pequena casa de banho que denota conforto e bem-estar exige algum trabalho e como tal deve refletir sobre algumas questões, como por exemplo:
Aqui estão alguns pontos para refletir e para projetar melhor a sua casa de banho. A escolha do revestimento, da iluminação, das cores tem um impacto direto na sensação de grandeza mas também de serenidade que emana neste ambiente local.
Siga os nossos conselhos, inspire-se nas nossas ideias e nos projetos de casa de banho para tirar um melhor partido deste pequeno espaço.
Vai ver que graças a um layout bem organizado e pensado, a sua (pequena) casa de banho denotará imenso conforto.
Apesar de existirem banheiras pequenas, não há dúvidas que o duche é a melhor solução para poupar espaço numa pequena casa de banho.
É melhor evitar cabines de duche com portas dobradiças e prefere-se uma porta de correr, um vidro simples ou até mesmo uma cortina simples.
Um duche ao nível do chão, também conhecido por duche italiano, ajuda a ampliar visualmente o espaço e a aproveitar melhor cada metro quadrado, graças à falta de demarcação.
Numa casa de banho mais estreita, não hesite em projetar um duche que ocupe toda a largura. Além de ter um espaço mais confortável, fica visualmente mais atrativo. Uma meia porta em vidro também favorece o ambiente, deixando-o mais leve e simples.
A escolha do piso também é fundamental! Escolha um revestimento mais escuro que a parede, para criar um contraste, importante para aumentar visualmente o ambiente.
Prefira um material brilhante. Pense sempre na luz, que é crucial num pequeno espaço, nomeadamente numa pequena casa de banho, nomeadamente se não tiver janela.
Pode arriscar e apostar em azulejos maiores e de cores diferentes que ampliam o ambiente e criam uma dinâmica incrível.
Numa pequena casa de banho devemos criar ilusão de ótica, de modo a dar a impressão de que o espaço é maior. Para isso, é preciso escolher as cores certas. Neste sentido, devemos procurar cores refletoras de luz, sendo que as cores claras são ideais em espaços pequenos. O branco, por exemplo, é uma excelente aposta, além de combinar com tudo, é refletora de luz.
Pode perfeitamente criar uma parede com maior destaque, com um azulejo geométrico, que criará uma excelente ilusão de ótica.
Um jogo de cores e de formas fica muito interessante.
Não devemos descurar o projeto luminotécnico numa pequena casa de banho, pelo contrário, é crucial! Devemos criar vários pontos de luz e se tiver o privilégio de ter uma janela, então deve deixar entrar a luz.
Além disso, a janela permite também ventilar este espaço tão húmido.
Móveis suspensos à parede, como prateleiras, permitem um maior aproveitamento do espaço, porque o espaço fica mais liberto e isso amplia visualmente o ambiente. Por outro lado, este tipo de instalação também facilita a manutenção do piso.
Em pequenas divisões, os espelhos são uma grande vantagem! Refletem a luz e duplica o espaço, desta forma a sua casa de banho irá parecer maior visualmente.
Arrisque em espelhos grandes na sua pequena casa de banho, porque irão dar personalidade e estilo ao ambiente.
Não é porque a sua casa de banho é pequena, que esta deve ser monótona. Pode perfeitamente brincar com diferentes materiais e revestimentos.