Ideias para combinar cores na decoração
sexta, 24 de julho de 2020 Homify Silvia Cardoso Jdias

As cores são a alma de um espaço e têm muito poder na decoração. Diferentes tons evocam diferentes estados de espírito, contam histórias distintas e mudam a forma como sentimos e percepcionamos um espaço, por isso, escolha calmamente a paleta para a sua casa. Procure inspiração, peça amostras de tinta/tecidos nas lojas e tenha em conta a luz, a dimensão e a função de cada ambiente (repouso, trabalho, preparação de refeições, etc.).

Aqui na homify, temos ao seu dispor uma galeria com milhares de projectos nos quais se pode inspirar para tirar ideias de cores para a sua casa. Se anda a pensar pintar a casa (ou apenas uma ou outra divisão), então aproveite o bom tempo para pôr mãos à obra e começar a preparar o seu projecto. Hoje, deixamos-lhe aqui algumas sugestões para combinar cores e aproveitamos, também, para lhe sugerir a leitura do nosso artigo onde encontra tudo o que deve saber antes de pintar as paredes da sua casa.

1. Azul, branco e apontamentos vibrantes

É num apartamento de praia que se encontra o quarto que vemos na imagem e a proximidade em relação ao mar poderá ter sido inspiração para a escolha das cores que o definem. O azul marinho da cama em tecido tem uma presença forte no espaço e é suavizado pelos azuis mais claros (que aparecem no papel de parede, nas cortinas, na carpete e na otomana) e pelo branco. Este equilíbrio permitiu que o quarto beneficiasse de uma atmosfera mais luminosa e suave. Destacamos, ainda, a alegria e a jovialidade que as almofadas e a manta lhe trouxeram. Os tons fluorescentes são uma boa opção para dar energia a um espaço, mas devem ser usados como apontamento. Repare que tanto a manta com as capas das almofadas têm riscas com o mesmo azul da cama, o que torna a decoração mais coesa.

2. Vermelho e amarelo baunilha

Duas salas de jantar, dois pormenores em comum: a combinação entre o vermelho e o amarelo baunilha. O vermelho é, sem dúvida, um tom forte, quente e apaixonante que torna qualquer ambiente muito mais acolhedor. Pode usá-lo de forma mais expressiva – como na primeira sala de jantar onde a parede de fundo foi pintada a vermelho – ou de um modo mais discreto como na segunda sala em que o vermelho aparece apenas nas cadeiras que ficam à cabeceira. Seja como for, é uma cor que se faz notar e que empresta aos espaços um toque envolvente, luxuoso, clássico e intimista.

3. Vermelho, madeira e dourado

É o vermelho profundo que se evidencia quando olhamos para o quarto de luxo deste hotel de cinco estrelas. Desta vez, a cor faz par com tons cremosos e é elevada pela presença de apontamentos em dourado. Peças com acabamentos metálicos, sobretudo em dourado, são uma excelente opção para compor uma decoração que tenha o vermelho como protagonista. O preto, sendo um tom neutro, fica também bem com esta cor, embora não deva ser usado em demasia sob pena de o espaço ficar demasiado pesado e escuro. Neste caso, aparece apenas no painel de mármore que conforma a cabeceira da cama.

4. Os neutros

Mas também temos ideias para os nossos leitores que se identificam com uma linguagem mais sóbria. Para esta suíte, utilizaram-se tons neutros que lhe conferem uma intemporalidade e elegância únicas. As cores são frias, mas o quarto não é porque a sobreposição de têxteis, as diferentes texturas, as várias almofadas e a carpete sob a cama garantem que a paleta cromática não compromete o conforto. Quando pensar nas cores, não se esqueça que não as pode dissociar de tudo o resto. Além disso, há, neste espaço, pormenores com tons mais ricos e saturados como a cabeceira de cama, o cadeirão e os bonitos candeeiros dourados.

5. Paleta monocromática

Há muitos designers de interiores e decoradores que gostam de trabalhar com paletas monocromáticas. Isto significa que escolhem uma cor e exploram várias tonalidades dessa mesma cor. O cinza é uma boa cor para o efeito ou, por exemplo, o azul (o azul pálido fica maravilhoso quando combinado com um azul profundo).

6. Azul turquesa e bege

Se procura criar um espaço elegante, romântico, sereno e acolhedor tem no azul turquesa e no bege uma boa solução no que à paleta cromática diz respeito. O turquesa funciona bem com outros neutros como, por exemplo, o cinza e o off-white. Não aconselhamos, contudo, a que o turquesa seja usado em excesso. Pode deixar o ambiente um bocado sobrecarregado e acabar por ser cansativo. Use-o numa parede e/ou em alguns objectos de decoração, mas deixe que os neutros ocupem mais do espaço.

7. Verde seco, púrpura e rosa

Os tons de verde seco e verde acinzentado estão em voga. São tons modernos, com personalidade e extremamente aconchegantes. Nesta decoração mid-century, destaca-se, de imediato, a combinação entre a parede verde sálvia e o sofá púrpura com almofadas cor-de-rosa. Estas cores saturadas e vibrantes são uma boa escolha para espaços dentro deste estilo retro ou vintage.

 

 
Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais