Ideias para decoração de cozinha pequena quadrada
sexta, 10 de agosto de 2018 Homify Elisabete Figueiredo JDias

Quando projectamos a nossa própria casa a condicionante mais forte à configuração dos espaços é mesmo o nosso gosto pessoal. A área é ditada pela importância que damos à função do espaço, tanto quanto à área total disponível: – se damos muito valor à cozinha vamos debruçar-nos mais sobre a sua planificação e ser mais generosos com a área que lhe atribuímos em detrimento de outros espaços, se damos mais importância à casa de banho na suíte vamos atribuir-lhe um pouco mais de área, mesmo que se roube ao quarto. No que toca à configuração em projecto, também temos uma maior liberdade… Quando desenhamos a casa, incluímos a nossa cozinha de sonho, com o layout perfeito para nós. Mas quando compramos uma casa já feita temos de viver com o que outros planearam para o espaço… A não ser que planeemos uma revolução e contratemos um bom designer de cozinhas para nos salvar dos apertos!

No entanto já lhe provamos muitas vezes que ter uma cozinha pequena não é impedimento nem ao estilo, nem à funcionalidade, e hoje volta ao tema com um dos modelos de cozinha pequena mais comuns – as cozinhas pequenas e quadradas! Ter uma cozinha quadrada pequena pode ser uma verdadeira bênção em termos de funcionalidade, mas pode pôr muitos desafios à estética, porque, se não forem feitas boas escolhas de materiais e cores, pode resultar num espaço demasiado constrangido.

Venha connosco descobrir como contornar todas as limitações de espaço e layout, e ter uma decoração cozinha pequena quadrada perfeita!

1 – O apelo dos tons do estilo escandinavo

Começamos por uma cozinha amorosa, num estilo muito acolhedor para qualquer cozinha, e que resulta impecável na decoração de cozinha pequena quadrada: – o estilo escandinavo.

2 – O moderno tradicional

Esta pequenina cozinha ganha em estilo aquilo que lhe falta em espaço! 

Feita num enclave de formato quadrangular, e com uma área bastante pequena, a decoração cozinha pequena quadrada centra-se no estilo moderno, que se combina com um subtil toque tradicional nos azulejos que adornam a ilha de cozinha.

A combinação entre azul e branco cria uma atmosfera de inspiração marítima, que os originais candeeiros tornam ainda mais descontraída. 

A disposição dos elementos é simples, com as várias áreas de trabalho encostadas nas três faces fechadas da cozinha: – fornos e móveis de apoio nas laterais, lava-loiças e placa de fogão na bancada em posição central. Na realidade a maior vantagem das cozinhas quadradas é a simetria, que facilita o planeamento de cozinha e permite uma óptima distribuição das áreas de trabalho à medida dos utilizadores. Regra geral as cozinhas quadradas são muito práticas, com os elementos em proximidade física, mas sem constrangimentos na circulação.

3 – Prático e campestre

Desde que o planeamento de cozinha seja bem pensado, as cozinhas quadradas permitem qualquer distribuição das áreas de trabalho e em qualquer estilo. Para isso é preciso assegurar que os armários e bancadas não são demasiado largos para não gerar ou aumentar a sensação de aperto que três ou quatro paredes fechadas num compartimento pequeno podem causar.

4 – Imponência ultra-moderna

Fazer um planeamento de cozinha eficaz implicar ter uma percepção completa das dimensões do espaço disponível, sejam quais forem as dimensões, mas numa cozinha quadrada isso assume uma importância vital! É imprescindível que os elementos tenham as dimensões e as cores certas para que o espaço não “encolha”.

5 – Minimalismo, ou o espírito da organização perfeita

O estilo minimalista é talvez o que melhor permite a optimização dos vários modelos de cozinha quadrada. As linhas rectas, os materiais lisos e polidos, e as novas tecnologias, embora também possam e devam ser utilizados com sucesso em qualquer outro estilo, funcionam especialmente bem a proporcionar uma área desimpedida e uma organização impecável numa decoração cozinha pequena quadrada. Não há puxadores nem frisos, sem sequer outros ornamentos visuais, e a homogeneidade que isso cria ajuda à percepção de amplitude.

6 – O calor dos tons quentes não conhece barreiras de espaço

Embora a grande tendência de decoração, em especial da decoração de cozinha pequena quadrada, sejam as cores frias, nada o impede de preferir as cores quentes, porque a moda é você que a faz!

7 – Vintage

É o estilo retro chic no seu esplendor, dado sobretudo pelo padrão geométrico do pavimento e doa azulejos da parede, e pelo espectacular frigorífico vermelho de inspiração retro (de uma marca bem conhecida por esse design).

8 – O abraço do rústico

Fazer uma cozinha quadrada, mas aberta para o espaço contíguo faz desaparecer o problema da pouca amplitude de uma área fechada, mas obriga a uma integração visual bem conseguida, que só se obtém de um excelente planeamento de cozinha. 

Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais