Marsala: Tudo Sobre a Cor e Ideias para Decorar
sexta, 01 de outubro de 2021 Homify Ida Gaspar JDias

A cor Marsala foi selecionada como a cor do ano de 2015, pelos especialistas do Panton Color Institute – Marsala Pantone.

Todos os anos, desde 2000, o Pantone Institute (empresa americana responsável pelo sistema de cores utilizado pela indústria do mundo todo) elege a cor da tendência do ano. Em 2013, por exemplo, foi Emerald Green, em 2014 – Radiant Orchid (um tom claro de lilás). Para 2021 temos o Ultimate gray e Illuminating.

Desde então, a cor marsala tem dado cartas nos mundos da moda e da decoração.

Sabia que o nome marsala vem de uma cidade italiana, que se encontra na região da Sicília e que é muito famosa pelos seus vinhos, que também tem o nome de vinho marsala. Mas curiosamente, o marsala não é uma tonalidade de cor de vinho. A cor marsala encontra-se entre as cores: rosa velho e terracota. É uma cor muito versátil, já que é possível combiná-la como imensas cores, desde o azul turquesa ao bege ou ao verde.

Hoje, queremos apresentar-lhe várias ideias de design de interiores em Marsala (vermelho marsala) e todos os seus tons semelhantes, de modo a inspirá-lo na sua decoração. Este pode ser aquele incentivo para mudar as cores da sua casa, para lhe dar um novo ar!

Vamos a isso? Então, siga-nos e confira a marsala paleta!

1. Por que gostamos da cor Marsala?

O marsala é uma cor forte, com carácter e impacto, atrai facilmente toda a atenção, sem muitos esforços, ou seja, só precisa de alguns apontamentos na sua decoração, para ser imediatamente o centro das atenções.

Dizem que as cores influenciam o nosso bem-estar e a nossa forma de ser no dia-a-dia. Por isso e se gostar desta cor, saiba que o marsala será uma cor que transmite estabilidade, confiança e auto-estima. Enquanto que noutros casos, esta cor poderá provocar sedução, calor e mistério. Estes sentimentos advém do facto do marsala ser uma mistura de castanho e vermelho.

Por outro lado, o marsala é uma cor de requinte, sofisticação e bom gosto. Proporciona glamour e luxuosidade ao ambiente, mas sem sobrecarregar, sem ser banal. Pelo contrário, é uma cor original, com muito estilo e cheia de personalidade.

Em termos religiosos, a mistura de tons do marsala cria um grau de conexão. Não é por nada que o traje dos monges budistas é muito próximo do marsala.

2. Marsala na casa de banho, por que não?

Gostamos de vos mostrar que é possível ser original com pequenos detalhes e dar outra dinâmica a um espaço, que nem sempre nos lembramos de decorar: a casa de banho!

Aposte em itens decorativos fáceis de trocar, quando se cansar. Por exemplo, toalhas, tapetes, vasos e flores. Quando quiser ter outra cor tendência, é só trocar estes acessórios. Fácil, não é?

3. Pequenos apontamos com cor marsala

E por continuarmos na onda de pequenos detalhes, temos um exemplo de sala de estar, em que usaram uma vela de cor marsala. Toda a decoração do espaço é de cor diferente, mas é incrível, como uma simples vela marsala parece interligar todas as cores, aquecendo o ambiente de todas as maneiras! Por isso, não há razão para não apostar num ou outro detalhe decorativo, se gostar de marsala, mas quiser manter alguma sobriedade e neutralidade.

4. Móvel de madeira e cor marsala

É uma forma diferente de introduzir cor na decoração. A partir daí é combinar a sua decoração tendo em conta essa peça-chave e de grande destaque. É, sem dúvida, uma peça para toda a vida.

5. Decorar marsala nas paredes

Nas paredes, a cor marsala aquece suavemente o interior. Prefira uma tinta fosca e aplique-a apenas numa parte da parede e não em todas as paredes da sala, por exemplo. Ao pintar apenas uma parede já estará a criar um toque original e aconchegante ao ambiente sem, por isso, escurecê-lo.

E se pintarmos uma parede do quarto numa tonalidade clara de marsala?

É uma forma original de decorar um quarto e torná-lo bem aconchegante.

6. Pintar um móvel

Em vez da parede pode pintar um móvel embutido, como uma estante ou mesmo uma peça de mobiliário na cor marsala. É uma forma diferente de trazer uma cor para dentro de um espaço e o custo é muito baixo. Além disso, é uma excelente solução para reaproveitar o que temos, dando vida a coisas mais velhas com um pouco de tinta marsala.

E pintar uma porta? Também é uma ideia original. Além disso, as camadas de pintura podem ser uma alternativa para reutilizar uma porta antiga.

7. Decorar o quarto infantil com marsala

Como já referimos as cores influenciam, por isso, é importante termos muito cuidado com as cores que escolhermos para decorar o quarto dos nossos filhos. É sempre preferível optar por um pano de fundo claro e/ou neutro. Contudo, para dar alguma dinâmica e vida ao quarto da criança podemos trazer algumas cores diferentes, como num tapete, por exemplo. Escolher um tapete mais escuro no quarto dos miúdos é mesmo uma boa opção, porque as crianças sujam tudo e assim, não irá ser tão visível.

8. Cores que combinam com marsala

Surpreendente mas não incompatível, o azul combinado ao marsala consegue criar uma decoração arrojada, elegante e ao mesmo tempo moderna.

Como vê, o marsala não combina só com cores neutras, pelo contrário, uma decoração moderna procura ser mais ousada e combinar cores mais fortes entre elas.

De facto, o marsala é super democrático e pode ser usado de uma forma muito ampla e criativa com diferentes opções de cores.

Uma combinação de branco e marsala cria ambientes elegantes e levemente ousados, em contrapartida, a composição entre o preto e o marsala transforma ambientes com imensa personalidade, mistério e glamour.

Se quiser combinar o marsala com o cinzento ou o bege também é seguro, nomeadamente se pretende uma decoração clássica e moderna.

O marsala enquadra-se na paleta cromática castanha, por isso, é muito fácil combiná-la com móveis e elementos em madeira, que irá proporcionar uma decoração muito aconchegante e acolhedora. Esta combinação pode perfeitamente criar espaços contemporâneos, sofisticados e mesmo rústicos.

Aconselhamos que avalie o efeito que pretende, até pode criar um moodboard, para ter uma ideia mais clara do resultado final.

Por fim, tenha em conta os materiais do seu espaço, fica bem com madeira, mas também o metal ou o vidro são excelentes opções.

Os materiais usados juntamente com o marsala também contam pontos na decoração, como é o caso da madeira. No entanto, o marsala não se limita a esse material, o tom pode ser mesclado com sucesso em peças de vidro e metal, por exemplo.

Não hesite em decorar a sua casa com a cor marsala, porque ela combina mesmo com todos os estilos, desde decorações clássicas, românticas, modernas, boho, rústicas e contemporâneas

9. Decorar o jardim com marsala

Depois de decorar o interior de casa com a cor marsala, pode arriscar e comprar alguns acessórios decorativos na cor marsala, para decorar o seu jardim. Fica bem acolhedor e visualmente bonito.

Esperamos que tenha gostado de voltar atrás no tempo e redescobrir este pantone 2015 – marsala.

Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais