Materiais para revestir o chão do seu quarto
sábado, 21 de março de 2020 Homify Ida Gaspar JDias

O quarto deve ser o espaço para relaxar após um longo dia, um lugar para descansar e recarregar as baterias para melhor enfrentar o dia de amanhã. A sensação de relaxamento no quarto não está apenas relacionada com o conforto da cama.

Muitas vezes, o quarto é a última prioridade na lista de todas as divisões para decorar, mas a verdade é que um quarto bem pensado pode realmente dar a impressão de um refúgio de paz.

Como acontece em muitas divisões, o revestimento do chão contribui muito para a energia e a atmosfera que um quarto transmite. Quer o sentimento que sentimos sob os pés, como também no estilo que desejamos.

Por isso, a homify quer partilhar, no artigo de hoje, algumas soluções possíveis para revestir o chão do seu quarto com estilo e bom gosto.

Acompanhe-nos!

1. Carpete

Já sabemos que as tendências são cíclicas e as carpetes estão a voltar gradualmente para dentro das nossas casas. De facto, não há nada de tão confortável como de colocar pés numa carpete quente e suave, logo pela manhã.

A carpete é quente e aconchegante, e continua a ser o revestimento de piso mais agradável para os pés. A carpete foi rotulada, durante muito tempo, como um ninho de poeira, mas a carpete moderna é hipoalergénica e é preferencialmente feita de lã de ovelha e com um acabamento limpo, em vez de materiais sintéticos.

Claro que, a carpete requer uma limpeza regular para evitar o acúmulo de ácaros. Uma das soluções para manter a carpete mais higienizada é de não andar com sapatos da rua em casa.

2. Pavimento em PVC

O pavimento em PVC é muito económico, fácil de instalar, fácil de limpar e tem possibilidades infinitas, quer em termos de formatos, como de cores.

Mas então por que não temos todos um piso de PVC nos nossos quartos? Simplesmente porque é um material sintético e oferece pouco interesse do ponto de vista estético e conforto.

3. Chão em madeira maciça

O chão em madeira maciça cria um espaço nobre por excelência. É extremamente duradouro e possui qualidades isolantes muito interessantes. Este tipo de revestimento nunca será muito quente, nem muito frio para os seus pés.

O chão em madeira maciça está disponível numa variedade infinita de cores, acabamentos e padrões de instalação.

Dica: permita cerca de 8 cm de espessura para um piso sólido sobre vigas contra apenas 1 cm para alguns pisos flexíveis.

4. Tacos de madeira

Esta solução enquadra-se na opção anterior. O taco de madeira pode ser colocado de várias maneiras, mediante o tamanho do mesmo.

As possibilidades são:

  • dama ou xadrez;
  • amarração;
  • diagonal;
  • escama;
  • espinha.

5. Microcimento

O microcimento é um revestimento muito tendência atualmente (2020). É um revestimento resistente, versátil, económico e moderno.

O microcimento pode ser aplicado sobre qualquer superfície, logo pode enquadrar-se perfeitamente num quarto. E não cria um ambiente frio e austero, pois tudo depende da restante decoração.

6. Ladrilho hidraúlico

O ladrilho hidráulico é muito usado no revestimento das cozinhas e casas de banho, mas por que não levá-lo para um quarto?! Os resultados ficam surpreendentes e com um certo toque mediterrâneo.

Este material é resistente e com características antiderrapantes.

Até pode criar um chão original e combinar o ladrilho hidráulico com madeira, por exemplo.

7. Cerâmica

A cerâmica pode ser olhada de lado para revestir o chão de um quarto, mas a verdade é que pode ser uma excelente solução se tiver problemas de humidade. Além de auxiliar no controlo da temperatura, deixando os ambientes mais amenos nos períodos de calor.

O piso cerâmico é de fácil manutenção, há diversos modelos e formatos que atendem a todos os gostos.

Há opções de cerâmica que imitam a madeira, por exemplo.

8. Decorar o chão

Se não gostar do revestimento do seu quarto, mas não conseguir efetuar estas obras, pode sempre encontrar estratégias decorativas, como colocar um bonito e confortável tapete ou vários.

Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais