Pavimentos de casa de banho: qual escolher e o que ter em conta
sexta, 07 de agosto de 2020 Ekonomista Luana Freire Jdias

Os diferentes pavimentos de casa de banho vão influenciar no conforto do seu dia a dia. Saiba como escolher e o que ter em conta na hora da compra.

Pavimentos de casa de banho: temos as melhores dicas e sugestões de compra para quem quer acertar na escolha e não gastar dinheiro em vão. Saiba qual escolher e quanto vai gastar. Fique connosco.

Na altura de construir ou remodelar casas de banho há muito para planear antes de passar à fase de execução das obras. Por isso mesmo, reunimos dicas essenciais para quem está de olhos postos nas melhores tendências, que garantem ótimos resultados e prometem respeitar o orçamento, mantendo a saúde do seu bolso em dia.

Neste artigo vamos focar num ponto fundamental e que deve estar no topo da lista de tarefas: a escolha do pavimento ideal para a sua casa de banho. Antes de mais, deve saber que é neste ponto que deve concentrar atenções especiais, pois esta escolha vai traduzir-se numa fatia considerável dos gastos com as obras na casa de banho. Reserve uma parte generosa do seu orçamento para o piso e os azulejos e mantenha o foco na higiene e na manutenção dos materiais escolhidos.

MERGULHE NO CONFORTO COM O PAVIMENTO CERTO PARA A SUA CASA DE BANHO

A casa de banho é onde pode relaxar ao final de um dia de trabalho, onde vai descansar os músculos após um treino exaustivo, onde vai arranjar-se ao espelho antes de sair de casa e onde os mais novos vão adorar brincar na água. Arriscamos, até, dizer que esta é a divisão onde o conforto e a qualidade dos materiais escolhidos mais importa. Concorda?

Seja para limpar-se da areia depois da praia ou para remover a sujidade depois de um passeio de bicicleta o que importa aqui é contar com um pavimento que seja capaz de suportar processos de limpeza regulares e não se estrague com arranhões e manchas. Se achava que não era possível ter um pavimento de casa de banho bonito e resistente a preços justos, em cerâmica, vinil ou laminado, desengane-se. Já pode começar a sonhar com isso.

PAVIMENTOS DE CASA DE BANHO: COMO ESCOLHER?

A escolha dos materiais que vai usar na sua nova casa de banho é pessoal, claro. Mas, a par dos gostos, a escolha deve ser baseada, também, na qualidade e em algumas características essenciais que este ambiente exige. Saiba mais aqui.

Como escolher os melhores materiais

Por que razão deve escolher cuidadosamente os melhores materiais para o pavimento da casa de banho? A resposta é simples: porque esta decisão é uma das que vai ter mais peso no resultado final – quer na questão visual, quer no orçamento das obras. Mas, então, como fazer a escolha certa? Nós ajudamos.

6 dicas para escolher o pavimento da casa de banho e ter mais benefícios todos os dias

  1. Antes de mais, já decidiu se prefere que o pavimento da casa de banho seja frio ou quente ao toque? Pavimentos cêramicos, vinílicos ou flutuantes, com efeito de pedra natural, carvalho quente, nogueira ou madeira branca, têm resultados diferentes nesse quesito. Seja qual for a sua preferência, não esqueça de garantir que escolhe um material à prova de riscos;
  2. Claro que, ainda no topo da lista de dicas, destacamos um conselho essencial: dê atenção aos materiais que sejam realmente resistentes à água;
  3. Procure por materiais com características específicas que garantam maior durabilidade e menor esforço de manutenção regular;
  4. O material deve ter baixo nível de porosidade para, assim, manter longe as manchas no piso e ser uma opção mais higiénica a longo prazo;
  5. Escolha um pavimento com características antiderrapantes, afinal, este é um ambiente que estará sujeito à humidade constante;
  6. Opte por pavimentos de casa de banho com necessidade reduzida de juntas.

3 TIPOS DE PAVIMENTOS DE CASA DE BANHO A TER EM CONTA

Pavimento cerâmico

O pavimento cerâmico é uma das escolhas mais comuns no que toca aos pavimentos de casa de banho e cozinha. Sendo este um material resistente e impermeável, torna-se portanto ideal para estes tipos de ambientes. No entanto, deve-se ter em conta que este tipo de soalho é frio ao toque. Se esta é uma característica a evitar, os pavimentos cerâmicos não são para si.

Pavimento vinílico

Esta é uma opção alternativa para casas de banho. À semelhança do pavimento flutuante, o piso vinílico é duradouro e garante conforto e impacto visual a preços mais reduzidos. Confortável e de toque quente, este tipo de piso conta com um acabamento plastificado que garante a sua resistência à humidade – ao contrário de outros materiais, como a madeira.

Contudo, é preciso ter especial atenção à sua aplicação, garantindo que a superfície fica completamente nivelada e limpa, caso contrário, o piso ganha fissuras ou bolhas.

Pavimento flutuante

O pavimento flutuante é, indiscutivelmente, o pavimento de eleição dos portugueses. Provavelmente porque é um material simples de instalar e bastante versátil, apresentando-se com efeito de madeira em padrões diversos. Outro ponto positivo é a sua alta durabilidade e necessidade reduzida de manutenção.

Ponto negativo desta escolha: para ter um piso flutuante na sua casa de banho deve escolher materiais resistentes à agua e impermeáveis. Isso pode significar ter de pagar até 3 vezes mais do que a sua verão tradicional.

Há cada vez mais tipos de pavimentos de casa de banho com diferentes efeitos e preços. Aposte nas principais tendências e garanta o efeito visual que sonhou, mas dê prioridade ao conforto e à durabilidade dos materiais que leva para casa. Certifique-se que faz a escolha acertada.

Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais