Roxo na Decoração: Formas Surpreendentes de Usar Tons de Roxo
domingo, 12 de setembro de 2021 Homify Elisabete Figueiredo JDias

Se há cor que não é consensual em decoração é o roxo… Se para muitos é sinónimo de espiritualidade e nobreza, para outros significa dor, tristeza e até luto.

Mas se há coisa que aprendemos com os nossos profissionais é que todos temos gostos diferentes e todas as cores têm lugar numa decoração, desde que seja do agrado dos cientes utilizadores do espaço.

O roxo é uma cor arrojada que se for bem utilizada, pode criar ambientes elegantes e muito interessantes.

E não precisa de se limitar ao roxo no seu tom mais comum! Há tantos tons de roxo que pode usar para criar graduações e esfumados cheios de mistério e sedução… Lilás, violeta, beringela. Não falamos de vegetais e plantas, mas sim de alguns dos muitos tons desta cor com que pode jogar para tornar os espaços visualmente mais impactantes!

Se o roxo é a sua cor de eleição e nunca vê nada de interessante nesse tom este é o seu dia. Venha connosco aprender um pouco mais sobre esta cor para que saiba utilizá-la com sucesso. Vai ver que com estas ideias vai deixar as suas visitas roxas de inveja!

1 – Uauu! Roxo na cozinha!

É verdade! Para os amantes do roxo começamos com um ambiente improvável para aplicar esta cor – a cozinha. Não é algo que se veja com frequência mas os nossos especialistas conseguem fazê-lo funcionar e claramente resulta.

Neste espaço usou-se o tom de roxo claro, mais delicado e suave e a sua cor foi ainda mais esbatida pela profusão de branco. As superfícies lisas e modernas contrastam com esta cor, normalmente associada a ambientes luxuosos, a veludos e a cetins, para criar uma atmosfera relaxante e aprazível.

2 – Lavanda para um quarto de inspiração campestre

Já lhe falámos das muitas tonalidades da cor roxo e aqui temos mais uma. A lavanda é uma planta com uma cor roxa vibrante e um aroma inconfundível, preferido desde sempre em perfumes e essências terapêuticas pelas suas propriedades relaxantes e calmantes.

3 – A força da cor violeta

O roxo resulta da mistura entre as cores vermelha e azul, e as suas variantes tonais pendem mais para uma ou para outra consoante a quantidade de cada uma dessas cores na mistura. O violeta é uma cor forte, cuja mistura tende mais para o vermelho.

Por vezes torna-se difícil encontrar cores que combinam com roxo, mas já vimos que o azul funciona.

4 – Um pouco mais de campestre

O púrpura é outro tom de grande força na graduação das tonalidades de roxo, pelo que deve ser usado com algum cuidado para não sobrecarregar visualmente o espaço. É uma cor associada à igreja e a cerimónias reais, mas também à lealdade.

5 – Roxo significado de sereno

Neste tom, um lilás mais delicado, tende assim a ser mais relaxante e a promover a paz e o equilíbrio necessários para um sono descansado. Simples, moderna e fácil de conseguir. Adicione neste ambiente um aroma de lavanda e tem a receita para um repouso muito merecido!

6 – Um quarto impressionante

Já referimos que a combinação entre roxo e azul funciona, mas, introduzindo-lhe ainda outra cor inesperada, que também resulta – o amarelo.

No seu todo esta não é uma combinação para indecisos! É irreverente e diferente, apenas para o palato dos amantes do roxo em toda a sua glória.

7 – Um único elemento absorvente

Uma dimensão totalmente diferente graças a um tapete em múltiplos tons de roxo, a fazer lembrar um mosaico.

8 – Roxo na fachada?

Não é uma escolha comum, mas o tom de beringela é uma alternativa muito interessante às tradicionais faixas azul-cobalto, amarelas ou cor de vinho da arquitectura alentejana.

9 – Trazendo o exterior para o interior

Um open space onde o roxo volta a ganhar protagonismo, numa mescla ecléctica de antigo e moderno com uma vitalidade única que os campos alentejanos e as férias inspiram.

10 – Cores que combinam com roxo

Que mistério é este que faz com que a combinação entre roxo e amarelo funcione tão incrivelmente bem? A resposta está no círculo cromático que mostra claramente como estas cores são perfeitamente complementares, ou seja opostas no espectro cromático e por isso mais contrastantes. Super interessante como funciona!

11 – Abraçando todo o ambiente

O roxo é significado de respeito, dignidade, purificação, transformação e por isso é uma cor algo séria, principalmente nos tons onde o vermelho vence um pouco ao azul, para originar um tom violeta intenso.

Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais