Telheiros em madeira para a churrasqueira – como fazer e quanto custam
segunda, 12 de abril de 2021 Homify Elisabete Figueiredo JDias

O verão já se vislumbra por entre as nuvens da chuva que tanta falta fazia. Entre dias de vendaval e chuva forte quase conseguimos sentir um pouco do calor desse verão que não tarda. Da praia e dos sunsets, das caminhadas na montanha e, claro, das churrascadas entre família e amigos! Haverá maior prazer do que ouvir as brasas a crepitar sob uma salsicha, seja de carne ou vegetariana? Esperar o grelhado chegar, sentado à sombra com todo o conforto, com uma cerveja ou um sumo gelado na mão? Nós achamos que não, e por isso hoje falamos-lhe de churrasqueiras!

Ter um espaço para churrascos é um privilégio por si mesmo, mas ter uma estrutura, pensada e planeada apenas para que possa desfrutar desse prazer em pleno, é simplesmente divinal. 

Embora atualmente a vontade de churrascar vá para além do estilo, e já existam muitos espaços de estilo moderno dedicados a esta atividade maravilhosa, a verdade é que a maior parte ainda tem um apelo rústico. Afinal, um churrasco aproxima-nos da forma mais primitiva de cozinhar os alimentos, daquele momento em que a tribo se reunia à volta da fogueira para saborear os frutos da caçada!

A madeira, mesmo sendo um material ancestral, é ainda hoje o material de eleição para os telheiros de jardim, em especial para as churrasqueiras. Então venha connosco e saiba tudo sobre ter um telheiro em madeira para a churrasqueira, desde a construção até ao preço aproximado!

Planeie

O telheiro, ou pérgula, para a churrasqueira tanto pode ser a estrela do seu jardim, como um verdadeiro desastre arquitetónico, e a linha que separa estas situações começa normalmente no planeamento. 

Fazer as coisas ao sabor do momento, sem medir, estruturar, escolher, combinar ou equilibrar os vários elementos é a receita para o desastre, culminando normalmente em espaços desordenados, que parecem uma manta de retalhos de itens desconexos. É por isso que o primeiro passo para ter uma churrasqueira de sonho é mesmo planear bem a construção do seu telheiro em madeira.

Comece por delinear o que pretende respondendo a algumas questões. A resposta a elas vai de certeza condicionar as suas escolhas. 

A estrutura vai estar ligada à casa ou vai ser completamente independente? 

A resposta a esta pergunta é fundamental para definir qual será o estilo da estrutura, pois se a anexar à casa é imperativo que a complemente na perfeição e não estrague a estética da fachada. Dito isto o mais vulgar é tentar coordenar o estilo moderno com um anexo moderno, e o rústico com um anexo rústico, e embora as estruturas contrastantes possam dar resultados espantosos é uma escolha bem mais arriscada. Se pretende enveredar pelo contraste o nosso melhor conselho é que procure um arquiteto paisagista para o auxiliar.

Toda a estrutura vai ser em madeira ou pretendo combinar materiais?

Hoje falamos de telheiros de madeira, mas há outras alternativas, como o plástico reciclado que imita a madeira, que são igualmente fantásticas, e pode combinar a madeira com o metal ou com a construção em alvenaria.

Vou construir o telheiro e a área da grelha ou pretendo instalar estruturas pré-fabricadas, ou ambas?

Pode construir de raiz, à medida do seu espaço, do seu estilo ou do seu orçamento, mas também pode preferir uma solução mais rápida optando por uma estrutura pré-fabricada. E ambas as escolhas podem ficar espetaculares, pois no mercado atual há opções de pérgulas pré-fabricadas a baixo preço, e muito bonitas!

Que área posso dedicar à estrutura churrasqueira?

As medições, sempre as medições. Nunca avance sem saber com exatidão as áreas que compõem o seu espaço exterior e que medidas quer dedicar a cada uma. Saber as medidas é também fundamental para o licenciamento como veremos mais à frente. Faça um esboço completo do seu jardim e uma boa estruturação paisagística para que tudo fique ordenado, mesmo que de forma aparentemente displicente.

Conheça os materiais, formas e estilos

O material de eleição neste artigo é a madeira. Mas que madeira? A madeira de pinho tratada e a madeira de eucalipto são as madeiras portuguesas mais usadas na construção de estruturas exteriores, e por isso são ótimas para telheiros, embora precise de ter a certeza da qualidade do tratamento por causa do risco de incêndios. Se optar pela madeira total não se esqueça de fazer uma área de pavimento resistente à volta da zona da grelha e de colocar um extintor por perto (este conselho é válido seja qual for o material da estrutura). 

Pode também preferir fazer uma pérgula de madeira mas usando uma parede da casa como apoio, e colocar ali o grelhador aproveitando a parede de pedra ou alvenaria mais resistente ao calor. Ou então construir uma estrutura em cimento e tijolo especificamente para a churrasqueira, deixando a madeira apenas para a cobertura.

Alternativas e acessórios

Não precisa de fazer tudo em madeira vulgar. Pode escolher construir uma estrutura rústica e depois adicionar-lhe um telhado em telha portuguesa para um tom mais tradicional, ou fazer um telhado de bambu.

A ideia do telhado é garantir sombra para usufruto nos meses de verão, mas se pretende uma utilização mais extensa, que se prolongue mesmo em dias de chuva, o melhor é construir uma estrutura sólida, com telhado impermeável e escoamento de águas.

Montar telheiros em madeira para churrasqueira não é uma tarefa complicada de fazer sozinho se escolher algo bem simples e tiver algum jeito para a bricolagem. Nas lojas da especialidade encontra madeira pré-cortada para fazer estruturas deste tipo e todos os elementos de fixação. Só vai precisar de alguma ajuda na parte de levantar e fixar os postes (depois de marcar e escavar os orifícios para eles). Depois pode instalar ali uma churrasqueira móvel e já está! Provavelmente não ficará uma construção tão perfeita ou tão glamorosa como uma solução profissional, mas terá a satisfação de saber que conseguiu.

No entanto, seja qual for o estilo escolhido não pode esquecer-se de alguns elementos essenciais a uma churrasqueira exterior: – assentos confortáveis e uma mesa para as refeições, que ninguém gosta de comer em pé!

Churrasqueiras com telheiro

Quem não sonha em ter uma moradia com terraço com telheiros para churrasqueira?

Os telheiros em madeira tratada ficam lindamente com qualquer tipo de decoração.

Se a sua casa tiver um estilo rústico, peça ao seu arquiteto uns telheiros rústicos para que tudo fique em harmonia.

Preciso de licenciamento camarário?

Depende! Em princípio estas estruturas são consideradas intervenções com um baixo impacto urbanístico, e por isso normalmente não necessitam de licença, mas isso depende essencialmente das dimensões da construção. 

Pode construir uma estrutura com o máximo de 10 metros quadrados de área e 2,20 metros de altura sem qualquer tipo de licença, mas se ultrapassar estas medidas já vai precisar de licença ou no mínimo de uma comunicação prévia dos trabalhos à câmara. Neste caso o melhor é contactar a sua câmara municipal para saber exatamente ao que está obrigado. Lembre-se de que se construir sem licença pode ser multado e/ou obrigado a remover a construção!

Prefabricados

As estruturas pré-fabricadas são a melhor alternativa para quem não tem tempo a perder e quer o seu espaço para churrascos já! 

Pequenos abrigos de jardim e pérgulas são bonitas, encontram-se em vários estilos, e podem ser utilizadas tanto como área de descanso como para fazer churrascos numa churrasqueira portátil. 

Muito mais fácil do que ter uma casa de madeira pré-fabricada e ter um telheiro de madeira pré-fabricado. Encontra conjuntos já pré-cortados ou mesmo semi montado, com vários formatos, em lojas da especialidade ou nos mesmos fornecedores das casas pré-fabricadas. Normalmente os fornecedores disponibilizam um serviço de montagem, em especial para estruturas um pouco mais complexas.

Preços

O preço depende quase exclusivamente da sua ambição e do seu orçamento. 

Encontra estruturas pré-fabricadas muito simples, sem telhado impermeável e só com sombreamento, dentro das medidas legais para não ter de solicitar licenciamento, por valores que começam em cerca de 300 Euros. E terá de montá-lo você mesmo.

Um telheiro de madeira lamelada de abeto tratada em autoclave, de 3550x2950x2100 mm e 10,5 m² de superfície, inclusive acessórios, peças especiais, elementos de ancoragem e verniz para tratamento de protecção contra golpes, chuvas, geadas e temperaturas elevadas, construído por profissionais vai custar-lhe bem mais, aproximando-se de 2000 Euros, mas terá muito mais garantias de durabilidade e melhores acabamentos.

Uma churrasqueira móvel com suporte em tripé básica custa-lhe cerca de 40 euros, sendo que a qualidade e o design fazem subir os preços. E uma pré-fabricada, em cimento e tijolo, tem valores que começam em 140 Euros. (fonte http://www.geradordeprecos.info).

E não se esqueça da mesa e das cadeiras! Consegue encontrar um conjunto básico, com um design minimamente atraente por cerca de 200 Euros.

Ou seja, pelo seu telheiro em madeira com churrasqueira e respetivos complementos pode gastar cerca de de 600 Euros, ou muito mais, se quiser!

Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais