Blog
Share:

10 Coisas que Tem que Fazer para Preparar a Casa para o Outono

September 21, 2022
homify.pt
Sílvia Cardoso
JDias
Share:

Já estamos a menos de um mês do fim do Verão, o que significa que está na hora de começar a pensar no que tem que fazer para preparar a sua casa para o Outono. É precisamente nesta fase de fim de Verão que deve percorrer a sua lista de afazeres para estar completamente pronto quando os dias mais frios chegarem para ficar. 

As nossas casas são o nosso aconchego e refúgio, mas dão trabalho e exigem cuidado e manutenção regulares para que continuem a dar resposta às nossas necessidades e a ir ao encontro dos padrões de conforto que procuramos.

No entanto, não precisa de entrar num frenesim. Hoje, e para o ajudar nesse sentido, partilhamos consigo uma lista com 10 pontos a tratar para fazer esta transição da forma mais cómoda e suave possível.

1 – Limpe ou Substitua as Calhas dos Telhados

Folhas, ramos, galhos, frutos a cair e as primeiras chuvas a chegar e as calhas do seu telhado entupidas, impedindo que a água drene devidamente. Descurar a limpeza ou a substituição das calhas (nos casos em que isso se aplique e faça sentido) pode levar ao surgimento de danos estruturais, por isso, não negligencie este ponto e limpe cuidadosamente as calhas antes de começar o Outono. Se esta é uma tarefa que não pode ou não se imagina a fazer, contrate uma empresa de telhados que a faça por si (e que, já agora, inspeccione o telhado para que perceber se este tem outros problemas que devam ser tratados atempadamente).

2 – Leve os Móveis de Exterior para Dentro ou Cubra-os

Os móveis de exterior são fabricados em materiais muito mais resistentes, o que não significa que deva deixá-los na rua sob as condições meteorológicas adversas do Outono. Depois de terminada a temporada de Verão, leve os seus móveis do exterior para o interior. Se não tem onde guardá-los, cubra-os com capas à prova de água. Os outros acessórios de exterior, como as camas de rede, os guarda-sóis ou as almofadas devem, também eles, ser levados para dentro.

3 – Verifique o Isolamento de Portas e Janelas

De nada lhe interessa ter um excelente sistema de aquecimento se o calor se perder pelas janelas ou portas. Aliás, a perda de calor por janelas é responsável por 25-30% do uso de energia de aquecimento. Mas não tem que ser assim. Fazer a calafetação de janelas e de portas é simples e pouco dispendioso.

4 – Inspecione Aparelhos de Aquecimento Antes de Começar a Usá-los

Inspecione todos os aparelhos de aquecimento antes de começar a usá-los. Para o efeito, pode chamar uma equipa profissional para lhe fazer uma limpeza e manutenção dos mesmos. Este ponto é extremamente importante não só para garantir um uso eficiente dos aparelhos (o que se refletirá no seu conforto e custos) como também para a sua segurança e da sua família.

5 – Troque as Pilhas

Uma vez por ano, verifique se todos os detectores de fumo e dispositivos de monóxido de carbono estão a funcionar. Como vai testar os aparelhos de aquecimento, também pode – e deve – acrescentar estes à lista.

6 – Programe o Termostato

Caso tenha termostato – se não tem, considere instalar um – programe-o para receber o Outono. O termostato é utilizado para automatizar os processos, tendo como principal função detectar as variações de temperatura e corrigir as amplitudes térmicas, mantendo os ambientes com uma temperatura sempre amena e saudável.

7 – Fertilize a Relva e Prepare o Jardim para as Temperaturas mais Frias

É melhor prevenir do que remediar. Se deseja ter um relvado com óptimo aspecto na Primavera e no Verão, deve prepará-lo no Outono e no Inverno. As raízes ainda estão vivas quando a relva não está a crescer, por isso, a aplicação de fertilizantes evitará estragos no Inverno. 

8 – Mude os Têxteis da Casa

Com as temperaturas mais baixas, chega também o momento de substituir os edredões (e as capas dos mesmos) por uns mais quentinhos. Tire tudo da cama e ponha a lavar. Faça, depois, a cama com têxteis mais quentinhos e adequados para o Outono e o Inverno. Use tecidos mais quentes, ponha uma mantinha aos pés das camas (e nos sofás) e mude as capas das almofadas para uma decoração mais outonal.

9 – Limpe e Organize a Casa a Fundo

Antes que comece mais um ano lectivo, dedique-se a limpar e a organizar a casa a fundo. Livre-se do que já não quer, gosta ou usa, doando ou vendendo em lojas de segunda-mão. Liberte espaço em sua casa e veja se lhe está a fazer falta alguma coisa. Acumular não é prático nem benéfico para a nossa saúde mental.

10 – Decore os Espaços com Aconchego

Não precisa de alterar por completo a decoração da sua casa, mas pode dar-lhe um toque mais outonal com cores quentes, velas (com aromas agradáveis como a canela ou o pinho), vasos com flores secas, tecidos mais ricos e/ou texturados, entre outras coisas.


Share:

Recent articles

Do you want to renovate your home? We can help you!
If you want a quote, send us a message.

Follow us on social networks