Blog
Share:

Qual a melhor cor para pintar as paredes dos quartos?

January 25, 2023
idealista.pt
idealista.pt
Foto de julie aagaard
Share:

Vais pintar as paredes dos quartos e não sabes o que escolher? Neste artigo ajudamos-te a eleger a cor e a combiná-la.Qual a melhor tonalidade para as paredes dos quartos? Qual devemos escolher para alcançar um resultado harmonioso e elegante? Devemos apostar em que cores para que o nosso sono seja tranquilo e possamos aliviar o stress e recarregar baterias? Aqui estão algumas dicas e ideias para pintar o quarto com a cor certa.

Qual a melhor cor para o quarto?

Em todas as suas nuances, o azul é a melhor cor para o nosso quarto porque transmite calma, paz, serenidade e boa energia. Na sua variante mais escura, é preferível combiná-lo com cores quentes como o amarelo mostarda, de modo a fixar pontos de luz no quarto e não escurecer o ambiente.

Como pintar as paredes dos quartos

Dependendo do teu gosto, estilo de decoração e do efeito que pretendes obter, podes pintar as paredes do quarto de:

  • Uma cor: uma cor mais escura para iluminar a parede por detrás da cabeceira;
  • Duas cores: seguindo uma linha horizontal, uma cor escura na parte inferior da parede atrás da cabeceira e uma cor clara na parte superior;
  • Três cores: neste caso, aplicar a tinta de acordo com a regra 60 - 30 - 10, ou seja, 60% cor principal, 30% cor secundária, 10% cor de acento;
  • Motivos gráficos: com "stencils", os padrões geométricos podem ser reproduzidos para dar um toque de personalidade à parede;
  • Cores relaxantes: pó, bege, creme, cinza claro, verde, azul claro e outros tons frescos ou pastel podem ser usados para promover o sono e reduzir o stress.

Paredes dos quartos com cores neutras

Para utilizar o cinzento como cor de parede, é necessário misturar castanho e branco e equilibrar as percentagens de acordo com a tonalidade que se pretende atingir.

O resultado será realmente elegante, mas para dar à sala mais algum caráter podes desenhar alguns padrões florais em papel pastel rosa e açúcar.

Quarto com paredes cor de açúcar

Delicado e relaxante, o papel de açúcar colorido é perfeito para as paredes de um quarto contemporâneo, clássico, campestre ou moderno.

Para evitar ser demasiado, deve ser utilizado com moderação em apenas uma parede e combinado com cores frias, tais como branco, cinzento e taupé.

Quarto de dormir com paredes cinzentas

Utilizar o cinzento como cor para as paredes dos quartos é também uma ideia vencedora, especialmente se for combinado com mobiliário de cor de madeira e enfatizado com um efeito de cimento.

Cor bege para paredes de quartos

bege é fácil de combinar e é amigo de todos os estilos de decoração (clássico, mínimo, étnico, chique, moderno, etc.). Tem um forte poder iluminador, foi sempre usada como cor para as paredes dos quartos, nunca sai de moda e é perfeita para aqueles que amam a sobriedade e não querem ousar com contrastes e cores brilhantes.

Paredes dos quartos de cor verde

verde, em todos os seus tons, é também perfeito para usar como cor para paredes de quartos, em combinação com cores como o cinzento claro e o creme para um efeito elegante, ou numa variante mais escura decorada com estampados florais para um efeito de selva.

Cor relaxante para as paredes dos quartos

Tal como o azul, o rosa é uma cor fria muito relaxante, capaz de incutir um bom humor e transmitir uma sensação de bem-estar. Pode ser combinado com cortinas e outros elementos decorativos pertencentes à mesma paleta de cores e é ideal para aqueles que querem um quarto de dormir requintado e exclusivo.

Share:

Recent articles

Do you want to renovate your home? We can help you!
If you want a quote, send us a message.

Follow us on social networks