9 ideias para estofar o sofá da sala
sexta, 16 de julho de 2021 Homify Sílvia Cardoso JDias

Se o seu sofá, em termos de estrutura, ainda está em perfeito estado, para quê deitá-lo fora como se já não valesse nada? Aproveite a estrutura e a armação e escolha um novo tecido para o revestir. Desta forma, conseguirá poupar o seu orçamento e conseguir a tão desejada transformação. Basta ser criativo. Damos-lhe algumas ideias nesse sentido. Encontrará, sofás mais lisos e discretos, outros com padrões mais sedutores. Tudo dependerá do seu estilo e do estilo da sua casa. 

Curioso? Vamos a isso. 

 

1. Escolha o sofá antigo que pretende renovar

Em quase todas as casas, há um móvel que já não tem utilidade e que, mais cedo ou mais tarde, acabamos por deitar fora ou oferecer. Raramente pensamos no plano B: a reciclagem. Uma mesa antiga pode ser lixada, pintada e polida, por exemplo. E um sofá? Pode-se aproveitar o esqueleto, tirar as medidas de todas as partes e estofar. Se tiver jeito para tal, até pode levar a cabo esta tarefa com as suas próprias mãos. Por outro lado, se não se acha talhado para tal labuta, contrate uma empresa que faça isso por si. 

 

2. Estofar não é difícil

Alterar o aspecto do seu sofá não é difícil. Muito pelo contrário. Primeiro, deve tirar as medidas correctas para fazer o molde de cada peça que o conforma. Lembre-se que cada parte deve ser medida para que o novo tecido envolva toda a tela ou espuma das almofadas. 

 

3. Não tenha medo de combinar padrões

A mistura de padrões põe em destaque a área em causa, impondo um estilo mais boémio e menos tradicional. O sofá, em particular, tem um lado com flores e outro mais geométrico e minimalista. 

 

4. As cadeiras dobráveis também podem ser aproveitadas

As cadeiras dobráveis tendem a perder a sua forma original em poucos anos se usadas com regularidade. A estrutura é frágil e o tecido começa a ceder com o peso dos corpos. Mas, se vir que isto acontece, não pense logo em livrar-se da cadeira. Escolha uma tela nova ou outro tecido resistente e remodele a peça. Pode torná-la mais original usando aplicações em macramé.

 

5. Um sofá confortável e forrado

Uma das melhores vantagens de estofar um sofá é poder combinar o tecido com um modelo que realmente o cative. Quantas vezes nos apaixonamos por um modelo, mas não gostamos da cor ou vice-versa? Se decidir forrar o sofá, pode escolher qualquer tecido, entre milhares – liso, às riscas, com padrão floral, entre outros. Há opções para todos os gostos e para todos os bolsos. Deve visitar várias lojas e analisar os preços antes de pôr mãos à obra.

 

6. Sim ao branco!

O branco estará sempre entre os nossos favoritos por ter o poder de emprestar luz e beleza aos espaços. Contudo, também exige manutenção. Escolha um tecido impermeável e de fácil limpeza ou então opte pelo couro, muito fácil de manter. Se a sua casa tem uma área reduzida, esta é uma boa opção para a ampliar visualmente.

 

7. Cores diferentes

Longe vão os tempos em que numa casa todas as peças tinham que estar numa harmonia cromática irrepreensível, ou seja, com todas as peças a condizer. Claro que sim, deve haver harmonia. Mas, ela não se obtém apenas através do uso das mesmas cores ao longo de todo o espaço. Não tenha medo de escolher tons diferentes, mas que liguem entre eles e de usar tecidos que criem contrastes.

 

8. O novo móvel deve seguir o estilo dos já existentes no espaço

Ponha as suas habilidades de decorador à prova. Ao escolher o novo tecido, não se deixe levar pelo entusiasmo e lembre-se que já existem móveis no espaço com os quais ele deve dialogar. Escolha um tom ou um padrão que encaixe no conjunto. Com isto não queremos dizer que tem que ser exactamente da mesma cor. Mas, se enveredar por uma cor mais vibrante ou por um padrão mais ousado, não se esqueça que ele tem que fluir na decoração e não parecer desfasado em relação à mesma. 

 

9. Opções sumptuosas

Mesclar texturas não é uma tarefa fácil quando se trata de tapeçaria. Antes de comprar o tecido, considere como é que ele vai ficar na casa. Peça na loja uma amostra e experimente-a ao lado do mobiliário.

 

Extra: Como forrar um sofá

Em jeito de conclusão, não deve mesmo desperdiçar sofás antigos que tenha em sua casa porque com a oferta que existe de tecidos para forrar sofás, irá sair-lhe mais económico. Contrate um estofador de sofás e juntamente com um arquiteto de interiores, estofar sofás nunca fez tanto sentido para dar um novo look à sua sala!

Ce site utilise des cookies pour améliorer la navigation de nos utilisateurs. En naviguant sur le site, vous consentez à son utilisation. Fermer ou en savoir plus