Para Interior e Exterior: 1001 Formas de Usar Ripas de Madeira
segunda, 23 de agosto de 2021 Homify Sílvia Cardoso JDias

Os ripados de madeira são tendência, tanto para interior como para exterior. Como o próprio nome sugere, são painéis formados por ripas de madeira estreitas e longas que surgem dispostas na vertical, embora também possam aparecer na horizontal (menos comum). Para além da madeira, também se podem fazer estes ripados com MDF, um derivado da madeira que é mais económico, mas bastante resistente. Porém, a madeira, pelas características que apresenta, será sempre a melhor opção. Pode, por exemplo, usar madeira de carvalho, de nogueira, de abeto, de pinho, entre outras.

As ripas de madeira são altamente decorativas e podem ser usadas para servir diferentes propósitos em ambientes decorados com estilos distintos. É uma solução versátil, de fácil aplicação e que proporciona imenso aconchego aos espaços. Os arquitectos e designers de interiores usam-na amiúde e são criativos na forma como incorporam este elemento nos espaços. Ora venha ver se não temos razão!

 

1. Ripas de madeira a demarcar a entrada

Começamos por uma das aplicações mais comuns: as ripas de madeira a separar a entrada do resto da casa. Há muitas casas cuja entrada dá directamente para a sala ou para outro ambiente mais privado, o que não é especialmente agradável. Mesmo quando se trata de um open space, é importante que haja elementos a sectorizar o ambiente para garantir que este não perde o intimismo e o conforto. A entrada é uma zona de passagem e um espaço que acaba por estar mais exposto a olhares externos (dos carteiros, dos entregadores de comida, dos vizinhos, e assim por diante), pelo que deve estar, de alguma forma, apartado das zonas mais privadas da casa. O ripado é uma boa opção para separar estes espaços de forma leve e sofisticada. Deste modo, o interior fica mais bem organizado e a vida em família mais protegida.
 

2. Ripas de madeira para parede

Paredes com ripas de madeira? Porque não? Andamos sempre à caça de ideias para embelezar as paredes da nossa casa. Podemo-lo fazer com quadros, com espelhos, com papéis de parede, com apliques de iluminação, mas, se quisermos ir mais além, podemos considerar revestir uma ou mais paredes com ripas de madeira. Numa sala de estar, por exemplo, pode-se personalizar a parede que está por detrás da televisão com um ripado. É uma excelente forma de trazer tridimensionalidade a um espaço e, acima de tudo, de o tornar mais acolhedor, original e elegante. O ripado pode, claro está, ser posteriormente decorado com quadros e servir como estrutura para se suspender a televisão com segurança. Para um ambiente mais claro, opte por ripas de madeira de pinho ou de carvalho.

 

3. Portas ripadas

Na primeira imagem, a porta ripada foi a solução encontrada para esconder a cozinha quando esta não estiver a ser utilizada. Uma ideia muito engenhosa para quem tem a cozinha e a sala ligadas, mas quer ter a opção de as separar por completo sempre que necessário. Deste modo, pode-se receber alguém na sala sem que haja a preocupação de a cozinha estar desarrumada. Fecha-se a porta e pronto.

Os perfis ripados são uma boa escolha para filtrar a exposição sem abrir mão das vistas. É a perfeita união entre função e estética. Esta espécie de biombo de ripas de madeira lembra-nos, aliás, as típicas portas japonesas que sobressaem pela sua elegância e minimalismo.

 

4. Ripas de madeira para escadas e corredores

As ripas de madeira, no interior, podem, ainda, ser utilizadas para definir e proteger as escadas. São uma boa alternativa ao tradicional corrimão e uma opção mais segura. Além disso, as linhas verticais das ripas comunicam uma ideia de continuidade, encorajando a mobilidade ascendente. Do ponto de vista arquitectónico, há uma certa poesia inerente a esta solução.

E por falar em espaços de passagem, a ideia das ripas de madeira para parede é igualmente aplicável a um corredor.

 

5. Ripas de madeira para estúdios

Um estúdio é um pequeno apartamento com apenas uma divisão, o que significa que se vive, come e dorme num único espaço. O grande desafio é, por isso, separar estes ambientes sem que eles estejam, efectivamente, separados (já que não há paredes e portas entre eles). Saber onde cada área começa e acaba torna a vivência dentro do mesmo mais confortável e funcional.

 

6. Ripas de madeira como cabeceira de cama

A cabeceira da cama é o ponto focal do quarto, por isso, fuja do tradicional e certifique-se de que a sua chama a atenção pelas melhores razões! As ripas de madeira como cabeceira são uma super tendência que, ainda por cima, é muito fácil de executar. Pode aplicar as ripas directamente na parede, em altura ou em largura, e pintá-las da cor que quiser. Além disso, e se as ripas estiverem na horizontal, pode usá-las para prender as mesas de cabeceira que ficarão como que a flutuar, o que é ideal para um quarto que se queira leve e minimalista.

 

7. Ripas de madeira com prateleiras suspensas

As ripas de madeira são muito decorativas, mas não lhes falta praticidade. Assim, mesmo que use ripas de madeira para decoração, pode sempre dar-lhes mais um propósito, optimizando o espaço da sua casa.

 

8. Ripas de madeira para decoração

As ripas, são mais um apontamento do que, propriamente, uma necessidade. A grande vantagem das ripas é que não criam um obstáculo à passagem de luz e de ar e não comprometem o contacto visual entre ambientes.

 

9. Ripas de madeira para exterior

No exterior, as ripas de madeira podem servir como vedação, como estrutura para se suspenderem vasos, como divisória. A imaginação é o limite. Para um ambiente mais orgânico, sugerimos que deixe a madeira com a sua cor natural, mas, se preferir, também pode pintar as ripas com o tom que melhor se adequar à decoração do seu jardim, terraço, pátio ou varanda. Fica a seu critério. Lembramos, no entanto, que as ripas estão mais expostas nestes espaços e, por isso, a madeira deve levar uma camada de protecção adicional. O acabamento mais comum para a madeira ripada é feito com selador fosco ou acetinado (tem pouco brilho), mas, para o exterior, é preferível usar verniz fosco ou acetinado.

 

10. Onde comprar ripas de madeira?

Qualquer loja de construção e de bricolage vende ripas de madeira. Normalmente, não são caras, mas tudo depende do tamanho e do tipo de madeira. É preferível escolher uma madeira resistente para que as ripas não comecem, mais tarde, a entortar.

No entanto, recomendamos vivamente que se aconselhe junto de profissionais que garantam a qualidade da instalação, sobretudo se as ripas forem usadas em escadas. Um carpinteiro ou marceneiro pode ajudá-lo a escolher a melhor madeira e, claro está, a instalar o seu ripado de forma correcta e segura.

Ce site utilise des cookies pour améliorer la navigation de nos utilisateurs. En naviguant sur le site, vous consentez à son utilisation. Fermer ou en savoir plus