Isolamento térmico: como manter a casa quente durante o Inverno
domingo, 20 de setembro de 2020 Homify Sílvia Cardoso Jdias

O Outono está já ao virar da esquina e o Inverno aproxima-se a passos largos. As temperaturas caem, passamos mais tempo dentro de casa e queremos conforto. Se está a construir ou a remodelar casa ou se, todos os Invernos, a sua família se debate com o desconforto de ter a casa fria, então, este artigo é para si. Um bom isolamento térmico é fundamental por várias razões. Primeiro, quando pensamos em energia, devemos pensar em como poupar e não em como gastar. Na nossa casa, a poupança de energia passa, incontornavelmente, por apostarmos num bom isolamento térmico. De nada nos serve ter uma boa fonte de calor dentro de casa, se esse calor se evade pelas paredes e telhados, fazendo com que tenhamos que gastar mais e, no fim, pagar também muito mais. Por isso, não veja a questão do isolamento térmico como um gasto: é uma necessidade e um passo essencial para a poupança de dinheiro e, ao mesmo tempo, do planeta.

Depois, não nos esqueçamos que a camada de isolamento também preserva a estrutura da casa e evita que surjam problemas tão chatos como a humidade.

Por fim, mas não menos importante, permite que desfrutemos de uma temperatura agradável ao longo de todo o ano (sim, é verdade que se fala mais sobre o assunto quando chegam os dias frios, mas o isolamento também traz conforto no Verão).

Hoje, damos-lhe algumas sugestões sobre o assunto. Tome nota e, no fim, coloque todas as questões que quiser.

1. Cortiça

Portugal detém um terço da área global de sobreiros e é responsável por 55% da transformação mundial. Numa altura em que é tão importante usar materiais sustentáveis e promover o que de melhor se faz em Portugal, a cortiça tem, necessariamente, que estar entre as opções principais para isolar uma casa. Estamos a falar de um material ecológico, durável e 100% reciclável que, ainda por cima, é compatível com diferentes tipos de revestimentos de parede (betão, pedra ou madeira, por exemplo). Para além de ser uma excelente solução para melhorar a eficiência energética da sua casa, possui propriedades hidrófugas, isto é, repele a água, o que significa que pode ser incorporada em espaços que apresentam risco de penetração da humidade. A cortiça pode servir como material de isolamento em paredes, nos telhados e no piso e a aplicação é tão fácil como se vê nesta imagem da Go4Cork by Amorim.

2. Cuidado com o telhado

Há quanto tempo não manda inspeccionar o seu telhado? Preocupa-se em fazer uma manutenção regular? Alguma vez pediu para substituir as telhas? Contratou um profissional para o efeito?

É através das paredes que se perde mais calor, mas, logo depois das paredes, está o telhado, estrutura pela qual se perde cerca de 25% do calor gerado de uma casa. É muito. Por isso, não deixe o Inverno chegar e, se não o fez recentemente, comece já a procurar empresas que se dediquem à instalação e à manutenção de telhados para fazer um ’check-up’ ao seu. Aliás, a imagem acima é da BMI Group, uma empresa onde pode encontrar excelentes produtos para garantir um bom isolamento do seu telhado e aconselhar-se em relação às melhores soluções para a sua casa.

3. Lareira

Há coisa melhor do que uma lareira a aquecer a casa no Inverno? As lareiras são aconchegantes, são eficazes e são tão bonitas! Actualmente, há vários tipos de lareiras. Se tem uma lareira aberta, daquelas mais tradicionais, tente perceber se é possível fechá-la para, assim, poder usufruir de um sistema de aquecimento real. Contrariamente às lareiras tradicionais, as lareiras fechadas possibilitam que se aproveite mais de 85% do calor produzido.

4. Vidros e esquadrias

Os vidros e as esquadrias devem igualmente ser tidos em conta porque podem constituir um problema sério à retenção do calor numa casa. Sugerimos, mais uma vez, que contrate um profissional para inspeccionar as suas janelas. Pode ser necessário eliminar frestas ou substituir os vidros actuais por vidros duplos (há, inclusivamente, vidros triplos, por norma usados em locais mesmo muito frios) ou por vidros de baixa emissividade ou low-e, isto é, que possuem uma fina camada de metal que cria uma barreira à passagem de temperatura. Se não pode, neste momento, fazer esta pequena intervenção, então lembre-se que as cortinas também formam uma barreira e que são muito úteis para aquecer os ambientes. Uma cortina grossa é muito mais eficaz nesse sentido do que uma cortina diáfana, por exemplo. Pode, até, comprar um varão duplo para ter duas camadas de cortinas (uma grossa, por cima, e outra mais fina, por baixo).

5. Revestimentos

Há revestimentos mais quentes do que outros. Quando pensamos, por exemplo, na cerâmica, facilmente a associamos a um toque frio e pouco confortável. Já a madeira, a cortiça, as alcatifas (boas para quartos) ou os laminados são melhores escolhas para criar ambientes quentes e cómodos. Se passa frio em sua casa e tem chão em cerâmica em todas as divisões, pense se não será esse o problema e considere substituir o revestimento do piso, pelo menos, das divisões onde passa mais tempo (porventura a sala e os quartos).

6. A decoração importa

O isolamento térmico é uma questão essencialmente estrutural e é importante pensar nele como tal, mas, se a sua casa já está construída e se, neste momento, não dispõe dos meios para fazer alterações mais profundas ou custosas, então aposte tudo na decoração. Esta última tem, também, um papel essencial no conforto de uma casa. Já referimos as cortinas neste artigo. Tal como elas, também as carpetes têm um impacto muito significativo no conforto térmico dos ambientes. Não se esqueça, também, das mantas, das almofadas e dos tecidos que escolhe: o veludo, o jacquard, o chenille e o pêlo sintético são uma forte aposta das lojas de decoração para estas estações.

7. Soluções rápidas para as paredes

Se as paredes estiverem despidas, mais depressa o calor se escapa. Por esta razão, sugerimos que encoste os móveis volumosos às paredes e que cubra estas últimas com quadros, espelhos, molduras e papel de parede. As cores mais escuras e os tons fechados deixam os espaços mais quentes e são ideais para o Inverno.

 

Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais