Mesa de Jantar Extensível: Todos os Tipos
quinta, 28 de outubro de 2021 Homify Elisabete Figueiredo JDias

As mesas de sala de jantar têm uma magia muito especial!

É à volta delas que se passam jantares de conversas intermináveis em reuniões de família e amigos, que se partilham alegrias e até algumas tristezas. São palco de discussões acaloradas, de festejos, de união e de desunião. E é sempre um momento de grande alegria quando está na hora de pôr essa mesa mais especial e cuidada para receber os entes queridos. No entanto, em algumas casas há um problema à vista… Onde sentar toda a gente?

Gosta de receber pessoas em sua casa? Amigos e família vão e vêm intermitentemente? Gosta de acomodar todos com conforto, mas a sua mesa de jantar não estica? Isso é um problema! Mas, se a sua mesa não estica, está na hora de arranjar uma que o faça! Compre uma mesa extensível.

Se ainda é renitente à ideia de ter uma destas mesas de jantar por achar que é mais feia, mais grosseira ou tem modelos mais limitados, vai gostar de saber que isso já não é assim.

Há imensos modelos de mesas de jantar extensíveis, com estéticas impecáveis, em qualquer estilo, que podem fazer as delícias dos mais exigentes designers de interiores – fechadas ou abertas.

Neste mundo da decoração há sempre um lugar especial para a funcionalidade, e estas mesas estão entre os móveis de sala de jantar mais cobiçados.

Neste artigo falamos de mesas extensíveis, dos vários tipos de abertura e dos materiais que as compõem. Não perca!

 

Tipos de mesas extensíveis

Há inúmeros modelos de mesas extensíveis e quase tantos sistemas de abertura.

Há mesas que têm um compartimento sob o tampo, que permite arrumar mais uma folha de bancada, que pode ser puxada e fixada com um mecanismo de suporte para funcionar como espaço extra de refeições.

 

Vantagens das mesas extensíveis

A vantagem imediata e absoluta desta mesa é permitir amplitude espacial no quotidiano, através de um tamanho mais pequeno, e mesmo assim dar a possibilidade de expansão dos lugares sentados, quando a ocasião assim o exige.

A variedade de modelos que encontra no mercado é simultaneamente uma vantagem e o testemunho do seu sucesso. É sempre possível encontrar a mesa extensível certa para a sua decoração, seja qual for o seu estilo.

Por exemplo, as mesas extensíveis mais comuns têm tampo de madeira, mas se esse material é demasiado pesado para o seu espaço exíguo, também pode optar por uma mesa com tampo de vidro, de que falaremos adiante.

A adaptabilidade é outra vantagem e o conceito de mesa extensível aliou-se à extensão da bancada da cozinha para mesa de refeições, e origina uma mesa de refeições rápidas que pode expandir e tornar-se numa verdadeira mesa de jantar. Sejamos sinceros: – fazer uma refeição descontraída, entre amigos, a conviver enquanto se preparam os petiscos, será um privilégio para qualquer visita!

Desvantagens das mesas extensíveis

Uma desvantagem apontada por muitos às mesas extensíveis é a de muitas vezes apresentarem algum tipo de encaixe no tampo, que não permite uma imagem de mesa totalmente lisa e minimalista. Esse encaixe ou friso será normalmente mais bem acabado quanto mais caro for o móvel, mas quando escolher a sua mesa deverá sempre assegurar-se dos detalhes na madeira, no metal ou no vidro nessa zona. Ainda assim, esta é apenas uma desvantagem em alguns casos, uma vez que é bastante fácil de encontrar mesas extensíveis com o tampo totalmente uniforme, porque têm um sistema de deslizamento pela parte inferior do tampo na abertura.

Outra desvantagem muito apontada é a fragilidade de alguns dos mecanismos de recolha e levantamento do tampo extra, que tendem a encravar e até a partir em alguns casos.

A melhor maneira de evitar esta desvantagem é investir numa mesa de boa qualidade, com garantias. Em Portugal temos fabricantes de móveis de primeiríssima categoria e de certeza que encontrará a peça certa!

 

Mesas extensíveis redondas?

Sim, de qualquer formato! Há mesas extensíveis redondas, ovalizadas, quadradas, rectangulares… E em qualquer tamanho, também!

Um facto interessante das mesas de jantar redondas extensíveis é que, quando abertas, não ficam redondas pois, normalmente, a extensão dá-se a partir do centro, acrescentando à mesa uma secção rectangular central.

Estas mesas são especialmente úteis em espaços mais pequenos ao permitir um melhor aproveitamento da área disponível.

 

Cuidados a ter na hora de comprar uma mesa extensível

Escolher uma mesa de jantar extensível não será difícil, uma vez que a oferta é muita, mas a sua compra requer alguns cuidados, face à compra de uma mesa simples.

Já referimos a importância de verificar cuidadosamente o acabamento das uniões do tampo, mas é preciso destacar esse cuidado. Ao abrirem e fecharem, as mesas extensíveis estão mais sujeitas a embates e a riscos, que podem comprometer a estética da peça a curto prazo. Se a isso somar falhas no acabamento de cada uma das folhas do tampo e das uniões, a vida da sua mesa com a estética que adorou na loja será curta.

Outro aspecto muito importante é a testagem do sistema de abertura e colocação da folha extra. Sempre que vir uma mesa de que gosta, peça para experimentar o sistema de abertura para verificar a sua eficácia e simplicidade de uso. Se perceber que tem dificuldades o melhor é optar por outo modelo, pois rapidamente irá estragar o mecanismo se tentar forçá-lo.

Em princípio o mecanismo de abertura das mesas extensíveis deve ser robusto, no entanto se não sentir a estabilidade e a firmeza necessárias, aconselhamos a que escolha outro modelo.

Tenha também em atenção garantias especiais, como uma extensão da garantia por exemplo. Essa extensão afirma a confiança do produtor no seu produto e dá-lhe mais garantias a si, se algo correr mal.

 

As mesas extensíveis de vidro

As mesas de tampo de vidro dão sempre uma maior sensação de amplitude devido à sua transparência e ao brilho e, como já referimos também há mesas de jantar extensíveis de vidro.

Estas mesas são maravilhosas e normalmente aparecem em designs arrojados e modernos, mas a sua aquisição requer alguns cuidados adicionais.

Os tampos destas mesas são de vidro temperado e muito resistente, mas deve sempre verificar as extremidades e zonas de corte, para se certificar que não apresentam micro-fracturas que ponham em causa a resistência do vidro.

Por outro lado, a abertura é ainda mais delicada, porque se o vidro é resistente a riscos, pode não ser tão resistente aos danos causados por uma pancada de impacto. Verifique a facilidade de abertura e a resistência do sistema.

Opte por modelos em que a folha adicional fique fora da vista para evitar danos extra e dedadas difíceis de remover por ficarem inacessíveis dentro do sistema de abertura, mas à vista quando fechadas.

Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais