Qual é o material mais adequado para bancadas de cozinha?
sexta, 09 de outubro de 2020 Homify Elisabete Figueiredo Jdias

Planear uma cozinha! Uma das questões importantes que deve decidir antes de começar a construção ou a renovação é o material a ser utilizado para bancadas de cozinha e armários, e a forma como esse material contribuirá para a decoração do espaço. As características do material que usar, as suas cores e texturas, estarão intimamente relacionadas com o seu estilo e com a qualidade da sua decoração. 

Existem dezenas de diferentes tipos de materiais que pode escolher para a bancada e para os armários de cozinha. Normalmente os produtos fabricados a partir de várias misturas de materiais como pedra, areia e mármore são usados para as bancadas, enquanto os produtos fabricados a partir de madeira são usados para os armários. 

Hoje a Homify reuniu para si ideias e recomendações que facilitarão o seu trabalho de seleção dos materiais de bancada. A informação que apresentamos sobre o assunto, acompanhada de bonitas imagens exemplificativas, pode realmente ser-lhe muito útil. 

Tem duas opções: – pode encomendar bancadas de cozinha especiais para o seu espaço e estilo, ou adaptar bancadas pré-fabricadas, concebidas por designers de cozinha e instalá-las, sem comprometer a estética. Mas, seja qual for a sua escolha, nós aconselhamo-lo a examinar cuidadosamente todas as amostras e modelos possíveis antes de decidir qual é o melhor para a sua cozinha. Faça uma pesquisa completa até encontrar o modelo mais adequado para não ter o arrependimento da sua vida! 

Bancada em pedra natural

A maior vantagem das bancadas feitas de pedra natural é que elas são muito robustas. 

As bancadas de mármore e granito, tão apreciadas, estão no grupo da pedra natural. 

A bancada de granito é fabricada a partir de uma rocha que isola o calor, é durável e pode ser encontrada em dezenas de cores diferentes. Embora tenha muitas opções de cores, é sempre uma estrutura de cor mista, não um produto de cor sólida. É muito conveniente para uma utilização prolongada e intensa, mas pode ser necessário polir todos os anos porque a ocorrência de pequenas rachaduras no uso a longo prazo é provável. 

Embora o mármore tenha muitas vantagens, é um material que pode criar manchas quando em contacto com materiais ácidos. Por este motivo, é necessário um tratamento cuidadoso. 

As bancadas de pedra natural podem ser um pouco mais dispendiosas do que outras feitas com outros materiais mas são sempre bonitas e clássicas, além de muito resistentes, especialmente quando combinadas com armários de madeira, para criar uma imagem e construção sólidas. 

A pedra é perfeitamente compatível com a linha estética de armários de bancada usados na composição da cozinha da imagem.

Bancada em Corian, Dupont

As bancadas em Corian, um material composto por 2/3 de minerais naturais, 1/3 de acrílico e pigmentos, entram no grupo de bancadas de superfícies duras, também conhecidas como bancadas de acrílico. 

As bancadas acrílicas são feitas de matérias-primas de produtos como pedra, areia e vidro, aglomeradas com acrílico. É muito popular porque é um material artificial, produzido por máquinas, e que pode ser facilmente moldado. A superfície é lisa e resistente a arranhões, pois não é porosa, o que torna este um produto higiénico e muito resistente. É usado muitas vezes no setor de saúde e em casas de banho com grande afluência. 

Estas bancadas oferecem uma grande variedade de cores, com alternativas claras e brilhantes. Além disso, as cores não se desvanecem e a manutenção é bastante fácil. 

Esta proposta de design chama a atenção pela sua estética, bem como pela qualidade dos materiais utilizados.

Bancada Dekton

As bancadas Dekton também estão no grupo das bancadas fabricadas com materiais compostos. O Dekton é um material duro mas fácil de trabalhar, formado pela compressão de vários materiais diferentes a alta temperatura e pressão. 

Uma vez que este material é produzido por compressão pode ser muito fino, sem deixar de oferecer grande robustez. Por este motivo, se o seu gosto recair por materiais finos deve considerar bem a utilização do Dekton. 

Este é também um material resistente ao calor, aos riscos e à abrasão, incolor e com grande resistência à rutura. Devido à sua estrutura não porosa, também é higiénico. O aspeto natural é, no entanto, menos apelativo do que o Corian, mas é mais económico do que as pedras naturais, como o granito e o mármore. 

Neste exemplo, a cor e o modelo utilizados neste design aperfeiçoaram a cozinha. Uma bancada branca e lisa, como esta é perfeita para completar uma cozinha decorada com estilo escandinavo, moderno e minimalista.

Bancada de quartzo

As bancadas de quartzo também se incluem na classe composta, mas não são muito económicos, pois são compostos de pedra de quartzo. Há várias marcas, entre as quais a Silestone, nome cujo o próprio material chega a ser conhecido. 

A gama de cores é menos variada que a de outros materiais compostos. É geralmente comercializado numa cor sólida, mas também pode ser encomendado com combinações e variações de cor. 

É durável e resistente contra arranhões e embates, mas pode ser afetado negativamente por materiais altamente ácidos e produtos químicos, tal como as bancadas em pedra natural. Portanto, requer um uso cuidadoso e exigente, mas tem uma manutenção e limpeza fáceis.

Antes de decidir por este material deve avaliar os seus hábitos e comportamentos, e solicitar o parecer de um arquiteto de interiores. Todos os dias há inovações e recursos que podem ser adicionados a todos os materiais à sua disposição, e aprender sobre as inovações mais recentes irá ajudá-lo a fazer uma melhor escolha.

Bancada em madeira maciça

As bancas de cozinha construídas com madeira maciça podem ser a melhor escolha para elegância e naturalidade. A paixão pela decoração com madeira, resultado da nossa admiração pela natureza e da nossa sincera confiança nesse material milenar, também se manifesta nos nossos balcões de cozinha. 

O uso de madeira maciça na bancada da cozinha é a característica mais marcante do estilo rural. Estas bancadas têm a vantagem de ser robustas, práticas e naturais, mas a sua maior vantagem é que qualquer design beneficiará da sua aparência elegante. 

O material sólido destaca-se pela sua imagem intemporal, texturizada e natural. Mesmo quando já tem uma imagem desgastada e desbotada, ainda parece elegante e especial! 

As bancadas de madeira maciça são duráveis, robustas, acessíveis, limpos, naturais, inofensivos para o meio ambiente e fáceis de manter.

Bancadas em laminado

Em primeiro lugar é importante frisar que os balcões laminados não devem ser confundidos com outros materiais laminados, como a madeira laminada. A madeira laminada é um material composto por algumas camadas de madeira fina, utilizadas na produção de parqué, mas não na produção de bancadas! 

As bancadas produzidas a partir de madeira real são conhecidas como bancadas de madeira maciça, enquanto o material laminado é um material que consiste numa camada de laca vinílica, seguida de uma camada de papel ou um material plástico, que dá aparência, e uma camada HDF. 

Estas bancadas têm superfícies lisas e existem numa enorme gama de cores e padrões. Elas podem durar muito tempo quando usadas com cuidado, mas não são tão duráveis como os materiais de pedra ou compostos. É quase impossível repará-las quando se deixa uma panela quente sobre elas.

Bancada de aço inoxidável

Os balcões de aço inoxidável, indispensáveis para estilos modernos e industriais, combinam bem com quase todos os materiais de armários e de chão. 

Estas bancadas têm vantagens em relação às de pedra e às de madeira, e têm sido especialmente populares nas decorações de cozinhas modernas nos últimos anos. Se quisermos destacar, este material tem apenas uma desvantagem: – os danos são difíceis de reparar. Mas de resto pode usar uma bancada em aço inoxidável por décadas sem problemas. 

Em conjunto com lava-loiças em inox, estas bancadas formam uma equipa de sucesso, que se pode adaptar a praticamente qualquer design moderno ou industrial.

Bancadas de cozinha

Como vê, tem inúmeras opções para as bancas de cozinha. Irá depender do seu gosto mas sem esquecer todos os cuidados que cada material requer, tendo em conta a utilização que pretender fazer. As pedras para cozinha preço varia bastante e para ter uma noção mais clara de quanto lhe poderá custar uma cozinha nova.

 

 

Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais