Blog
Share:

Tudo o que precisa de saber sobre parquet!

June 01, 2022
Homify
Elisabete Figueiredo
JDias
Share:

Quando falamos de pavimento parquet pensamos imediatamente em casas de design antiquado, daquele que há em casas de mães e avós. Mas isso não tem de ser necessariamente mau, pois este piso de madeira natural também tem vantagens, e com base nele podem fazer-se decorações assombrosas, cheias de estilo retro e muito glamour. Não acredita?

Estamos está aqui para lhe provar que o parquet não está morto! Neste artigo vai encontrar muita informação útil sobre chão em parquet. Em que estilos utilizar, as vantagens e desvantagens e as diferenças entre parquet e tacos. Está tudo aqui e ainda mais. Não perca!


Diferenças entre taco e parquet

Muita gente confunde estes dois pavimentos, e essa confusão não é de todo estranha uma vez que são ambos pavimentos de madeira natural constituídos por pequenas placas de madeira. A principal diferença entre ambos é o tamanho das placas de madeira. 

Chama-se parquet aos tamanhos mais pequenos de placas de madeiras (espessura até 2,5 mm), normalmente pequenas ripas retangulares, que se reúnem em placas maiores (normalmente com 24X24cm ou 48x48cm), e que ao serem assentadas no piso formam padrões geométricos. As placas de ripas muitas vezes vêm protegidas na parte superior com papel ou outro tipo de material plástico, e a parte inferior já vem com cola aplicada para que possam ser diretamente assentes no piso de base. As pequenas placas costumam ter texturas e padrões diferentes, para além de muitas vezes serem constituídas por peças de madeiras de diferentes proveniências o que permite formar os referidos padrões geométricos.  

Os tacos são também pequenas placas de madeira, mas com dimensões maiores, sendo aplicadas individualmente. As medidas médias para as placas de tacos são 2 cm de espessura e 7x14 cm, ou 10x40 cm, (largura x comprimento). Com tacos também se conseguem fazer padrões geométricos, sendo os mais vulgares o espinha de peixe, em tijolo, em xadrez em reta.


Vantagens do parquet

Apesar de não ser o piso da moda, o parquet tem algumas vantagens em relação a outros pisos do mercado. Vamos conhecê-las!

Vantagens do parquet:

- É ecológico – Como o chão de parquet é constituído por pequenas peças de madeira, constitui um excelente aproveitamento de toda a matéria-prima, tornando o processo de fabricação mais eficiente.

- É uma das formas mais baratas de ter um pavimento de madeira natural maciça -  O processo de fabricação eficiente também faz com que tenha um preço mais baixo em relação a pisos de madeira corrida, com peças de maiores dimensões.

- Design formado por um padrão de madeira único e exclusivo. Como as pequenas peças de madeira têm proveniências e tonalidades diversas o seu pavimento vai ter um aspeto único, impossível de replicar.

- Manutenção e renovação relativamente simples – a limpeza não requer quaisquer detergentes específicos, senão um detergente próprios para madeiras, que pode encontrar em qualquer supermercado, mas devem evitar-se produtos abrasivos. Para a renovação do piso só precisa de o lixar e envernizar, podendo fazê-lo duas ou três vezes na vida útil do pavimento, dependendo da madeira que instalou.


E desvantagens também

Quando há vantagens, normalmente também há desvantagens, e o parquet não é exceção.

Desvantagens do chão de parquet:

- Falámos do facto de este pavimento formar um padrão único, com gradações de cor únicas criadas pela singularidade de cada peça que o constitui, como sendo uma vantagem, mas a verdade é que também pode ser uma desvantagem, porque acaba por limitar um pouco os estilos que combinam com ele, obrigando-o a si a decorar com um estilo que não é o seu.

- É relativamente suscetível à deterioração por humidade, sobretudo se não tiver um tratamento de acabamento adequado.

- Não permite a instalação de piso vinílico sobre ele, pois o vinil impede a evaporação da humidade na madeira, criando uma atmosfera propícia ao aparecimento de fungos que podem arruinar o pavimento.

- Não pode ser lavado com água abundante, já que incha e descola com facilidade. Esta característica também o torna impraticável para casas de banho e de difícil manutenção em cozinhas.

- Risca-se com alguma facilidade, sobretudo com o arrasto de móveis.

- Se pretender um acabamento mate, ao invés do envernizado brilhante, vai precisar de passar cera ou outros produtos de tratamento da madeira com frequência.


Tipos de parquet

As medidas das placas de madeira são muito variáveis, mais largas ou mais longas, e isso vai condicionar o aspeto final do pavimento e até o estilo de decoração final. As lâminas grandes dão amplitude e uniformidade, enquanto as lâminas estreitas e longas aumentam a dimensão visual do espaço.


Assim as placas de parquet podem classificar-se de acordo com três fatores principais:

- De acordo com o material utilizado

Encontram-se parquets de madeira natural, em pinho (as mais baratas e comuns), carvalho, nogueira, etc. Mas também existem parquets de laminado e até parquet sintético ou laminado de material sintético.


- De acordo com o método de instalação 

O método de instalação também define o chão de parquet. Existe o parquet colado, que é o mais conhecido, e cujo método de aplicação consiste em colar as peças unidas diretamente no chão, para o que o solo tem de estar em boas condições e ser homogéneo. Também há o parquet em paletes, assente sobre batentes, em que o material é colocado sobre uma base de ripas de madeira separadas por 20 ou 50 centímetros e que estão presas ao chão. E temos o parquet flutuante, em que as peças, ou os conjuntos das peças, são encaixados e não estão assentes no chão.


- De acordo com o tipo de união entre peças

Quanto à união entre as peças temos o parquet colado, o parquet cravado, em que a junção das placas com o chão é feita com parafusos ou cunhas nas guarnições inferiores, e o parquet de encaixe, usado no método flutuante.


Método de aplicação

Os métodos de aplicação mais utilizados no nosso país são o flutuante e o de colar.

O método flutuante é aquele que conhecemos como sendo de encaixe por pressão para os pisos flutuantes.

O método de colar, que é provavelmente o mais utilizado nos pavimentos antigos, mas que ainda se continua a usar muito para este pavimento, tem algumas premissas a serem seguidas:

- As peças normalmente já vêm unidas em conjuntos maiores para facilitar a colocação, como referimos atrás, e essas placas muitas vezes já vêm com a cola, embora também existam sistemas mais tradicionais que precisam da sua aplicação.

- O piso deve estar muito bem nivelado e sem rugosidades proeminentes e devidamente impermeabilizado.

- O processo é relativamente moroso e depois precisa de alguns dias para solidificar a colagem, conforme o fornecedor e as condições climatéricas na hora da aplicação.

Para saber mais pormenores aconselhamos a que contacte diretamente um profissional experiente neste tipo de produtos. Pode tentar fazer a aplicação sozinho, pois não é muito complicada, mas é importante que siga rigorosamente as instruções do fornecedor.


Efeitos que se podem obter

Com o parquet podem conseguir-se efeitos dramáticos apenas jogando com a geometria das peças e com a cor das madeiras. Dependendo da mestria do instalador do piso, pode conseguir efeitos geométricos muito apelativos, visualmente impactantes. 

Lembre-se sempre de que estes efeitos têm sempre um ar retro, que provavelmente não serão uma combinação óbvia com um estilo moderno de decoração.


Chão parquet

O parquet é mais utilizado nas salas de estar e nos quartos por serem divisões com menor risco de quedas de água no chão, e por serem locais de relaxamento onde a madeira é sempre bem vinda.

Peça ajuda a um arquiteto de interiores e escolha o melhor piso para a sua casa.


Que estilos combinam melhor com o piso de parquet?

Já o dissemos, este é um pavimento que trás sempre reminiscências de palácios e casas senhoriais, e um caráter vintage muito próprio. Assim os estilos mais adequados para espaços com este pavimento são o clássico, com influências retro e vintage, o shabby chic com as suas misturas de antigo e novo, e o eclético, combinando elementos aparentemente discrepantes. 

O estilo clássico é o mais fácil de obter, pois a base conceptual dada pelo próprio pavimento já o é.

Conseguir um estilo shabby chic ou um espaço eclético bem equilibrado é muito mais complicado, por isso se tem este pavimento e não sabe bem como conseguir a sua decoração de sonho o nosso conselho é que contacte um decorador. Este profissional vai acompanhá-lo no processo de adaptar o seu espaço, com este piso, ao seu gosto pessoal.


Manutenção

Já falámos um pouco da manutenção deste pavimento e já deve ter percebido que não é difícil, sobretudo se lhe der um acabamento com um bom verniz.

Uma vassoura macia e um pano humedecido é tudo o que vai precisar para efetuar a limpeza. Quando o pavimento já está riscado pode ser lixado (afagado) e novamente envernizado, voltando a ter todo o esplendor da primeira utilização.

Se preferir um acabamento mais rústico, baço ou sem verniz (apenas com o tratamento básico da madeira), deverá aplicar cera pelo menos três a quatro vezes por ano. Esta opção é mais barata e poderá fazê-la com um orçamento mais limitado, sendo que poderá lixar e colocar um acabamento com verniz epóxi a qualquer momento.

Por último é importante referir que, se as placas forem de madeira tingida, elas podem desbotar sob a luz direta durante anos, por isso é importante aplicar um tratamento eficaz, que o seu fornecedor saberá aconselhar.

Share:

Recent articles

Do you want to renovate your home? We can help you!
If you want a quote, send us a message.

Follow us on social networks