Blog
Share:

Mezanino – O que é, como fazer, quanto custa

June 29, 2022
Homify
Elisabete Figueiredo
JDias
Share:

Pode nunca ter ouvido a palavra, mas provavelmente já viu um compartimento destes. 

Mezanino é a palavra portuguesa, derivada do italiano, usada para definir um patamar construído entre o chão e o tecto que se acede normalmente através de escadas. Normalmente essa plataforma elevada é cercada por corrimões ou grades, e tem como objectivo aumentar a área útil de uma construção.

Estes espaços funcionam como varandas interiores e o seu posicionamento superior dá-lhes um encanto único, como se fossem torres de vigia que permitem apreciar a vida familiar lá de cima, próxima, mas ao mesmo tempo afastada. São estas características que fazem dos mezaninos excelentes escritórios, espaços de leitura, salas de convívio ou locais de brincadeiras, em função do local onde se inserem.

Construir um mezanino, no entanto não é coisa que se faça em qualquer casa ou edifício… Há premissas que têm mesmo de ser cumpridas para viabilizar a construção de uma estrutura deste género. 

Se a pergunta sobre o que é um mezanino já está respondida, ficam a faltar as respostas para como fazer e quanto custa. Venha conhecê-las connosco!


Características preexistentes à construção do mezanino

Já dissemos na introdução que a construção de um mezanino não é uma obra isenta de dificuldades. Para começar é imprescindível que a construção cumpra com um critério essencial – ter um pé direito bem alto. 

Esta imposição é crucial, e sem ela não é possível construir um mezanino, pelo que inviabiliza a obra à partida. Não há medidas padrão, mas sabendo que o pé direito mínimo de uma divisão principal tem de ser 2,40 m, e que a altura do pé direito no mezanino deve permitir uma utilização confortável, percebe-se facilmente que a construção desta estrutura exige um pé direito com bem mais de 3,5 m (com esta medida o pé direito apenas com um metro, o que só serve para uma área de brincadeiras para crianças).

Mas, além da altura certa das paredes, é também fundamental conhecer a resistência da própria construção para perceber se a adição do mezanino pode comprometer de alguma forma a sua estabilidade. Este trabalho é especialmente importante em mezaninos com estruturas mais pesadas e apenas pode ser feito por um especialista, pelo que contratar um arquitecto será a melhor opção.


Mezanino de metal

Normalmente feito de aço, o mezanino de metal é rápido e fácil de instalar, sendo perfeito para criar ambientes de cariz industrial. Estes mezaninos são muitas vezes utilizados em escritórios, fábricas e outros espaços comerciais pelo seu preço, simplicidade e rapidez de instalação, mas também ficam muito bem em edifícios de habitação, sobretudo quando combinados com elementos de madeira. Normalmente o preço destas construções em metal é mais baixo do que as suas homólogas em madeira ou betão.


Mezanino em betão

Este tipo de mezaninos em específico precisa de um planeamento por um arquitecto ou um engenheiro civil, representando obras em casa por algum tempo, pelo que é muito aconselhável procurar ajuda profissional. 

Normalmente os mezaninos em betão são construídos durante a construção da própria casa mas não tem de ser assim. 

Estes mezaninos proporcionam uma total harmonização com a estética da casa pois têm o mesmo tipo de construção.


Mezanino no quarto

Ter um mezanino quarto pode ser um verdadeiro privilégio para qualquer um, mas é-o de certeza para os mais pequenos. O mezanino pode ser o local de brincadeiras, o esconderijo, a torre de comando, pode ser tudo o que a imaginação da pequenada quiser. Num quarto de adulto pode servir para um canto de leitura ou para escritório, embora para os crescidos tenha muito menos piada subir escadas.

É bastante fácil de fazer um mezanino num quarto de criança. Basta colocar um beliche e deixar a parte superior sem cama, mas não pode esquecer as protecções.


Mezanino na sala

Um mezanino na sala? Sim fica perfeito! Pode fazer a sala de estar lá em cima e a sala de jantar em baixo ou vice-versa, que o resultado será sempre bom.

Este tipo de compartimentos é muitas vezes a melhor forma de rentabilizar a área disponível em altura, sobretudo quando a área útil de pavimento é pequena. É um aproveitamento eficaz do espaço, sem perder totalmente a amplitude do pé-direito alto, sendo muito utilizado em lofts criados a partir de edifícios industriais, situação em que muitas vezes há um mezanino quarto.

Na nossa perspectiva a melhor ideia é fazer do mezanino uma sala de jantar formal, sobretudo para pessoas com algumas dificuldades em subir escadas. Fazer a sala de estar lá em cima pode obrigar a subidas diárias que podem tornar-se penosas, mas se tiver outra área de estar em baixo o mezanino pode proporcionar um espaço de convívio perfeito com um estilo muito actual.


Escadas para mezanino

As escadas para o mezanino podem ou não ser construídas da mesma forma que o mezanino em si, e a escolha vai depender não só do seu gosto, mas também da área disponível para as instalar. Tendo em conta as áreas reduzidas onde muitas vezes os mezaninos são construídos as escadas têm de ser bem planeadas ou acabarão por ser pouco práticas, demasiado inclinadas.

À semelhança das escadas para o sótão, é muito comum as escadas dos mezaninos terem uma inclinação muito acentuada. Escolher escadas com vários patamares ou em caracol pode ser a resposta para melhorar o acesso ao mezanino, no entanto esta não é uma solução indicada para residências de pessoas com dificuldades de locomoção.

Esteticamente as opções são mais diversificadas, um pouco à semelhança de quaisquer outras escadas de interior. Pode optar pela via da integração visual no ambiente ou seguir a via do impacto, mas deverá sempre seguir o seu gosto. Contar com a ajuda de um designer de interiores pode ser uma ajuda preciosa para conseguir os melhores resultados, tanto ao nível da imagem como ao nível da funcionalidade.


Quanto custa construir um mezanino?

Chegamos àquela questão crucial que estabelece a fronteira entre executar ou não o projecto: – quanto custa construir um mezanino?

Mas a resposta a esta questão é tudo menos fácil de encontrar. Como já percebeu, há sobretudo três materiais usados na construção de mezaninos – a madeira, o metal e o betão – e cada um tem os seus custos associados. Mas há outros factores a considerar na hora de orçamentar, em especial a área do mezanino e o grau de elaboração do trabalho. Tudo isto faz com que cada mezanino tenha um custo próprio, e só o profissional poderá dar-lhe um preço fiável. 

Ainda assim podemos dizer-lhe, a título indicativo, que uma estrutura de madeira custa à volta de 180 Euros por metro quadrado construído. 

No caso do metal, o preço também depende dos materiais utilizados e da carga que a estrutura deve suportar. O piso “Wall” é o material mais barato com capacidade para suportar até 500 quilos por metro quadrado e um mezanino neste material vai custar valores a partir de 1500 euros. (valores obtidos por pesquisa online).

O nosso conselho é que peça vários orçamentos e que os compare escrupulosamente para obter a melhor relação custo benefício.

Share:

Recent articles

Do you want to renovate your home? We can help you!
If you want a quote, send us a message.

Follow us on social networks