Blog
Share:

Como mobilar um open space? Guia para evitar erros

December 28, 2022
https://www.idealista.pt/
https://www.idealista.pt/
jdias
Share:

Na hora de mobilar um espaço há que pensar em ajustar o mobiliário e a decoração à área disponível. Ajudamos-te a fazê-lo.

Onde colocar a mesa num open space? Como dividir a zona de refeições da zona de estar? Que técnicas ajudam a fazer com que uma sala muito pequena pareça maior e mais luminosa? Por fim: como mobilar um open space? Deixamos-te alguns conselhos.

Como organizar um open space

Em primeiro lugar, para organizar um open space da forma correta, é necessário que te concentres em 3 pontos essenciais:

  • Qual a área da sala que mais utilizas: se gostas de cozinhar e tens frequentemente convidados para jantar, precisarás de uma sala de jantar mais espaçosa; inversamente, se gostas mais de convívios, precisas de uma sala de estar maior;
  • Quanto espaço tens disponível: considera substituir os radiadores por piso radiante para recuperar espaço na sala, e mobilar a sala de estar com um sofá linear se não tiveres a possibilidade de mobilar com um sofá com chaise-longue;
  • Melhoramento do quarto: se o quarto for muito pequeno, mobilá-lo com cores claras, espelhos e projetores. Ajudarão a tornar o open space mais atrativo e a fazê-lo parecer maior e mais brilhante.

Onde colocar uma mesa num open space

A disposição da mesa tem também um papel importante na organização do espaço de um open space. Onde está melhor colocada?

  • Atrás do sofá, em paralelo, a uma distância de pelo menos 1 metro;
  • Em paralelo, em frente do lado mais longo de uma ilha ou península de cozinha (sempre respeitando as distâncias);
  • Junto a uma ilha de cozinha ou península, do lado mais curto, como uma extensão.

No terceiro caso, o compromisso entre estética e funcionalidade é conseguido escolhendo uma mesa separada em vez de integrada, para que possa ser deslocada se necessário.

Como mobilar um open space com cozinha e sala de estar

Passemos agora a exemplos concretos: como mobilar uma cozinha e uma sala de estar em planta aberta? Como dividir bem os espaços da sala de estar? Com estantes e mobiliário de designer, um esquema muito útil para melhorar a privacidade e tornar as duas áreas de refeições e relaxamento (quase) independentes.

Como mobilar um open space retangular

Para mobilar corretamente um open space retangular, podemos organizar a zona de estar e de jantar em dois lados opostos. No entanto, será necessário quebrar a linearidade da sala.

Para o fazer, tens à tua disposição:

  • placa de gesso: perfeito se o objetivo for esconder a kitchenette;
  • tapete: as suas geometrias ajudam a separar visualmente os espaços;
  • holofotes e lâmpadas: podes utilizar luzes de ambiente para delimitar a zona de estar e lâmpadas pendentes por cima da mesa para identificar a zona de jantar.

Como mobilar um open space quadrado

gesso cartonado é também a solução ideal para enriquecer uma sala e mobilar um open space quadrado. De facto, ao aumentar o número de paredes sobre as quais colocar mobiliário, é possível obter uma zona de estar bem definida e criar um espaço para encaixar o forno e o frigorífico, o oposto perfeito das unidades de fogão, base e parede.

Como fornecer um open space longo e estreito

Por último, falamos de mobilar um open space longo e estreito, aquele a que se deve prestar mais atenção.

Uma boa regra é não colocar mobiliário ao longo das paredes, para evitar realçar a forma da sala. Assim, deves:

  • Utilizar a parede mais curta e sem janelas como ponto focal para o arranjo do mobiliário;
  • Dispor a televisão na parede escolhida;
  • Em linha, no centro da sala, colocar o sofá, a mesa de jantar e a cozinha.
Share:

Recent articles

Do you want to renovate your home? We can help you!
If you want a quote, send us a message.

Follow us on social networks