Blog
Share:

Paredes da sala de estar: dicas e ideias para escolher a cor certa

January 04, 2023
idealista.pt
Redação
Canva
Share:

Vais pintar as paredes da tua sala e não sabes que cor escolher? Damos-te algumas dicas para teres a sala dos teus sonhos. Estás a pensar remodelar a tua sala de estar, mas não sabes que cor escolher para as paredes? Estás no lugar certo.Confira o guia com várias dicas e ideias para decidires como e qual parede pintar, seja qual for o estilo de mobiliário que escolheres.

Que parede pintar na sala de estar

Como sempre na arte e na criatividade, não existe uma regra rígida e rápida. Contudo, uma coisa que podes implementar é a de pintar a parede da sala que desejas realçar, seja a que está por detrás da televisão ou a que está livre de desorganização.

Tem também em mente que a parede oposta à janela desempenha um papel fundamental na escolha da cor da parede da sala de estar e deves pintá-la:

  • Numa cor clara, se quiseres uma sala com luz;
  • Numa cor escura, se quiseres uma sala com um ambiente suave.

Cor das paredes de uma sala de estar clássica

Muito apreciadas e na moda, as riscas verticais cinzentas e brancas são perfeitas como cor de parede para uma sala de estar clássica ou elegante, desde que não se cometam dois erros:

  • Pintar mais de uma parede com riscas: a sala pareceria excessivamente cheia;
  • Desenhar linhas de diferentes larguras: o estilo clássico prefere a regularidade.

Cor para as paredes de uma sala de estar rústica

Paredes com duas cores combinam muito bem com a nogueira escura do mobiliário rústico, especialmente se a parte inferior for pintada de bege e a parte superior for pintada de branco.

No entanto, se não gostares da cor dupla, podes sempre pintar as paredes da tua sala de estar com o tradicional salmão claro ou o ocre amarelo intemporal.

Cor para as paredes de uma sala de estar elegante

Cinzento e ouro evocam luxo e são cores perfeitas para usar nas paredes de uma sala de estar eleganteGeometrias irregulares serão o elemento definidor da sala, por isso lembra-te de não mobilar com demasiados móveis.

Cor para as paredes de uma sala de estar moderna

 

A linearidade, sobriedade e minimalismo típicos do estilo moderno permitem ousar com as cores das paredes da sala de estar. E não há nada melhor do que uma parede de papel de arroz colorida e impressões a negrito para combinar com o mobiliário e o chão para tornar o espaço original e invulgar.

Cor para as paredes de uma pequena sala de estar

Seja qual for o estilo, se tiveres uma pequena sala de estar tens de prestar muita atenção à escolha da cor da parede para evitar o risco de acabar como um espaço abafado. O ideal é optar por cores suaves, tais como cinzento claro, creme, branco e areia clara, porque refletem a luz e ajudam a fazer com que a sala pareça maior.

Cor para as paredes da sala de estar-cozinha

Os espaços em open space requerem também cuidados especiais na escolha da cor da parede, porque deve ser mantido uma linha condutora entre a sala de estar e a cozinha. Como fazer isto?

  • Deixa a parede que une as duas salas livres e pinta-a com uma tinta especial;
  • Escolhe cores da mesma paleta para a cozinha e sala de estar;
  • Utiliza uma terceira cor como nota de acentuação para criar um contraste subtil mas poderoso.

Share:

Recent articles

Do you want to renovate your home? We can help you!
If you want a quote, send us a message.

Follow us on social networks