Blog
Share:

O que é Laje Aligeirada – Vantagens e Desvantagens

April 22, 2022
Homify
Elisabete Figueiredo
JDias
Share:

Quando planeamos a construção de uma casa e fazemos um orçamento para ela todos os pormenores contam. TODOS! E são tantos…

Escolhas, opções, funções, preços, performances, diâmetros, comprimentos, resistências. As fundações, a estrutura, a cobertura, o isolamento, as canalizações no geral, os sistemas de climatização, os acabamentos um por um. Técnicas e mais técnicas, materiais que nunca parecem ter fim. A construção não é um mundo, é um universo!


Quem entra pela primeira vez nesse universo facilmente parece entrar numa realidade paralela e nós sabemos como é fácil sentir-se assoberbado com a quantidade de informação ou com a falta dela. Por vezes, mesmo as indicações dos arquitectos e engenheiros nos parecem ditas num código estranho, que nós não entendemos.

Obviamente, a melhor solução será sempre ouvir o profissional que está encarregue do projecto, pois não há propriamente escolhas certas e sim opções correctas para cada situação e para determinados cálculos, mas mesmo assim é fundamental saber do que estão a falar!


Por isso fazemos questão de abordar alguns desses aspectos mais em detalhe, com a simplicidade de quem procura a informação numa óptica de total desconhecimento.

Neste âmbito hoje falamos-lhe de lajes aligeiradas, uma opção que muitos não conhecem, mas que pode representar uma poupança no orçamento da estrutura da casa. Não pretendemos fazer um artigo técnico, profissional e exaustivo, e nem isso se encontra no nosso âmbito de actuação. Queremos apenas trazer-lhe alguma luz sobre mais um assunto espinhoso de construção. Acompanhe-nos!


O que são lajes?

Começamos pela base, porque nem todos estudámos engenharia civil, mas todos precisamos de ter clareza nos conceitos de base.

Então, chama-se de laje a uma estrutura construída, horizontal e plana, que divide os pavimentos de um edifício.


É o elemento estrutural encarregado de transmitir as acções do peso e da pressão para as vigas, e destas para os pilares. A laje pode ser construída em pedra, betão armado ou feita de módulos pré-formados, de betão ou cerâmica, apoiados em vigotas (pequenas vigas de madeira, betão ou pré-esforçado).


Tipos de lajes em construção


Como já referimos, não vamos entrar em detalhes técnicos, mas impõe-se uma explicação rápida acerca dos tipos de laje mais usados em construção civil.

Podemos dividir de modo geral as lajes em três tipos: – a laje maciça, as lajes aligeiradas e as lajes mistas.


No que respeita às lajes maciças podemos referir as lajes de betão armado, em que todas as estruturas são formadas no local da obra em betão e ferro; as lajes fungiformes, que se apoiam directamente nos pilares e não têm vigas.


No que respeita às lajes aligeiradas temos vários tipos, onde se destacam as lajes pré-formadas, as lajes fungiformes aligeiradas, com as características que referimos anteriormente, mas onde se utilizam também módulos pré-fabricados, e as lajes nervuradas, com nervuras onde se concentram as armações e onde podem ser inseridos os materiais inertes do enchimento, simplificando a forma e deixando a superfície inferior lisa, pronta para lhe ser aplicado o acabamento.

O que é laje aligeirada

Se depois de todas as explicações anteriores ainda ficou mais confuso, o melhor a fazer é focarmo-nos nas lajes aligeiradas, por serem um método construtivo muito utilizado em Portugal.

O que é então uma laje aligeirada?


As lajes aligeiradas são lajes totalmente compostas por elementos pré-fabricados. São constituídas por vigotas de betão pré-esforçado e blocos de cofragem, que podem ser feitos de betão ou cerâmicos. Em suma, são uma montagem feita com vigotas e abobadilhas, com uma camada fina de betão por cima para dar resistência e para solidarizar o conjunto.


Neste assunto importa também explicar o que são vigotas de betão pré-esforçado, porque são as mais usadas na construção de lajes aligeiradas e muitas vezes até se chama esta laje de laje aligeirada de vigotas pré-esforçadas.

Estas vigotas são materiais de betão pré-fabricados que sofreram pré-esforço com fios de aço aderentes que constituem a sua armadura.


Por também se conhecer esta laje como laje aligeirada abobadilha, queremos explicar o que são abobadilhas.

Abobadilha é o outro nome que se dá aos blocos de cofragem, que referimos na explicação do que é laje aligeirada. Recebem este nome porque têm formas que lembram pequenas abóbadas. Podem ser feitas de cimento, cerâmica ou EPS (esferovite) e cada um dos materiais tem as suas vantagens e desvantagens, que deverão ser esclarecidas pelos responsáveis pelo projecto, se a dúvida lhe surgir.


Laje aligeirada vantagens

A laje aligeirada tem vantagens, em especial quando comparada com a laje maciça, mas também tem as suas desvantagens.

Falemos das vantagens:

  • Proporciona um isolamento térmico eficaz, permitindo o aproveitamento do sótão.

  • Oferece uma significativa redução de custos de construção.

  • Requer menos tempo de execução.

           Reduz o desperdício de betão e madeira e outras quebras de materiais.

  • Permite a incorporação do isolamento térmico numa só operação de instalação.

  • Reduz o peso da estrutura do edifício.

  • Pela facilidade de instalação não exige mão de obra tão qualificada.

  • Permitem uma qualidade uniforme devido à pré-fabricação.

Laje aligeirada desvantagens

Estas vantagens e desvantagens são generalistas e não contemplam soluções específicas.

Desvantagens:

  • Esta laje foi pensada para ser utilizada como laje de piso ou de tecto, não estando preparada para aguentar sobrecargas não previstas nos cálculos do projecto, pelo que não permite grande liberdade arquitectónica. As sobrecargas podem gerar fissuras e outros danos estruturais.

  • Pode apresentar menos resistência ao sismo, quando comparada com outras soluções.

  • Por ter menos massa pode apresentar uma pior prestação ao nível do isolamento acústico.


As desvantagens da laje aligeirada podem ser contornadas com outras soluções adicionais, como a adição de isolamento específico, ou com lajes mistas, que incorporam dois métodos construtivos.

Os preços

O preço por m2 da laje aligeirada depende muito dos materiais utilizados e das marcas escolhidas. A laje será sempre uma parte da estrutura com um peso orçamental relevante por isso não se acanhe em discutir as soluções apresentadas e escolhidas com o seu arquiteto ou engenheiro civil.

Nós fomos à procura de preços para comparar e chegámos à conclusão de que um sistema CERÁMICA PASTRANA com placa cerâmica pré-esforçada, de 17 cm de altura, sobre vigas rasas custa cerca de 60,50 Euros. Uma laje aligeirada com abobadilhas de betão, com 40x16x20 cm, e vigotas pré esforçadas custa cerca de 41,17 Euros.


Quando comparamos com os 76.70 Euros que custa uma laje maciça de betão armado, horizontal, percebemos que a diferença é bastante substancial e pode ter um forte impacto no seu orçamento.

Uma vez mais, é importante ouvir o seu profissional, pois todos os cálculos são feitos por ele e só ele saberá melhor qual é a solução certa dentro do seu orçamento. Aqui apenas apresentamos preços médios e comparativos, que podem não corresponder à realidade do seu caso. (fonte: http://www.geradordeprecos.info).

Share:

Recent articles

Do you want to renovate your home? We can help you!
If you want a quote, send us a message.

Follow us on social networks