Blog
Share:

Vitrines – Uso Comercial e Residencial

April 29, 2022
Homify
Sílvia Cardoso
JDias
Share:

Por vitrine ou vitrina, entenda-se a vidraça ou mostrador com tampo ou porta de vidro utilizado para expor objectos que estão à venda. Uma vitrine é, também, um armário envidraçado usado para expor objectos que beneficiem de estar resguardados. Pode, então, ser usada em contexto comercial ou residencial.

No primeiro caso, a vitrine surge como uma interface entre a loja e o consumidor. As lojas usam-nas para expor os seus produtos, colocando-as em pontos estratégicos e desenvolvendo, a partir delas, uma identidade e uma forma própria de comunicar. A forma como os produtos são apresentados importa. É mais provável que uma vitrine organizada e esteticamente apelativa leve o consumidor a adquirir o produto em questão. Não é por acaso que as lojas apostam em vitrinistas e em especialistas em visual merchandising, uma aposta que se reflecte em mais vendas para as lojas.

Por outro lado, temos as vitrines (cristaleiras) utilizadas em contexto residencial ou privado. Neste caso, encontramo-las mais entre os móveis de sala de jantar e nas cozinhas – a guardar louças -, embora também apareçam noutros ambientes com utilizações engraçadas e inesperadas.

Embora pouco falado, é um móvel com uma forte vertente prática e decorativa. Venha saber mais sobre ele.


Porquê usar vitrines em espaços comerciais?

Porque melhoram a organização: as vitrines são uma boa solução de organização, sendo muito úteis para gerir o inventário. Cada conjunto de objectos pode ter a sua própria vitrine como se fosse a sua própria casa (relógios, bijuteria, lenços, etc.).

Porque melhoram a segurança: as vitrines permitem que os produtos estejam à vista e, ao mesmo tempo, protegidos e seguros. Não é uma coincidência os produtos mais caros costumarem estar guardados em vitrines. O vidro também evita que as pessoas lhes toquem sem pedir permissão, o que ajuda a preservar os objectos.

Porque tornam mais fácil a exposição e valorização dos produtos: é possível criar uma ideia e desenvolver uma história através da forma como se expõem os produtos dentro das vitrines. Sem que seja necessário falar, o vendedor, ao apostar em vitrines criativas, consegue chamar a atenção do consumidor e levá-lo a comprar.

Porque possibilitam que se ponha um produto em destaque: os produtos que estão em vitrines ficam mais destacados em relação aos demais, por isso, se quiser chamar a atenção para produtos novos, se estiver a fazer uma campanha ou, pelo contrário, se quiser realçar um produto que esteja a ser difícil de vender, a vitrine é uma boa aliada para o efeito.


O que considerar ao escolher uma vitrine para um espaço comercial?

Quase todos os espaços comerciais têm vitrines. Encontramo-las em boutiques, em supermercados, em cafés, em lojas, em restaurantes, e assim por diante. Como lhe dizíamos na introdução, as vitrines são excelentes aliadas para expor os produtos e para ajudar a construir um conceito. Se é o orgulhoso proprietário de um espaço comercial, considere alguns pontos antes de escolher as suas vitrines:

O estilo do espaço e o público-alvo: as vitrines por si escolhidas devem ir ao encontro do estilo da loja. ­Há vitrines de design clássico, há-as minimalistas, suspensas, de parede, com pé, entre outras. Escolha as que melhor contribuírem para criar a atmosfera desejada e para promover aquilo que comercializa. Tenha, também, em atenção o seu público-alvo. Vitrines muito baixas, por exemplo, funcionam para jovens, mas não para idosos.

A disposição da loja: um espaço comercial tem que ser funcional, por isso, as vitrines devem ser estrategicamente distribuídas de forma a não obstruir a circulação. As vitrines de parede são bastante práticas porque não roubam espaço útil à loja, mas se as suas vitrines estiverem espalhadas pelo espaço, certifique-se de que não criam dificuldades de passagem. A ideia é criar corredores que sejam estreitos o suficiente para os consumidores abrandarem e namorarem o produto, mas suficientemente largos para que todos passem (e quando dizemos todos são mesmo todos. Não se esqueça de pessoas com mobilidade reduzida.).

Adaptabilidade: se altera com frequência o design da sua loja, deve favorecer uma opção flexível como é o caso das vitrines modulares. Assim, pode mudá-las de sítio facilmente e poupa dinheiro e esforço. Se tiver, por exemplo, uma loja de roupa, pode, facilmente, tirar as prateleiras de uma vitrine modular e substituí-las por um varão para colocar cabides e vice-versa, ou seja, pode ir adaptando a vitrine às suas necessidades e ao seu stock.

Funcionalidade: claro que a estética importa, mas não menospreze a funcionalidade! As vitrines suspensas, por exemplo, podem criar uma atmosfera muito bonita, mas se vende um produto que é pesado, não vão funcionar. A vitrine também se tem que compatibilizar com o tipo de produto que comercializa. Por outro lado, se vende produtos frágeis e delicados, deve certificar-se de que a vitrine por si escolhida não vai cair e que não abana facilmente.


Vitrines em contexto residencial: que uso lhes dar?

As vitrines são móveis com imenso potencial. Há diferentes tipos de vitrines, em estilos diversos e há móveis combinados, ou seja, com uma parte tipo vitrine e uma parte com portas opacas. Seja como for, é uma peça que pode servir muitos propósitos e elevar a decoração de um espaço. Deixamos-lhe algumas ideias sobre como a pode utilizar:

Para louças: é, possivelmente, a forma mais comum de utilizar uma vitrine. Se tem um serviço bonito, daqueles que até dá pena estar escondido, então pode considerar arrumá-lo numa vitrine. Assim, fica à vista, mas mantém-se limpo.

Para copos e bebidas: aplica-se a mesma lógica aos serviços de copos. Se arrumar os copos e as bebidas na mesma vitrine, o móvel pode até funcionar como minibar privado. Se se tratar de um móvel baixo com portas de vidro, pode também criar um cantinho só para o café e o chá com, por exemplo, uma máquina de café, uma chaleira eléctrica e um tabuleiro bonito na parte superior e as canecas e/ou chávenas na parte inferior, por detrás das portas de vidro. Seria uma boa adição para uma sala de jantar ou cozinha!

Para objectos de colecção: é o empenhado colecionador de alguma coisa? Então, temos a certeza de que não quer ver a sua colecção escondida. Arrume-a cuidadosamente numa vitrine e faça dela parte integrante da decoração.

Para objectos de decoração variados: a vitrine, só por si, é altamente decorativa, por isso, se tiver uma vitrine bonita, mas nada de especial para guardar dentro dela, use-a apenas para expor uma combinação de objectos de decoração como jarras, vasos, objectos escultóricos, molduras, bandejas, cestinhos, caixas decorativas, coffee table books (estes não são só decoração, mas como são bonitos, são muito usados para o efeito!), entre outros.

Para livros: se é um leitor ávido, esta opção é perfeita para si. Uma vitrine dá-lhe a oportunidade de manter os seus livros à vista, ao mesmo tempo que os mantém protegidos do pó.

Para plantas: dê vida à sua vitrine com plantas resistentes que se adequem a esta utilização. As suculentas são uma boa opção. É como se tivesse a sua própria estufa caseira!

Para toalhas e produtos de beleza ou maquilhagem: uma vitrine numa casa de banho pode funcionar muito bem para arrumar produtos de beleza e de maquilhagem – que, por norma, têm um packaging apelativo – ou para acomodar as suas toalhas (as mais bonitas, claro!).

Ao contrário dos outros móveis, as vitrines têm portas de vidro, por isso, o interior deve estar arrumado de forma harmoniosa. Não vale atirar tudo lá para dentro!


Restaurar uma vitrine antiga

Apesar de adorarmos vitrines modernas para sala, restaurar é sempre uma boa opção para quem quer uma peça realmente especial! Além disso, é mais sustentável. Considere dar uma nova vida a uma vitrine antiga! Pinte-a com uma cor clara e alegre, mude-lhe os puxadores e fique com uma peça única e especial em sua casa. Uma vitrine com linhas clássicas ou até rústica pode funcionar muito bem numa decoração moderna, a fazer o contraponto.


Onde encontrar vitrines antigas para restaurar?

Sugerimos que procure em antiquários, flea markets, lojas em segunda-mão e que pergunte aos seus familiares e amigos se têm alguma que queiram dar ou vender. Pode, ainda, informar-se junto de restauradores que, não raras as vezes, compram estas peças, restauram e põem à venda.


Vitrines de parede

As vitrines de parede funcionam tanto numa loja como numa casa. Para além de valorizarem as paredes – que, assim, estão a ser usadas e saem, também, enriquecidas do ponto de vista decorativo – , ainda evitam que esteja mais um móvel a ocupar espaço útil em casa. No mais, as vitrines de parede, pela originalidade que as define, dão um toque especial a um ambiente. 

Share:

Recent articles

Do you want to renovate your home? We can help you!
If you want a quote, send us a message.

Follow us on social networks